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SELEÇÃO DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO

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Apresentação em tema: "SELEÇÃO DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SELEÇÃO DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO
Acadêmicas: Bruna Peruffo, Cibele Nogueira e Samanta Vieira. SELEÇÃO DE MATERIAIS DE INFORMAÇÃO Discos, fitas e CDs e diapositivos.

2 multimeios FUNÇÕES DOS MULTIMEIOS
Bordenave & Pereira (2001) listam as seguintes funções dos multimeios, em relação à aprendizagem: Facilitar o reconhecimento e descrição de objetos - para tal função, pode-se usar espécimes, fotos, modelos, diapositivos, vídeos, etc. Facilitar a comparação entre dois ou mais objetos, e conseqüentemente, a identificação de semelhanças e diferenças - para ilustrar situações que comparam "antes" e "depois"; "com" e "sem"; "maior" e "menor", etc. Neste caso podem ser usados fotografias, desenhos, diapositivos, filmes, etc. Mostrar a relação entre as partes de um todo - como exemplos de multimeios que se prestam a tal função podem ser citados: mapas, modelos, fotografias, vídeos, etc. Descrever o funcionamento de processos, inclusive as etapas ou os passos sucessivos - entre os multimeios úteis para tal função, citam-se: álbum seriado, coleção de diapositivos, filmes, etc. Apresentar situações complexas para análise - o vídeo, entre outros recursos, é bastante interessante para situações de ensino que se volte para a referida função.

3 multimeios Tipos: De acordo com os sentidos utilizados na codificação/decodificação de uma mensagem, os recursos podem ser: A) visuais: quadro-negro; cartazes; modelos; espécimes; fotografias; álbum seriado; mapas; objetos; "flipcharts"; diapositivos; diafilmes; computador. B) auditivos: rádio; disco; cd; fita magnética. C) audiovisuais: cinema sonoro; televisão; vídeo; sistemas multimídia.

4 discos Os discos, assim como as fitas há um bom tempo já fazem parte do acervo de bibliotecas (sejam elas públicas ou especializadas). A maioria das bibliotecas possuíam o disco pra armazenamento somente, dessa forma, quando este material era solicitado pelo usuário era feita a gravação de seu conteúdo em uma fita cassete para poder “preservar” o disco, já que é um material bastante frágil. Fonte:

5 fitas As fitas por sua vez, são mais vulneráveis a acidentes devido à seu transporte ser mais prático, podendo ser facilmente apagadas ou danificadas, visto que é possível gravar determinados conteúdos em cima do conteúdo já existente sem nenhuma dificuldade. Fonte:

6 Compact Discs (CDs) A informação tem que ser gravada para que se possa recuperar e manipular . As inovações químicas garantem uma gravação de alta qualidade, fácil de usar e barata. Progressos na capacidade de gravação (elevada resolução, maior qualidade e cor), filmes fotográficos, gravações magnéticas de áudio e imagem digital também trouxeram avanços nos dispositivos de gravação. Em 1955, Reynold Johnson, um inventor Americano e pioneiro em computadores, desenvolveu a primeira unidade de disco (disk drive) para armazenar dados em computadores. Muitos avanços foram obtidos posteriormente, especialmente em discos de computador, fitas magnéticas e CD-ROMs.

7 Fonte: http://www. google. com. br/imgres. imgurl=http://www. webnort

8 Compact Discs (CDs) Atualmente, é um dos meios mais utilizados para armazenar informações, sejam elas textuais, sonoras, fotográficas ou em vídeo por poder armazenar em massa e ocupar pouco espaço dentro do acervo, além de ser mais resistente do que o disco e à fita. Fonte:

9 diapositivos Fonte:

10 diapositivos Segundo Maria de Lurdes Rocha Perota os critérios de seleção são resumidos em: Interesse concreto para o usuário; A informação contida em cada vista deve ser clara, concisa, verdadeira e atualizada, limitar-se a um só tema preferencialmente pois facilita a assimilação por parte do espectador; Figuras simples;

11 diapositivos Devem-se escolher ilustrações nas quais o tema mais importante se destaque do fundo; Os dados numéricos devem ser apresentados sob a forma de gráficos ou de quadros, por serem de mais fácil compreensão; Observar a qualidade do material.

12 considerações finais Para as finalidades deste, buscou-se apenas fazer uma abordagem muito ampla de alguns dos materiais mais comuns, de modo a possibilitar aos profissionais um conhecimento básico desta área de seleção. Bibliotecas que possuem coleções de materiais não enfocados nos materiais destacados pelos grupos deverão aplicar-se as mesmas reflexões aqui feitas em relação a periódicos, histórias em quadrinhos, filmes e vídeos, etc.

13 Referências BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Multimeios na educação superior. Botucatu : [s. n.], AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO. [s. l.] : [s. n.], [200-]. Disponível em: < Comunica%C3%A7%C3%A3o(lecture).pdf>. Acesso em: 30 março VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais especiais e multimeios. In: _____. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília : Briquet de Lemos, cap. 4, p


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