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Qualidade de Produto de Software
Mariano Montoni
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Gerência de Qualidade de Software
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GERÊNCIA DE PROJETOS Acompanhamento Planejamento Planejamento
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Por que Planejar? evitar o fracasso
prever custos, recursos, prazos e riscos analisar alternativas organizar preparar-se para alterações poder acompanhar o andamento do projeto planejar melhor da próxima vez
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Quando Planejar o planejamento começa de forma macroscópica no início do projeto o planejamento é revisto e detalhado ao longo do projeto
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Relação entre qualidade do processo e qualidade do produto
Resultados de uma pesquisa realizada pelo projeto Scope dados coletados através de questionários aplicados em 12 países da Europa foram devolvidos 68 questionários pessoal entrevistado: profissionais de empresas e professores domínios de aplicação: Sistemas de Informação, Educação, Telecomunicações, Seguros, Área Bancária, CAI, Pesquisa, Controle de Processos e Sistemas Embutidos
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Produto e Processo estão fortemente relacionados e não podem ser separados quando se analisa a qualidade
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Gerência da Qualidade de Software
Planejamento e Gerência do Processo Planejamento e Gerência da Qualidade do Produto
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Planejamento e Gerência do Processo
Planejar (definir e Documentar) o Processo Utilizar o Processo Avaliar o Processo Melhorar continuamente o Processo
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Planejamento e Gerência da Qualidade do Produto
Três fases (Victor Basili) Definir requisitos de qualidade em termos quantitativos Planejar o controle da qualidade Identificar ações necessárias para atingir os requisitos de qualidade definidos Realizar o controle da qualidade Medição Avaliação (as medidas obtidas são comparadas com os requisitos de qualidade)
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Plano do Projeto Sumário Resumo do Projeto
Visão Geral do Plano do Projeto Plano do Processo de Desenvolvimento Plano de Organização Plano de Documentação Plano de Controle da Qualidade Plano de Recursos e Produtos Plano de Treinamento Plano de Implantação e Operação Glossário
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Plano do Processo de Desenvolvimento
Ciclo de Vida do Projeto Métodos de Desenvolvimento Ambiente de Programação Ambiente de Hardware para Desenvolvimento
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Plano de Organização Equipe de Gerência Equipe de Desenvolvimento
Equipe de Controle da Qualidade Assessorias
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Plano de Documentação Especificação de Requisitos
Especificação de Projeto Relatório Histórico do Projeto Formulários para Reunião de Inspeção Documentação de Programas Manual do Usuário
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Importância da Documentação
o software existe primeiro sob a forma de documentos a qualidade do produto final vai depender da qualidade destes documentos documentos são a forma de comunicação entre os diferentes grupos envolvidos com o produto
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Planejamento da Documentação
Definição da documentação adequada a um determinado projeto depende: do porte do projeto de sua expectativa de vida dos métodos e ferramentas utilizados durante o desenvolvimento
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Plano de Controle da Qualidade
Controle da Qualidade ao longo do Desenvolvimento Avaliação do Produto Final Plano de Testes
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Planejamento do Controle da Qualidade
Identificação das características de qualidade de interesse para o produto Definição da importância de cada característica Definição de processos de avaliação Definição de marcos e pontos de controle ao longo do processo de desenvolvimento
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Plano de Controle da Qualidade
Contem a descrição de todos os procedimentos a serem adotados no projeto para controle da qualidade de produtos intermediários ao longo do desenvolvimento para avaliação do produto final Define a equipe de controle da qualidade
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Plano de Controle da Qualidade
Deve-se planejar as ações necessárias para atingir os requisitos de qualidade definidos: que critérios devem controlar as características de qualidade de interesse como e quando os dados necessários devem ser coletados que métodos, técnicas e ferramentas serão utilizados
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Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade / Software
Diagnóstico das Empresas Brasileiras Indicadores e Metas Projetos Eventos
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Qualidade: elementos chave
é uma estratégia de marketing depende do processo usado para construir o produto é orientada ao usuário tem que ser incorporada ao sistema à medida em que ele é construído
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Qualidade é ... um processo para contínua melhoria e não uma função ou um departamento trabalho de todos e não de alguns especialistas aplicável a todas as atividades o que o usuário quer e não o que o fornecedor deseja fornecer a razão para planejamento, criação e automação do processo
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Aspectos Fundamentais para Implantação de um Programa da Qualidade
Política de Negócios CQS começa no topo da empresa Gerência a gerência deve ver como sua principal tarefa conduzir (liderar) a equipe na produção de software de qualidade Valores políticos, sociais, éticos e morais
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Aspectos Fundamentais para Implantação de um Programa da Qualidade
Tecnologia é um aspecto crítico: como as organizações podem explorar as tecnologias existentes? como assimilar novas tecnologias? Engenharia convencimento de que o desenvolvimento de software é uma atividade de Engenharia
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Aspectos Fundamentais para Implantação de um Programa da Qualidade
Treinamento o rigor com que cada um na organização é treinado para atingir o mesmo nível de capacitação e aplicar o processo, determina o nível de qualidade e produtividade
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