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Rede Nacional Pró-Letramento Gestar II Proposta do 4º e 5º ano

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Apresentação em tema: "Rede Nacional Pró-Letramento Gestar II Proposta do 4º e 5º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Rede Nacional Pró-Letramento Gestar II Proposta do 4º e 5º ano
COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAGE/SEB/MEC Educação Infantil (especialização e aperfeiçoamento) Rede Nacional Pró-Letramento Proposta do 4º e 5º ano Proposta do 6º ao 9º ano Gestar II Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

2 Nova Proposta do 4º e 5º ano Nova Proposta do 6º ao 9º ano
Rede Cursos de aperfeiçoamento nas áreas de formação: educação matemática e científica, ensino de ciências humanas e sociais, artes, educação física e educação infantil. Modalidade à distância e semipresenciais com carga horária de 180 horas. Curso de especialização em educação infantil, modalidade presencial, carga horária de 360 horas. Os cursos deste ano foram aprovados para execução de maio a fevereiro de 2014. Temos em formação professores e formados. Em 2013 foram repassados para a matriz orçamentária das Universidades Federais o valor de R$ ,00 . Bolsas concedidas: R$ ,00 Pró-letramento Formação Continuada de Professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental da Rede Pública de Ensino. Distribuição de Materiais didáticos e pedagógicos de auxílio à formação: Fascículo – Alfabetização e Linguagem, Fascículo – Matemática, Fascículo do Tutor – Alfabetização e Linguagem, Fascículo do Tutor – Matemática e Guia Geral do curso. Distribuição de DVDs de auxílio à formação: Vídeo 1 - Reflexão no processo de formação docente: história de vida, Vídeo 2 - Jogos e Brincadeiras, Vídeo 3- Modos de Falar/Modos de Escrever e Vídeo 4 - O Uso do Livro Didático na Sala de Aula.. Em 2013 temos professores cursistas em formação e professores cursistas certificados. Bolsas concedidas: R$ ,00. Gestar II Programa de formação continuada, com 300 horas de duração, destinado ao aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores de 5ª a 8ª série (6º ao9º ano) do Ensino Fundamental, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, em exercício nas redes públicas de ensino. Em 2012/2013 a SEB recebeu uma demanda de inscrições de 8 UF e vem implementando o Programa, em parceria com 5 IES, com materiais do Gestar II cedidos pelas Secretarias de Estado. Projeto apoiado: UFPE – UFJF – CEFET/RJ – UFSC – UnB No exercício foram comprometidos recursos no valor R$ ,00 via LOA e R$ ,00 para o pagamento de bolsas

3 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Em 08 de novembro de 2012 a Presidenta Dilma Rousseff lança o PNAIC – o PACTO pela Alfabetização Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, até os 8 anos de idade, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

4 Ações do PACTO Gestão Formação Controle social e Mobilização Avaliação
Materiais, Literatura, Tecnologias Controle social e Mobilização Comunicação Incentivo e reconhecimento

5 ATENDIMENTO: NÚMEROS DO PACTO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ATENDIMENTO: NÚMEROS DO PACTO RR AP AM AC PA MA MT RO TO GO DF PI BA MG MS SP PR RS ES RJ SC CE RN PB PE AL SE Escolas atendidas: (Censo 2013) Adesão: 27 Estados e 5420 Municípios ALFABETIZANDOS ATENDIDOS (Censo 2013) 35% 5%

6 PROPOSTA DA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES
Professores Alfabetizadores como cursistas; Destaque para: Língua Portuguesa Matemática Foco nas práticas pedagógicas em sala de aula e apoio nos direitos de aprendizagem de cada etapa; Articulação dos livros didáticos, cadernos de formação, materiais/jogos pedagógicos e sistemas de avaliação; Orientadores de Estudo que atuarão como formadores locais, formados por 38 universidades públicas; Formação para os orientadores de estudos horas Formação para os professores alfabetizadores horas 6

7 GESTÃO E SUJEITOS DA FORMAÇÃO 38 41 170 650 5480 15.987 317.207
CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO Sujeitos envolvidos Sistema de gestão da formação Número (SISPACTO/SIMEC) COORDENADORES GERAIS São os Professores das Universidades responsáveis pela coordenação e gestão do processo de formação dos formadores e dos alfabetizadores das redes de ensino. Recebem ao ano 12 bolsas de R$ 2.000,00 mensais. 38 COORDENADORES ADJUNTOS São Professores das Universidades que auxiliam à coordenação do processo de formação por Estado atendido. Recebem ao ano 12 bolsas de R$ 1.400,00 mensais. 41 SUPERVISORES DA IES São Professores que fazem a coordenação e o acompanhamento das atividades pedagógicas de capacitação e supervisão dos formadores e orientadores de estudo . Recebem ao ano 12 bolsas de R$ 1.200,00 mensais. 170 FORMADORES São professores responsáveis pelo planejamento, execução e avaliação das atividades da Formação para aos orientadores de estudo. Recebem no ano 12 bolsas de R$ 1.100,00 mensais. 650 COORDENADORES LOCAIS São Professores das Redes de Ensino, indicados pelos Gestores Municipais e Estaduais par acompanhar o Pacto da Alfabetização. Recebem no ano 12 bolsas de R$ 765,00 mensais. 5480 ORIENTADORES DE ESTUDOS São professores efetivos das redes publicas de ensino responsáveis por ministrar a formação aos professores alfabetizadores em seu município ou polo de formação. Recebem ao ano 11 bolsas de R$ 765,00 mensais. 15.987 PROFESSORES ALFABETIZADORES São o público alvo da formação. Dedicam-se às atividades da formação e atuam diretamente na alfabetização das crianças. Recebem ao ano 10 bolsas de R$ 200,00 mensais . 7

8 INSTITUIÇÕES FORMADORAS
31 Universidades Federais e 7 Estaduais Bolsas para Formação Continuada R$ ,00 Bolsas pagas até novembro de 2013

9 PNLD ALFABETIZAÇÃO DA IDADE CERTA 2013
OS NÚMEROS DO PACTO CADERNOS DE FORMAÇÃO DISTRIBUÍDOS R$ ,57 INVESTIMENTO JOGOS PEDAGÓGICOS DISTRIBUIDOS R$ ,16 INVESTIMENTO Entrega do material de Formação – Goiânia - GO PNLD ALFABETIZAÇÃO DA IDADE CERTA 2013 Acervos Escolas Atendidas Alunos Atendidos Exemplares Distribuídos Investimento (Aquisição) R$ ,18 9

10 DEPOIMENTOS “Estou amando esse curso que faz a gente renovar a cada dia nossas maneiras de ensinar. Posso perceber o desempenho dos meus alunos do 3º ano que graças a Deus e a esse programa e ao meu esforço estão todos alfabetizados. Isso e maravilhoso!!” Profa. Sonia Dourado (Facebook PNAIC)  Participando dessa formação continuada oferecida pelo MEC e transmitida pela orientadora de estudos tenho adquirido conhecimentos para planejar e trabalhar minhas intervenções e prevenções em situações de dificuldades de aprendizagem dos meus alunos.  “Nem sempre vemos as crianças que fizeram parte de nossa vida crescerem, mas sabemos que em algum momento, fomos importantes e necessários na vida deles”. Profa. Adimara da Silva Queiroz – Itapagipe – MG “Os professores falam muito da solidão profissional que sentiam. Até então, cada um ficava na sua sala, tentando resolver seus problemas sozinhos”... “As pessoas tinham medo de mostrar o que faziam e serem condenadas. O que o pacto propõe é discutir as possibilidades e valorizar a autoria do professor. A mobilização é grande”... Elaine Constant, coordenadora do Pacto na UFRJ em entrevista ao Portal IG

11 DEPOIMENTOS “O Pacto é um compromisso assumido nesta administração. Reconhecemos a grande importância dessa ação, pois é preciso assegurar às crianças uma aprendizagem de qualidade e o pleno desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura. Assim, o Pacto é incentivador de novas práticas e oportunidades de aprendizagem. Aqui no município estamos engajados e apoiando a orientadora de estudos a fim de garantir sua formação em Goiânia, bem como nos encontros realizados em nosso município. Assegurar a alfabetização de nossas crianças deve ser um compromisso de todos!” (Prof. Ms. Jaime Ricardo Ferreira. Prefeito da cidade de Ouro Verde de Goiás)

12 Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
40 INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR 27 SECRETARIAS DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLAS 40 COORDENADORES GERAIS (01 para cada Instituições de Ensino Superior) 40 COORDENADORES ADJUNTOS (01 para cada estado atendido pela Instituição de Ensino Superior, ou um para cada Instituição de Ensino Superior, caso haja mais de uma que atenda o Estado) 200 SUPERVISORES (de 03 a 05 supervisores por IES, para cuja composição sugere-se 03 professores cedidos pelas SEDUC e 02 professores das IES) 700 FORMADORES DAS IES (1 para cada módulo do curso = 10 módulos) – no país 400 FORMADORES REGIONAIS (1 para cada 50 orientadores de estudo) ORIENTADORES DE ESTUDO (1 para cada 30 professores do ensino médio) PROFESSORES/COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO ENSINO MÉDIO

13 Coordenação de Formação Continuada DAGE/SEB/MEC Contato: 61 20228369


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