A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro."— Transcrição da apresentação:

1 “A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.

2 INTRODUÇÃO (P ROBLEMATIZAÇÃO I NICIAL ) Sociedade atual está imersa em um processo constante de inovações e transformações tecnológicas. Ensino de Ciências deve ir além da preparação profissional e da preparação para o ingresso no ensino superior, contribuindo para a formação integral do aluno.

3 INTRODUÇÃO  Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) propõem repensar o ensino e a organização do currículo na escola brasileira, visando: a construção do conhecimento por parte do aluno e o desenvolvimento de competências necessárias para entender e intervir na sua realidade. “contextualizado, possibilitando fazer relações entre as diferentes áreas do conhecimento”.

4 A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Baseada nos Métodos da Educação libertadora, Para Freire, não existe uma separação rígida entre educador e educando. Ambos são educadores no processo de ensino e aprendizado.

5 M ÉTODOS DA E DUCAÇÃO LIBERTADORA A educação libertadora abre espaço para o diálogo, a comunicação, o levantamento de problemas, o questionamento e reflexão sobre o estado atual de coisas e, acima de tudo, busca a transformação.

6 A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Conceitos científicos trabalhados a partir situação real e significativa que expressa uma contradição da comunidade escolar, denominada situação-limite. Freire (2008) propõe a organização curricular com base nos Temas Geradores, obtidos por meio da Investigação Temática, baseada na: Codificação Descodificação Problematização.

7 A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Investigação da realidade dos alunos. Codificação : representa situações existenciais dos alunos. A codificação pode ser expressa por meio de pinturas, fotografia ou escrita Descodificação : processo dialético, no qual os integrantes da comunidade escolar se reconhecem como transformadores do mundo. Na descodificação os indivíduos, exteriorizando sua temática, explicitam sua consciência real da objetividade (FREIRE,2008).

8 A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Problematização : Problematizar o conhecimento já construído pelo aluno; aguçando as contradições e localizar as limitações desse conhecimento, propiciando a alternativa de apreensão do conhecimento cientifico. O conhecimento prévio precisa ser trabalhado

9 P ARA ESTABELECER O TEMA GERADOR DEVE - SE : Diagnosticar quais são as situações significativas, para os alunos, os docentes e a comunidade, naquele determinado contexto.

10 T EMA GERADOR Para implementar esse processo na prática, Freire(2008) propõe a investigação da realidade e isso requer entender a educação como instrumento de conscientização e humanização, na superação das relações injustas de opressão.

11 A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA Investigação Temática: 5 etapas a) 1ª etapa (levantamento preliminar): “reconhecimento preliminar”, que consiste em reconhecer o contexto sócio-histórico econômico- cultural em que vive o aluno;

12 A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA b) 2ª etapa (codificação): escolha de contradições vividas pelo aluno que expressam de forma sintetizada o seu modo de pensar e de ver/interagir com o mundo, bem como a escolha de codificações.

13 A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA c) 3ª etapa (descodificação): obtenção dos Temas Geradores a partir da realização de diálogos descodificadores.

14 A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA d) 4ª etapa (pesquisa com base no tema): Redução Temática - trabalho em equipe interdisciplinar, com o objetivo de elaborar o programa curricular e identificar quais conhecimentos são necessários para o entendimento dos temas. “Temas dobradiça” Um novo tema para explicar ou complementar o tema sugerido. O tema dobradiça é um exemplo da dialogicidade da educação, pois para o autor a dialogicidade da educação começa na investigação temática.

15 A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA e) 5ª etapa (sala de aula): desenvolvimento do programa em sala de aula. O desenvolvimento do programa de ensino em sala de aula é baseado nos Momentos Pedagógicos.

16 Momentos Pedagógicos: 1º momento : P roblematização inicial, que consiste em identificar as interpretações que os alunos têm sobre a situação significativa abordada. 2º momento: Organização do conhecimento, momento em que o professor seleciona quais conhecimentos científicos são pertinentes para dialogar com as questões apontadas pelos alunos e pelo professor. 3º momento: A plicação do conhecimento. Etapa em que o aluno, de posse do conhecimento científico, faz uso deste para compreender outras situações que não a inicial, ou seja, para estabelecer relações e fazer extrapolações para outras questões que sejam pertinentes. A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA

17 Proposta Temática (Atividade Prática) A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA FREIREANA ( 5 ª ETAPA )

18 R EFERÊNCIA B IBLIOGRÁFICAS : FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. HALMENSCHLAGER Karine Raquiel. ABORDAGEM TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES. TORRES, Juliana Rezende; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa."A CONCEPÇÃO EDUCACIONAL FREIREANA E O CONTEXTO ESCOLAR: SUBSÍDIOS À EFETIVAÇÃO DAS DIMENSÕES “PESQUISA E AÇÃO” EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAESCOLA".


Carregar ppt "“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google