A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE SUSANA GUIMARÃES SALVADOR 2011

2 EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

3 Educação à distância é o processo de ensino- aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino-aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias.

4 A EAD É CONHECIDA DESDE O SÉCULO XIX. ELA SURGIU DA NECESSIDADE DO PREPARO PROFISSIONAL E CULTURAL DE MILHÕES DE PESSOAS QUE, POR VÁRIOS MOTIVOS, NÃO PODIAM FREQUENTAR UM ESTABELECIMENTO DE ENSINO PRESENCIAL

5 Essa modalidade foi evoluindo com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico.

6 A EAD estar descrito basicamente em três gerações conforme os avanços da comunicação e recursos tecnológicos de cada época.

7  Primeira geração: Ensino por correspondência, caracterizado pelo material impresso iniciado no século XIX. Nesta modalidade, por exemplo, destaca-se no Brasil o Instituto Universal Brasileiro.

8  SEGUNDA GERAÇÃO: TELEDUCAÇÃO/TELECURSOS, COM O RECURSO AOS PROGRAMAS RADIOFÔNICOS E TELEVISIVOS, AULAS EXPOSITIVAS, FITAS DE VÍDEO E MATERIAL IMPRESSO.

9  Terceira geração: Ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação. Hoje os meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e professores.

10 EAD NO BRASIL A Educação à Distância deve atender a todos os níveis de modalidades. Em 1995 O MEC criou a Secretaria de Educação a Distância (SEED) Responsável pelo Programa Nacional de Educação a Distância. Entre as suas primeiras ações, estão à estréia do canal TV Escola e o Programa Nacional de Tecnologia nas escolas (ProInfo).

11 ALGUMAS ATUAÇÕES DA SEED TV Escola (1995) – Programa de aperfeiçoamento e formação. Destinado às escolas públicas de ensino fundamental. A partir de 2000 começou a ser transmitido também para professores do ensino médio.

12 PROINFO - PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (1997) O ProInfo é um programa educacional que tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais.

13 PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DA EAD PONTOS POSITIVOS: Inclusão de pessoas com necessidades especiais; Democratização do acesso ao ensino; Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação; Facilidade de acesso a cursos de graduação e pós-graduação. PONTOS NEGATIVOS: Dependência da tecnologia; Dispersão física dos participantes.; Limitação nas discussões; Custo Financeiro.

14 UMA REFLEXÃO.... Educação à distância ou à distância da educação?

15 Pode um processo educacional formativo ser desenvolvido a distância? O que existe por trás da utilização da educação a distância como estratégia de ampliação do acesso à educação superior?

16 Segundo Kátia Lima “a educação a distância, pela forma e conteúdo que apresenta, constitui-se em mais uma estratégia de privatização da educação, configurando-a como um promissor mercado educacional, principalmente para os empresários estadunidenses e europeus”.

17 É perceptível hoje em dia a expansão acelerada dessa modalidade de ensino, a sua implantação, tanto na universidade pública quanto na privada. É visível a decadência do ensino universitário presencial, imaginemos então, o que se passa com o não presencial.

18 O capitalismo promove a concorrência para um mercado de trabalho cada vez mais saturado. Com diploma presencial ou virtual, os estudantes e trabalhadores sempre serão vítimas da ordem capitalista. Mas por trás e por baixo dessa força social e dessa educação não presencial está o sistema capitalista esgotado.

19 A educação a distância tem sido colocada como solução para as carências educacionais vistas na sociedade. E dentro de tal perspectiva, projetos de ensino a distância são inseridos em políticas educacionais autodenominadas inclusivas.

20 Atualmente o discurso sobre a educação é: "A educação à distância é a educação do futuro“. A educação esta voltada inteiramente ao progresso tecnológico da humanidade e de acordo com os modelos e discursos internacionais, o país que neste quadro não se inserir, estará condenando a si e a seus cidadãos ao fracasso e a miséria.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google