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PublicouDavi Pais Alterado mais de 9 anos atrás
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Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso: Mestrado: 2012 Coordenadora: Elizara Carolina Marin Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso: Mestrado: 2012 Coordenadora: Elizara Carolina Marin Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
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UFSM QUANTITATIVO DE ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de Formação20122013 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano 1020 Número de titulados cada ano-previsão até dez/2013 -10
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UFSM RESUMO DOS REQUISITOS EXIGIDOS PELO DOCUMENTO DE ÁREA CAPES Avaliação da CAPES compreende o seguintes itens e pesos: Proposta do Programa (15%); Corpo docente (15%); Corpo discente e trabalho de conclusão (40%); Produção Intelectual (40%); Inserção Social (peso 10%) O crescimento da produção tem aumentado em 30% a cada triênio –excelência fugidia Dobrou a publicação em periódico A1 O qualitativo tem aumentado A média entre todos os docentes da área atinge 509 pontos A mediana da Educação Física é de 320 pontos 81% dos docentes apresentam A1 e/ou A2 A lista da Web Qualis constam 1.309 periódicos
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UFSM RESUMO DO DESEMPENHO DO PROGRAMA NO PRIMEIRO ANO O programa se institui, tendo realizado sua primeira seleção (fevereiro/2012). Foram 28 inscritos, que preencheram 10 vagas distribuídas entre os 10 professores orientadores do programa; Todos os discentes receberam bolsa dedicação exclusiva; Parte dos projetos de dissertação possui fomento externo; Houve credenciamento de mais um docente permanente e em processo de apreciação duas solicitações para colaborador; Aprovação de Edital para Professor Visitante; Aprovação do Edital DOC/FIX da FAPERGS/CAPES e contemplados com uma bolsas para um doutor atuar com pesquisa; Está sendo realizada o segundo processo de seleção, com o PPG sendo o 3º mais procurado na UFSM.
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UFSM RESUMO DO DESEMPENHO COMPARATIVO AOS DEMAIS PROGRAMAS DA SUA ÁREA DE AVALIAÇÃO MEDIANA DO PROGRAMA = 142,5 (SOMENTE ANO DE 2012)
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UFSM PONTUAÇÃO INDIVIDUAL (SOMENTE 2012) 220 PONTOS 3 280 PONTOS 4 400 PONTOS 5 11 PROFESSORES PERMANENTES 10 75
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UFSM Pontos fortes do Programa Docentes com experiência em pós-graduação Boa inserção social e regional dos projetos Linhas de pesquisa claras e alinhadas com a área Laboratórios de pesquisa equipados Projetos com financiamento externo (todos os docentes têm pleiteado) Docentes com PQ ou com perfil equivalente Infraestrutura em processo de implementação de melhorias Apoio de técnico-administrativo Bolsa para todos os discentes Página web (português e espanhol) Professor visitante Aprovação de um DOCFIX/FAPERGS Reestabelecimento da revista Kinesis
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UFSM Pontos fracos do Programa Produção intelectual desequilibrada entre as linhas, como observado em outros programas da área 21 Baixa produção em periódicos de alto impacto, mas expectativa de aumento com a produção das dissertações em andamento Periodicidade da produção intelectual Necessidade de ampliar o quadro docente para melhor atender os requisitos da CAPES Poucos convênios nacionais e internacionais Infraestrutura (necessidade de sala para videoconferência e laboratório equipado para a área sócio-pedagógica)
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UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 (inverter ordem) Atingir conceito 4Existe apoio institucional e corpo docente com produção Desequilí- brio entre as linhas de pesquisa Crescente aumento da mediana da área 5 Recebimento de alunos estrangeiros para intercâmbio junto aos orienta- dores do programa Existem editais específicos nos quais serão pleiteados recursosnenhuma 5 Aumento do corpo discente por meio de novos processos seletivos Inserção de novos alunos conforme os editais de seleção nenhuma 5 Formar a primeira e a segunda turma de mestres Preenchimento dos créditos, desenvolvimentos dos projetos e apresentação das dissertações nenhuma 5 EXPECTATIVA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO COM RELAÇÃO A CONCEITO NO PRÓXIMO TRIÊNIO (2013-2015)
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UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Pleitear abertura do curso de doutorado Existe apoio institucional e corpo docente com produção para tal Desequilíbri o entre as linhas de pesquisa; corpo docente para uma das linhas nenhuma5 METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015
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UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Fomentar atividades pós- graduação, graduação e extensão Iniciação científica e projetos de extensão com desdobramento em produção científica nenhuma Pouca captação de recursos 4 Fomentar produção docente equilibrada Através de auxílio entre docente e vínculo com grupos de pesquisa e programas externos Aprimorar a redação científica em língua estrangeira Número de docentes em uma das linhas 5 Ampliar convêniosconvênios internacionais e nacionais Grupo sobrecarrega do em uma das linhas Nenhuma5 Concurso para docentes aptos para entrar no programa Vagas da instituição Vagas Interesse de profissionais qualificados 5 Fomentar e organizar afastamentos para Pós doutorado Programas de excelência e internacionais Grupo docente reduzido nos Deptos. Produção intelectual para aceder aos editais 3 Docentes com bolsa produtividade CNPQ Produção intelectualnenhumaNúmero limitado de bolsas 2 AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015
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UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Gerar e desenvolver projetos coletivos Participação em editais Elaboração de projetos Financiamento e Instituições de fomento 5 Estimular a interação internacional Colaboração com grupos pesquisa internacionais Elaboração de projetos Financiamento 4 Submissão mínima de um projeto ano docente Editais internos e externos Elaboração de projetos Produção intelectual para aceder aos editais 2 Fortalecimento dos grupos de pesquisa Acolhimento de docentes Número de projetos do CEFD Nenhuma 4 AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015
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UFSM MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Pontuação mínima de 400 pontos triênio por docente Organização anual (mínimo de 6 artigos em apreciação) Alta carga de atividade didática Reduzido nº de revistas para uma das linhas 5 Mínimo um periódico A1 – B1 ano de cada docente Periódicos internacionais – uso dos recurso da PRPGP nenhumaRevistas disponíveis4 Investimento em quali- dade ao invés de quan- tidade – reduzir B4 e B5 Focar no Qualis da área 21nenhumaRevistas disponíveis4 Produção de dois artigos de cada dissertação Regras estabelecidas em regimento interno nenhuma 5 AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015
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UFSM Consolidar Docentes Permanentes Consolidar produção intelectual qualificada (priorizar produção em períodicos A1, A2 e B1) Aumentar a quantidade de docentes produtivos permanentes Organicidade entre Área de concentração, Linhas de pesquisa e as produções docentes e discentes METAS
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UFSM Gerar produção a partir das disciplinas do programa Participar de editais nacionais e internacionais (temos que ser mais ousados) Oficializar convênios com grupos nacionais e internacionais Organizar banco de dados dos egressos Constituição do laboratório equipado para a área sócio- pedagógica Constituição de espaço equipado para videoconferência. METAS
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UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013- 2015 Qualificação dos laboratórios da área pedagógica Maior interação entre docentes do PPG e de outros programas afins Publicação em periódicos de maior impacto Aumento do número de orientadores para 15 Ter ao menos 8 docentes com produção intelectual para orientar doutorado
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UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA Realização de eventos internacionais Articular visitas de pesquisadores estrangeiros Buscar receber alunos estrangeiros para estágio nos laboratórios do PPG Promover convênios com instituições do exterior Disponibilizar o site do PPG em inglês
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