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SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

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Apresentação em tema: "SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA"— Transcrição da apresentação:

1 SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE LÍNGUA INGLESA 1º SEMESTRE 1 1 1 1 1

2 Equipe de Língua Estrangeira Moderna/Língua Inglesa
Cleci Carneiro Malucelli Nilva Conceição Miranda

3 LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA
DIRETRIZES CURRICULARES ORIENTADORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ... aprender uma língua estrangeira é um empreendimento essencialmente humanístico e não uma tarefa afecta às elites ou estritamente metodológica, e a força de sua importância deve decorrer da relevância de sua função afirmativa, emancipadora e democrática. Henry A Giroux, 2004. DIRETRIZES CURRICULARES ORIENTADORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA ... aprender uma língua estrangeira é um empreendimento essencialmente humanístico e não uma tarefa afecta às elites ou estritamente metodológica, e a força de sua importância deve decorrer da relevância de sua função afirmativa, emancipadora e democrática. Henry A Giroux, 2004. 3 3 3

4 Teórico-metodológica
Fundamentação Teórico-metodológica A proposta que orienta o ensino de Língua Estrangeira Moderna está fundamentada nas teorias do Círculo de Bakhtin, que concebem a língua como discurso, enquanto prática social constituído no contexto sócio-histórico em constante transformação..

5 - é heterogênea, ideológica e opaca; - constrói os significados;
Dessa forma, concebida como discurso, a língua - é dinâmica; - é heterogênea, ideológica e opaca; - constrói os significados; - encontra seu sentido no contexto de interação verbal

6 Segundo Bakhtin e Volochinov (1999):
“A verdadeira substância da língua não é constituída por um sistema abstrato de formas lingüísticas nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada através da enunciação ou das enunciações. A interação verbal constitui assim a realidade fundamental da língua.”

7 Conteúdo estruturante de Língua Estrangeira Moderna:
Discurso como prática social O uso da língua efetua-se em forma de enunciados, uma vez que o discurso também só existe na forma de enunciados e é produzido por um “eu”, um sujeito que é responsável por aquilo que fala e/ou escreve. A localização geográfica, temporal, social, etária também são elementos essenciais na constituição dos discursos.(PARANÁ, 2008, p. 61) Dessa forma, o discurso se efetiva nas práticas da oralidade, leitura e escrita.

8 A localização geográfica, temporal, social, etária também são elementos essenciais na constituição dos discursos.(PARANÁ, 2008, p. 61) Dessa forma, o discurso se efetiva nas práticas da oralidade, leitura e escrita.

9 Para Bakhtin, [...] os gêneros de discurso são os enunciados dos integrantes de uma ou de outra esfera da atividade humana e estas esferas de utilização da língua elaboram seus tipos relativamente estáveis de enunciado. (PARANÁ, 2008, p.63 )

10 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS Língua Estrangeira Moderna
As línguas estrangeiras são muito mais do que instrumentos de acesso à informação. São possibilidades de conhecer, expressar e transformar modos de entender o mundo e de construir significados. (PARANÁ, 2008, p.63).

11 Nessa perspectiva, pretende-se que o trabalho pedagógico com a disciplina ocorra por meio do engajamento discursivo e não pela mera prática de estruturas linguísticas. O ponto de partida da aula , será o texto, como unidade de linguagem em uso. Disponibilizar o texto, apenas, não é o bastante. É necessário provocar uma Nessa perspectiva, pretende-se que o trabalho pedagógico com a disciplina ocorra por meio do engajamento discursivo e não pela mera prática de estruturas linguísticas. O ponto de partida da aula , será o texto, como unidade de linguagem em uso. Disponibilizar o texto, apenas, não é o bastante. É necessário provocar uma

12 reflexão maior e considerar o contexto de uso e seus interlocutores
reflexão maior e considerar o contexto de uso e seus interlocutores. Por isso, os gêneros discursivos têm um papel importante no estudo da disciplina. (PARANÁ, 2008, p. 63) Torna-se essencial, portanto, nas aulas de Língua Estrangeira Moderna:

13 O uso de diversos recursos e fontes, a fim de que o aluno vincule o que é estudado com o que o cerca; A discussão em língua materna que servirá de subsídio para a produção textual na língua alvo; A seleção dos textos revelando o respeito às diferenças culturais, crenças e valores; O uso de diversos recursos e fontes, a fim de que o aluno vincule o que é estudado com o que o cerca; A discussão em língua materna que servirá de subsídio para a produção textual na língua alvo; A seleção dos textos revelando o respeito às diferenças culturais, crenças e valores;

14 As condições, proporcionadas pelos textos, para que os alunos ampliem seus conhecimentos linguístico-discursivos e percebam, presentes no discurso, as implicações históricas, culturais e sociais e a heterogeneidade da língua; As condições, proporcionadas pelos textos, para que os alunos ampliem seus conhecimentos linguístico-discursivos e percebam, presentes no discurso, as implicações históricas, culturais e sociais e a heterogeneidade da língua;

15 A compreensão dos sentidos produzidos no contato com os textos orais ou escritos, pelo conhecimento linguístico (subordinado ao conhecimento discursivo), pela mobilização do conhecimento de mundo e pela capacidade de reflexão; A compreensão dos sentidos produzidos no contato com os textos orais ou escritos, pelo conhecimento linguístico (subordinado ao conhecimento discursivo), pela mobilização do conhecimento de mundo e pela capacidade de reflexão;

16 A percepção de que as formas linguísticas não são idênticas, não assumem sempre o mesmo significado, mas são flexíveis e variam de acordo com o contexto e a situação em que a prática social da língua ocorre. A percepção de que as formas linguísticas não são idênticas, não assumem sempre o mesmo significado, mas são flexíveis e variam de acordo com o contexto e a situação em que a prática social da língua ocorre.

17 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS Língua Estrangeira Moderna
Para a escrita, é essencial que sejam disponibilizados recursos pedagógicos, juntamente com a intervenção do professor, oferecendo elementos para a elaboração da produção. Nesta proposta, para cada texto selecionado, serão estudados os aspectos culturais percebidos no texto, o ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS Língua Estrangeira Moderna As línguas estrangeiras são muito mais do que instrumentos de acesso à informação. São possibilidades de conhecer, expressar e transformar modos de entender o mundo e de construir significados. (PARANÁ, 2008, p.63).

18 gênero escolhido, sua aplicabilidade e elementos composicionais, a variedade linguística, análise linguística e as atividades envolverão pesquisa, discussão e produção textual. Os conteúdos poderão ser retomados em todas as séries, porém em diferentes graus de profundidade, levando em conta o conhecimento do aluno. Nessa perspectiva, pretende-se que o trabalho pedagógico com a disciplina ocorra por meio do engajamento discursivo e não pela mera prática de estruturas linguísticas. O ponto de partida da aula , será o texto, como unidade de linguagem em uso. Disponibilizar o texto, apenas, não é o bastante. É necessário provocar uma

19 Indicação de referências para consulta ao tema:
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Projeto Folhas nº Cleci Carneiro Malucelli. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Projeto Folhas nº1064. Floripes Cardoso Galdine. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Projeto Folhas nº Daniela Cristina Liz. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Projeto Folhas nº Anilton Cesar Feldaus. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação.Portal Dia a Dia Educação. Inglês. Textos para a sala de aula. Recipe.Disponível em: < Acesso em 18 set.2011. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Portal Dia a Dia Educação. Inglês. Informativos. Texto Instrucional. Disponível em:< Acesso em:18 set 19 19 19


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