A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

  Cristina Graffitti Bageston Daniéli Brocker

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "  Cristina Graffitti Bageston Daniéli Brocker"— Transcrição da apresentação:

1 DOCÊNCIA PARTILHADA: TRABALHANDO COM MÚSICA E MEIO AMBIENTE NOS ANOS INICIAIS
Cristina Graffitti Bageston Daniéli Brocker Débora Cristina Silva Brocker Raupp Jéssica Souza Marques Marisa Marques Rosmarie Reinehr METODOLOGIA INTRODUÇÃO O referente trabalho apresenta as reflexões de um grupo de Pibianas. Deste espaço e tempos resulta a elaboração deste projeto intitulado “Docência compartilhada: trabalhando com Música e Meio Ambiente nos Anos Iniciais”, em resposta às observações realizadas, às demandas docentes e curriculares apontadas e de atividades desenvolvidas na Escola Municipal Castelo Branco, município de São Francisco de Paula, no âmbito do Programa Institucional da Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e suas contribuições para a formação docente e discente. Ele sintetiza desta forma, a retomada do ensino de música nos anos iniciais, de refletir acerca da relação de alunos e professores com o ambiente e neste conjunto, construir novas formas de relação docente/discente e discente/discente no cotidiano escolar. Paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto. É uma imitação de uma composição literária, na maioria das vezes cômica, por usar a ironia e o deboche. Geralmente, é parecida com a obra de origem e apresenta sentidos diferentes; recupera a forma e modifica o conteúdo. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado e aproveitando o sucesso da obra inspiradora para transmitir um pouco de alegria. “O interesse principal da paródia reside em que ela pode facilitar às crianças a produção de discursos que elas não poderiam produzir em situações de intercâmbio comum. Nas paródias, todos os recursos da linguagem se modificam: atitudes enunciativas, pronunciação, vocabulário, gramática, retórica. Em particular, podemos encontrar construções gramaticais ou acertos normativos impensáveis em meninos e meninas, a julgar apenas em função de seu meio linguístico. As paródias mostram, assim, aspectos ocultos da competência infantil.” Benveniste (2004, p. 105) GRÁFICOS GINCANA INTEGRATIVA TAREFAS : ESCOLHER UMA COR PARA IDENTIFICAR A EQUIPE; CRIAR UM GRITO DE GUERRA; (O TEMPO MAXIMO É DE 15 MINUTOS PARA A ENTREGA DA PROVA). COLETAR O MAIOR NÚMERO DE LIXO, DEIXANDO A ESCOLA MAIS BONITA E LIMPA. ( EM 2 MINUTOS). CORRIDA DO LIXO RECICLAVEL. BALÃO SURPRESA , UTILIZE TODA A SUA CRIATIVIDADE CRIE UMA PARÓDIA COM O TEMA MEIO AMBIENTE. OS RESULTADOS E A APRESENTAÇÃO DA PARÓDIA SERÁ NO DIA 14/ 11/ 14. CRONOGRAMA OBJETIVO 1º ANO Profª Maristela 3º ANO Profª Marília 4º ANO Profª Renata 1ª SEMANA 13 à 17/10 14/10 Terça às 8h Aplicação do Questionário 17/10 Sexta NÃO entraremos em sala! Tabulação dos dados da pesquisa. 14/10 Terça às 8h45’ 14/10 Terça às 10h30’ 2ª SEMANA 20 à 24/10 21/10 Terça às 8h Introdução à Paródia 24/10 Sexta às 10h30’ Término da atividade 21/10 Terça às 8h45’ 24/10 Sexta às 8h45’ 21/10 Terça às 10h30’ 24/10 Sexta às 8h 3ª SEMANA 27 à 31/10 31/10 Sexta às 8h30’ Convite para Gincana Integrativa Ecológica(2 representantes de cada turma – com suas paródias) Convite para Gincana Integrativa Ecológica (2 representantes de cada turma – com suas paródias) 4ª SEMANA 3 à 7/11 07/11 Sexta às 10h30’ Gincana com as turmas dos anos iniciais. 5ª SEMANA 10 à 14/11 11/11 Terça às 8h Produção dos cartazes para o Sarau 14/11 Sexta NÃO entraremos em sala! Exposição dos folders e convites no entorno da Escola e na comunidade. 11/11 Terça às 8h45’ 11/11 Terça às 10h30’ 6ª SEMANA 17 à 21/11 21/11 Sexta às 10h30 SARAU - para toda comunidade escolar. SEMANA 24 à 28/11 28/11 Sexta às 10h30 Amostra Municipal do Pibid Entender a paródia como processo principal de identificação dos diálogos. Revitalizar a capacidade de ler, ouvir e reconstruir músicas originais. Adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para descontrair-se com alegria. Proporcionar atividades auxiliadoras no letramento e alfabetização. Mediar no sistema da leitura escrita. Compreender o que é a produção de uma paródia Despertar o senso crítico. Usar a paródia como uma nova metodologia para atrair o interesse dos alunos nos seus estudos. Conscientizar através da paródia a comunidade escolar a serem comprometidos com o meio ambiente. Realizar a pesquisa sobre o estilo de música preferida pelos alunos. Divulgação do sarau: Produções de cartazes SARAU No dia 21/11/2014, será realizado na EMEF Presidente Castelo Branco, a conclusão do nosso projeto, o Sarau. Como programação apresentamos as seguintes atividades: MÚSICA AO VIVO; OFICINA DE PINTURA DE ROSTO; DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS; APRESENTAÇÃO DAS PARÓDIAS FEITAS PELAS TURMAS; LEITURA DE POEMAS; OFICINA DE DESENHO; MOSTRA DO PIBID NA ESCOLA; REFERÊNCIAS BENVENISTE, C.B. Língua oral, gêneros e paródias in GALLART. M e TEBEROSKY. A. Contextos de Alfabetização Inicial. Porto Alegre: Artmed, 2004. BRASIL. Resolução Nº 2, de 15 de junho de Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, disponível em portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc... CARVALHO, I. C. M. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In CARVALHO ICM, SATO, Michele (orgs). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Explicitação das Normas da ABNT. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2012. GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar um Projeto de Pesquisa. São Paulo/SP: Atlas, 2002. PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012. TEBEROSKY, Ana; GALLART, Marta Soler. et al. Contextos de alfabetização inicial. Porto Alegre: Artmed,2004. ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 1234 Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade em São Francisco de Paula. 5 Docente Colaboradora do Pibid 2013 – Uergs Pedagogia – Unidade 6 Docente Coordenadora de Área do Pibid 2013 – Uergs Pedagogia – Unidade

2 GUUURIAAASSSS!! É APENAS UM MODELO!! TAMBÉM SÓ COLEI AS COISAS E NÃO ARRUMEI!! ACHO QUE DEVERIAMOS TIRAR UMA FOTO JUNTAS DO NOSSO GRUPO PARA POR E ESCOLHER UMA FOTO DA ATIVIDADE COM ELES.. ACHO QUE ALGUMA DO SARAU.. TAMBÉM NÃO COLOQUEI COR.. MAS SOU A FAVOR DE CORES CLARAS!!


Carregar ppt "  Cristina Graffitti Bageston Daniéli Brocker"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google