A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflitos no Oriente Médio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflitos no Oriente Médio"— Transcrição da apresentação:

1 Conflitos no Oriente Médio

2 INTRODUÇÃO Oriente Médio
O Oriente Médio é uma região que envolve países do oeste da Ásia e do nordeste da África. Grande parte destes países são banhados pelo Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico, Mar Negro e Mar Cáspio. 

3 A maior parte da população desta região é formada por árabes.
A exploração de petróleo é a principal atividade econômica da região, com destaque para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque, Irã e Bahrein. A língua árabe é a mais falada no Oriente Médio. Do ponto de vista religioso, o Oriente Médio também é de extrema importância, pois foi o berço do surgimento do judaísmo,  cristianismo e islamismo.

4 Inicio dos conflitos - 1947: ONU tenta dividir o território de Israel entre Palestinos e Judeus. 1948: Criação do Estado de Israel. Pressão Internacional devido ao Holocausto EUA apoia a criação do Estado de Israel. Sionismo: movimento nacionalista judaico, com intenções de criar um estado para Israel;

5 A região é formada por 27 mil km², possuía cerca de um milhão de árabes e 100 mil judeus.
A Inglaterra apoiava o movimento sionista, criado no final do século 19 com o objetivo de fundar um Estado judaico na região da Palestina.

6 1948: GUERRA DE INDEPENDÊNCIA
alianças Egito+ Síria+ Líbano + Iraque +Jordânia X Israel Conseqüências: Israel anexa grande parte dos territórios palestinos Palestinos dispersos sem país, liderados pelo Egito e Jordania.

7 1956: A Guerra de SUEZ O presidente Egípcio Nasser nacionaliza empresas bancarias e o canal de Suez que era administrado pela Inglaterra e França Inglaterra +França + Israel= invadem a península do Sinal e o Egito X EUA +URSS= exigem as retiradas das tropas Conseqüências: derrota militar de Nasser, porém o Egito mantêm o domínio do Canal de Suez.

8 1967: Guerra dos seis dias Nasser interdita o Golfo de Akaba
Israel ataca de surpresa e ataca a aviação Egípcia ainda no chão. Vitória de Israel Conseqüências: Israel ocupa a faixa de Gaza e Península do Sinai ( Egito) , Cirsjodania, Colinas de Golã (Síria) Enfraquecimento dos Árabes. Dispersão dos Palestinos. 1964: OLP – Organização pela Libertação da Palesti

9 SITUAÇÃO DOS PALESTINOS
Abandonados por lideranças árabes disperso pelo território após a ocupação de seus territórios por Israel 1964: Criação da OLP: Organização pela libertação da Palestina, desvinculada á outros países árabes, principal líder Yasser Arafat. setembro negro1970: governo jordaniano massacra 4 mil palestinos e fere outros 11 mil. 1971: palestinos são expulsos da Jordânia e vão para o sul do Líbano.

10 Egito+Síria+ Jordânia
1973: Guerra de Yom Kippur Yom Kippur: dia do perdão para os israelenses Egito+Síria+ Jordânia X Israel Inicialmente vitória Árabe Israel consegue expulsar os invasores Conseqüências: diminuição dos israelenses OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) utiliza petróleo como arma política. crise mundial do petróleo, intenção dos árabes de pressionar a comunidade internacional.

11 Guerra Civil no Líbano – 1975-1976
Região formada por vários povos e cultura dentre eles, maronitas (árabes), muçulmanos sunitas, muçulmanos xiitas, drusos e palestinos. Confronto entre cristãos e muçulmanos 1982: Israel invade o Líbano e expulsam a OLP do território. Ariel Sharon foi líder da revolta. 1983: tropas israelenses retiram-se parcialmente do país.

12 1979- REVOLUÇÃO ISLÂMICA NO IRÃ
Forças Xiitas leais aos aiatolá (maior liderança religiosa xiita) Ruhollah Khomeini iniciaram o primeiro governo xiita na história. guerra civil devido a resistência Hostilidade dos EUA E URSS sobre o governo Xiita. Medo que outros países fizessem revoluções parecidas.

13 1979-1978 INVASÃO URSS NO AFEGANISTÃO
Causas Minimizar o efeito da Revolução Islâmica sobre as repúblicas sovieticas (Turcomesquistão, Azerbaijão, Tadjiquistão, Uzbequistão e Cazaquistão. manter governo simpático ao socialismo. 1985: Mikhail Gorbatchov organiza a retirada gradativa dos soviéticos do Afeganistão. crise soviética e desgaste da potencia junto a comunidade internacional.

14 GUERRA IRÃ X IRAQUE 1979: Saddam Hussein assume o poder no Iraque. Causa: medo de revolução Xiita no Iraque controle do Chatt al Arab, única saída marítima do Iraque ao Golfo Pérsico. conflito entre Irã e Iraque, um milhão de mortos. 1988: Irã e Iraque firmam a paz (sem vitoriosos)

15 1987: Intifada movimento espontâneo palestino que refletia sua falta de perspectiva quanto a resolução de seus problemas. Protestos e apedrejamentos contra as tropas israelenses nos territórios ocupados. Apoio do Hamas organização terrorista apoiadas pelo Irã e Síria.

16 1991-Guerra do Golfo 1990: Iraque invade o Kwait
EUA conclama o mundo a se empenhar numa tarefa de libertação do Kwait para a manutenção do preço do petróleo. ONU aprova resolução que obrigava o Iraque a se retirar do Kwuait, endossando uma possível invasão do EUA. EUA realiza embargo econômico ao Kwait. OLP, Jordânia e Iêmen apóiam o Iraque. Operação tempestade no deserto: coalizão internacional destrói o Iraque. Saddam é mantido para evitar uma rebelião xiita.


Carregar ppt "Conflitos no Oriente Médio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google