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Auditoria de Sistemas Computacionais Professora Jaciara S. Carosia.

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1 Auditoria de Sistemas Computacionais Professora Jaciara S. Carosia

2  Importância do software + crescentes exigências dos usuários: ◦ tem-se verificado um notável aumento nos interesses pela qualidade do software.  Qualidade do produto de software é um objetivo do processo de desenvolvimento.  Ao desenvolver-se um produto, deve-se ter previamente estabelecidas, as características de qualidade que se deseja alcançar. ◦ Qualidade????  Se o processo de desenvolvimento de software considerar as características de qualidade, há uma grande tendência de que o produto final apresente tais características.

3  Processo de software: um conjunto de ferramentas, métodos e práticas usadas para produzir software. “O processo de software é representado por um conjunto seqüencial de atividades, objetivos, transformações e eventos que encapsulam estratégias para cumprimento da evolução de software” (Pressman). As falhas nos processos de desenvolvimento de software foram reconhecidas como inibidoras principais no crescimento da qualidade e produtividade (Lamprech).  Justificativa: Um processo de software bem definido e documentado, utilizado para integrar pessoas, tarefas, ferramentas e métodos, pode prover uma base essencial para garantir a qualidade do produto final.

4  Entre os modelos disponíveis os que mais se destacam são: ◦ Norma ISO/IEC 12207 (Processos de Ciclo de Vida de Software). ◦ Norma ISO/IEC 15504. ◦ CMM (Capability Maturity Model) ◦ CMMI (Capability Maturity Model Integration). ◦ MPS.BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro)

5  Origem: ◦ SW-CMM (CMM para Software) ◦ Proposto por Watts S. Humphey (1991). ◦ Criado por SEI (Software Engineering Institute) ligado a Carnegie- Mellon University. ◦ Financiado pelo DoD: avaliar empresas fornecedoras de software.  Premissa: a qualidade de um sistema de software é fortemente influenciado pela qualidade do processo utilizado para desenvolvê- lo e mantê-lo.  Histórico: ◦ 1987: Ambiente de Maturidade e um questionário ◦ 1991: CMM v1.0 ou SW-CMM ◦ 1993: CMM v1.1 ◦ 1997: CMM v2.0

6  Processo (IEEE): seqüência de passos para atingir um objetivo.  Processo de Software (CMM): conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações usadas para desenvolver e manter o software.  Capacidade do processo de SW: conjunto de resultados esperados que pode ser atingido seguindo o processo estabelecido.  Maturidade do processo de SW: processo é definido, documentado, gerenciado, medido, controlado e efetivo. ◦ Imaturas: Não há metodologia implementada e tudo ocorre de forma desorganizada. ◦ Maduras: Capacidade de produzir softwares com qualidade em prazos e custos previsíveis.  Em resumo, a maturidade do processo pode ser traduzida como a possibilidade de entregar sistemas de software dentro dos prazos, utilizando os mesmos recursos, planejando e atendendo requisitos e qualidade desejados.  Maturidade (eficiência) mede o potencial de crescimento da capacidade (eficácia).

7 “O CMM baseia-se em um processo gradual, que leva as organizações a se aprimorarem continuamente, na busca de soluções próprias para os problemas existentes no desenvolvimento do software”.

8 1 2 3 4 5 Inicial: Imprevisível e pobremente controlado. Repetível: Repete as tarefas de sucesso. Definido: Processo padronizado, bem definido. Gerenciado: Processo medido e controlado. Otimizado: Foco na melhoria contínua.

9  KPA’s - Key Process Areas.  Para que uma organização atinja um nível de maturidade, ela deve cumprir TODAS as KPAs deste nível (e dos níveis anteriores).  Cada nível depende dos níveis anteriores.  As KPAs definem o que e não como fazer: o modelo precisa ser estudado, compreendido e adaptado as necessidades de cada empresa.

10  Características:  A organização é carente de práticas de gerenciamento.  Não há planejamento suficiente.  Há dificuldades elevadas em prever custos, programação, funcionalidade e outros objetivos de qualidade.  Durante uma crise, ocorrem procedimentos de abandono de projetos.  Os sucessos dependem de esforços individuais e heróicos.  Não possui KPAs: todas as empresas que buscam melhoria de processo estão no nível 1, os que nem buscam, estão no nível 0 (zero)

11  Características: ◦ A organização apresenta uma disciplina no desenvolvimento de software – o processo não é mais caótico. ◦ Estabelecem-se políticas de gerenciamento de projetos com relação a custos, programação e qualidade do produto. ◦ O planejamento do projeto é estável e sucessos anteriores podem ser repetidos para projetos com aplicações semelhantes. ◦ Os problemas são percebidos e corrigidos conforme surgem. ◦ O sucesso depende das pessoas, com o suporte do sistema de gerenciamento.  KPAs Nível 2 - Repetível ◦ Gerenciamento de Requisitos. ◦ Planejamento de Projeto de Software. ◦ Visão Geral e Acompanhamento do Projeto. ◦ Gerenciamento de Subcontratos. ◦ Garantia da Qualidade de Software. ◦ Gerenciamento de Configuração.

12  Características: ◦ Há definição e padronização do processo de software da organização. ◦ As atividades de engenharia de software e gerenciamento são estáveis e repetitivas. ◦ Custos, cronogramas e funcionalidades são controladas e a qualidade é acompanhada. ◦ Há um grupo responsável pelo estabelecimento dos padrões e multiplicação do conhecimento. ◦ Os problemas são antecipados, prevenidos ou minimizados. ◦ O treinamento é planejado.  KPAs Nível 3 - Definido  Foco do Processo Organizacional.  Definição do Processo Organizacional.  Programa de Treinamento.  Gerenciamento Integrado de Software.  Engenharia de Produto de Software.  Coordenação Intergrupos.  Revisão Conjunta.

13  Características: ◦ Existem mecanismos para definir quantitativamente objetivos de qualidade para o processo de software e para o produto. ◦ Há medição constantemente da produtividade e da qualidade. ◦ A capacidade do processo é previsível e variações na produtividade podem ser medidos. ◦ Quando alguma circunstância excepcional ocorre, as causas podem ser identificadas e combatidas. ◦ A qualidade é alta. ◦ Fontes de problemas individuais são percebidas e eliminadas.  KPAs Nível 4 - Gerenciado ◦ Gerenciamento Quantitativo dos Processos. ◦ Gerenciamento da Qualidade de Software.

14  Características: ◦ A capacidade do processo de software é continuamente melhorada. ◦ Dados de avaliações estatísticas são usados para análise de custo/benefício e mudanças de processo. ◦ A equipe do projeto avalia os defeitos e determinam suas causas, para evitar que defeitos conhecidos ocorram novamente. ◦ Novas tecnologias e processos de software são constantemente avaliados, e quando relevantes, transferidos à organização, através de planejamento e gerenciamento. ◦ Um forte sentido de equipe existe em toda a organização  KPAs Nível 5 - Otimizado ◦ Prevenção de Defeitos. ◦ Gerenciamento de Mudanças Tecnológicas. ◦ Gerenciamento de Mudanças no Processo.

15 Análise da situação (Avaliação) Comparação com o nível desejado Planejamento de ações corretivas Execução destas ações

16  Conhecimento e uso de modelos para melhoria do processo de software. Fonte: PBQP-SW – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software. Disponível em: 2001 http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4919.html  CMM: método mais conhecido e usado.  Embora não seja uma norma por uma instituição internacional (como ISO e IEEE), esta norma tem tido uma grande aceitação mundial (Rezende, 2002).

17  Foi criado para atender a grandes empresas.  Processo de Certificação Formal ◦ Realizada por auditores certificados (Lead Assessors). ◦ Não existem entidades certificadoras, apenas pessoas físicas.  Melhorias sem certificação ◦ Documentação totalmente disponível no site do Software Engineering Institute.  www.sei.cmu.edu ◦ Iniciativa do CPqD (tradução do modelo).  www.cpqd.com.br CMM

18  Surgem novos modelos baseados no CMM: ◦ AS-CMM (Aquisição de Software), ◦ SE-CMM (Engenharia de Sistemas), ◦ IPD-CMM (Desenvolvimento de Produto Integrado) e ◦ P-CMM (Pessoas).  Surge ISO 15504. Bases para a criação do CMMI

19  PAULK, M. C.; CURTIS, B; CHISSIS, M, e WEBER, C. V. Capability Maturity Model (Versão 1.1) (CMU/SEI-93-TR-24, ADA 263403) Pittsburgh, Pa.: Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University, Fevereiro 1993.  PAULK, M. C.; CURTIS, B; CHISSIS, M, e WEBER, C. V. A Preview of the Software CMM Versão 2, Pa.: Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University [1996].  REZENDE, D. Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2002. “Começar é o passo mais importante e mais difícil de qualquer trabalho” (Frank Herbert)


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