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Comunicação Empresarial – “Cases” Prof. Esp. Cassius Breda Pereira.

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial – “Cases” Prof. Esp. Cassius Breda Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial – “Cases” Prof. Esp. Cassius Breda Pereira

2 Case Petrobrax

3 Para BUENO, 2003, p.187 o caso PETROBRAX suscitou três grandes conclusões “ A mudança de uma marca representa, quase sempre, um episódio traumático na vida de uma empresa, devendo ser planejada com atenção”

4 Mais adiante ainda sobre o mesmo tópico BUENO, 2003, p.187, comenta: “A empresa, como já alertava seu presidente na coletiva em que comunicou a mudança da marca, sabia certamente que haveria uma reação, mas não avaliou, com devido peso, o impacto da notícia na opinião pública, sobretudo a reação da classe política, em especial dos políticos da base governista, que têm acesso ao Palácio do Planalto.”

5 BUENO, 2003, p.188, comenta o segundo ponto: “ As empresas públicas, sobretudo as de dimensão nacional, não pertencem à presidência, aos seus diretores ou funcionários. Elas têm contas a prestar à sociedade, devendo levá-la em consideração quando programarem atos e mudanças que interferem na sua imagem”

6 Sobre o terceiro ponto BUENO, 2003, p.189, aponta: “Ficou claro para os profissionais da área que é necessário trabalhar melhor a questão da identidade corporativa entre os meios de comunicação, para que os veículos não se limitem a discutir os investimentos (sem parâmetros para decidir o que é barato ou caro nesses casos) e consigam perceber a complexidade deste processo de mudança e gerenciamento da marca”

7 Esse Case demonstra uma ação de comunicação que faltou: Esse Case demonstra uma ação de comunicação que faltou: Pesquisa, para prever a reação do público e do formadores de opinião; Preparo para divulgar a notícia, poderiam ter melhor preparado o presidente prevendo as reações ao assunto; Entender a cultura do povo, tocaram na questão da soberania nacional e no sentimento nacionalista e anti-americano;

8 Nesse caso, é nítida a falha na comunicação e devemos refletir que sempre como administradores que analisaremos a comunicação temos que nos preocupar com as suas implicações e ramificações para atingirmos o nosso objetivo com eficiência.

9 Case TAM – Vôo 402

10 Nesse case temos uma imagem oposta em que a comunicação eficaz e bem planejada pode salvar uma empresa mesmo em momento de muita crise, pois, credibilidade é construída ao longo da existência de uma organização.

11 Para BUENO, 2003, p.238, a conclusão final é: “ Uma boa imagem, credibilidade e disposição para o diálogo contribuem para que a empresa supere, com mais facilidade, esses momentos. Os clientes e os multiplicadores de opinião tendem, nestes casos, a demonstrar boa-vontade e confiança na empresa”

12 Sobre a imagem da TAM perante a mídia BUENO, 2003, p.234 afirma: “ A trajetória da TAM também foi resgatada neste momento, servindo como ponto de apoio para primeiras considerações: os veículos, de maneira geral, fizeram referência à credibilidade da empresa (crescimento, atendimento de excelência, reconhecimento nacional e internacional) e sobretudo, resguardaram a figura do seu ex-presidente, Comandante Rolim, perfil de empresário bem sucedido, que trabalhava bastante e exibia um caráter empreendedor”

13 Bibliografia: BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial. Barueri: Manole, 2003.


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