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Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito na Capes: 5 Início do Curso:

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1 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito na Capes: 5 Início do Curso:  Mestrado: 1971  Doutorado: 1999 Apresentador: Prof. Jerônimo Luiz Andriolo Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  90% dos docentes permanentes são bolsistas PQ  equilíbrio na distribuição dos projetos e linhas de pesquisa  elevado número de publicações e com discentes de G e PG  elevado número de bolsas  diversificação de laboratórios em diferentes áreas do conhecimento  alta inserção com o segmento produtivo regional

3 UFSM Pontos fracos do Programa  falta de mão-de-obra para as atividades não compatíveis com as atividades discentes  heterogeneidade na produção científica entre os docentes  renovação do corpo docente: 25% dos atuais docentes próximos da aposentadoria  alto número de docentes colaboradores (30%)  migração de bons candidatos para outras instituições  deficiências de área física de laboratórios, salas de aula e de alunos

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabili dade Ameaças internasAmeaças externas Prior. (1 a 5) 1.Inserção de novos docentes na nucleação MédiaBaixa produção dos novos docentes Reposição de vagas na mesma área 1 2. Aumentar o número de publicações A1, A2 BaixaCooperação com áreas básicas Não há1 3 Fluxo de PDBaixaInterrupção das atividades Perda de benefícios do CNPq 2 4.Inserção internacional BaixaIndefinições da UFSM2 5.Cooperação internacional BaixaFalta de apoio da UFSM Áreas comuns de interesse 2

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilida de Ameaças internas Ameaças externas Prior. (1 a 5) 1. Manter acima de 0,5 a proporção de artigos A1, A2, B1 MédiaCooperação com áreas básicas Não há1 2 Fluxo de Pós- doutores BaixaBolsa PQCooperação com Instituições parceiras 2 3. Ingresso de novos docentes MédiaFluxo de publicações Não há3 DP-2008200920102011 27 20

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabili dade Ameaças internasAmeaças externas Priorid ade 1 a 5 1. Aumentar a homogeneidade das linhas e projetos de pesquisa BaixaDescredenciamento de docentes Não há1 2. Atrelar o IPD mínimo aos critérios da CAPES para um Programa nível 5 BaixaDescredenciamento de docentes Não há2 3. Melhorias das condições experimentais BaixaFalta de recursos institucionais Não há3 4. Ampliação das áreas experimentais baixaFalta de recursos institucionais Não há4 2008200920102011 5554 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabili- dade Ameaças internasAmeaças externas Prior. (1 a 5) 1. Manter acima de 0,5 a proporção de artigos A1, A2, B1 AltaQualificação das pesquisas Pequeno número de periódicos na área 1 2. Atingir 100% das dissertações/teses com publicação de artigos MédiaBaixa qualificação dos candidatos ingressos 2 3. Reduzir a endogenia para 10% AltaOpção do Colegiado3 2007200820092010 8375109102 Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO 2008200920102011 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 43333851  Número de titulados em cada ano 15252015 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano 34263338  Número de titulados em cada ano 11 46 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Nenhuma meta de aumento de vagas

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos38088 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 0%83% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 0%50% Demais destinos relevantes dos egressosPesquisa e extensão rural

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA 1. Avaliação positiva: 1.1. A ficha de avaliação das disciplinas é eficiente para avaliar as disciplinas; 1.2. A representação discente tem sido eficiente; 1.3. As disciplinas de Seminários estão sendo bem conduzidas; 2.Avaliação negativa: 2.1. É deficiente a avaliação dos projetos de pesquisa pelos revisores; 2.2. A infraestrutura didática e experimental é deficiente; 2.3. O secretário é muito exigido na PRPGP; 2.4. A página eletrônica do Programa ainda não substitui aquela da UFSM; 2.4. Os alunos não são o objetivo principal e único da secretaria.

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilid ade Ameaças internas Ameaças externas Prior. (1- 5) 1. Construção de um Laboratório de Biometria para a instalação dos novos equipamentos MédiaMorosidade das licitações Ineficiência das Empresas 1 2. Instalação de um laboratório de estatística didático e experimental BaixaInexistência de recursos para ensino 2 3. Sistematização de novas áreas experimentais com sistema de drenagem do solo e com irrigação BaixaFalta de recursos 3 4. Reforma e construção de novas estufas e casas-de- vegetação climatizadas BaixaFalta de recursos 4

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilida de Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1.Inserção Internacional - Convênios Baixa Indefinições da UFSM Nenhuma 1 2.Inserção internacional - Alunos BaixaIndefinições da UFSM Nenhuma1

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Metas prioridade 1: Inserção de novos docentes na nucleação Manter acima de 0,5 a proporção de artigos A1, A2, B1 Aumentar a homogeneidade das linhas e projetos de pesquisa Construção de um Laboratório de Biometria para a instalação dos novos equipamentos Inserção Internacional – Convênios Metas prioridade 2: Aumentar o número de publicações A1, A2 Fluxo de Pós-doutores Atrelar o IPD mínimo aos critérios da CAPES para um Programa nível 5 Atingir 100% das dissertações/teses com publicação de artigos Instalação de um laboratório de estatística didático e experimental Inserção internacional - Alunos PRINCIPAIS METAS

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