A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Divisão do Estado de Mato Grosso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Divisão do Estado de Mato Grosso"— Transcrição da apresentação:

1 Divisão do Estado de Mato Grosso

2 Antigamente Mato Grosso era um único Estado
Hoje estamos divididos em:

3 MATO GROSSO

4 Mato Grosso do Sul

5 A Marcha para o Oeste Dois anos após o fim da Revolução Constitucionalista, jovens estudantes do sul matogrossense aproveitaram a oportunidade da elaboração da Constituição brasileira de 1934 para fundar a Liga Sul-Matogrossense e conquistar, através de um abaixo-assinado, o apoio dos sul-matogrossenses para um manifesto que seria encaminhado ao presidente do Congresso Nacional Constituinte visando sensibilizar os constituintes de forma a que eles, na elaboração da Constituição, aprovassem a divisão do Estado de Mato Grosso.

6 Sem que fosse parte de suas ambições iniciais, a Liga Sul-Matogrossense acabou por acender a campanha divisionista no sul matogrossense, uma vez que coletou o surpreendente número de treze mil assinaturas a favor de sua causa. Apesar disso, o abaixo-assinado não surtiu efeito na Constituinte, não havendo a divisão do estado. Em vez disso, Getúlio Vargas, preocupado com a ordem na região fronteiriça, nove anos mais tarde criaria o Território de Ponta Porã e aumentaria significativamente o contingente de militares no sul matogrossense, além de criar o nacionalista projeto "Marcha para o Oeste".

7 A DIVISÃO Já na década de 1950, era inquestionável o aumento da importância do leste do estado, uma vez que o Bolsão Sul-Matogrossense já começava a exercer influência política ao nível estadual, tanto no norte, quanto no sul. Essas demonstrações de poder que se iniciaram com a candidatura de Filadelfo Garcia à Câmara dos Deputados do Brasil se confirmaram com a eleição de Pedro Pedrossian ao governo de Mato Grosso em 1965.

8 Continuação O governo federal com base na lei complementar nº 20, estabeleceu, em 1974, a legislação básica do período da ditadura militar para a criação dos estados e territórios brasileiros, reascendendo, assim, a campanha pela autonomia do sul matogrossense. De fato, em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar 31, que criou o Estado de Mato Grosso do Sul, em área desmembrada do estado de Mato Grosso.

9 Já em 1 de janeiro de 1979, tomaram posse os deputados eleitos, em 15 de novembro de 1978, para a Assembléia Legislativa e Constituinte de Mato Grosso do Sul, conforme previsto na LC 31.

10 O primeiro governador, o engenheiro gaúcho Harry Amorim da Costa, servidor público do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), autarquia federal hoje extinta, foi nomeado pelo presidente Geisel, de acordo com a mesma Lei Complementar.

11 Divisão do Estado Depois de uma pequena divisão do estado durante a revolta Constitucionalista onde o sul aproveitou a situação e formou um pequeno governo durante 90 dias, em 1977 o governo federal decretou a divisão do Estado de Mato Grosso, formando então Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido a "dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade".

12 Em 1943 a área localizada a noroeste, com pequena área do estado do Amazonas às margens do rio Madeira, passou a constituir o território do Guaporé, que atualmente constitui o estado de Rondônia. Além disso, do mesmo ano de 1943 a 1946, uma pequena porção do território matogrossense a localizada a sudoeste, constituiu o território de Ponta Porã.


Carregar ppt "Divisão do Estado de Mato Grosso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google