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Electronic Data Interchange EDI

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Apresentação em tema: "Electronic Data Interchange EDI"— Transcrição da apresentação:

1 Electronic Data Interchange EDI
Conceituação e Estudo de caso Bradesco/American Express

2 Atual cenário econômico
Competitividade; Necessidade de integração; Compartilhamento de informações; Mudanças nas estruturas de negócios das organizações.

3 Objetivos 1 Traçar um panorama sobre o sistema EDI abordando suas vantagens, funções, desafios de implantação e realidade de funcionamento; 2 Analisar a utilização do sistema em uma empresa de cartões de crédito em Uberlândia: American Express.

4 EDI – Intercâmbio Eletrônico de Dados
EDI começou a ser utilizado como um fluxo eletrônico e padronizado de dados entre as empresas (PORTO); o EDI “é uma rede de acesso direto aos clientes do provedor, permitindo a conexão entre os sistemas eletrônicos de informação entre empresas, independentemente dos sistemas e procedimentos utilizados no interior de cada uma dessas empresas” (Pizysieznig Filho);

5 EDI – Principais componentes
Tradutores de EDI; As mensagens de transações comerciais; Padrões de formatação de dados;

6 EDI – Características Estabelecimento de padrões em relação às comunicações de dados; Ferramenta básica para implantação da reposição eficiente ou reposição automática;

7 EDI – Duas categorias EDI puro ou tradicional
Há várias mensagens padronizadas sendo trocadas pelos parceiros comerciais e o emprego dos serviços da Rede de Valor Agregado (VAN); Web EDI Integra as empresas menores ao sistema, em que o formulário com os dados da mensagem é acessível através da Internet;

8 Vantagens do EDI - Operacionais
Padronizar as informações trocadas nas relações comerciais Evitar erros interpretativos das informações Registrar de forma padronizada e organizada as transações Reduzir os custos com pessoas

9 Vantagens do EDI - Gerenciais
Agilizar o processo decisório sobre a produção Reduzir o tempo e o custo com compras padronizadas Gerenciar eletronicamente o estoque Estreitamento do vínculo entre empresas Maior dedicação ao Core Business e ao atendimento de clientes

10 Desafios para a implementação do EDI e apresentação da empresa

11 Desafios para a implementação do EDI
Significativo investimento inicial Altos custos operacionais Compra de um conversor (tradução das transações para o código EDI) Sistema EDI tradicional é inflexível Existência de muitos padrões de EDI (comunicação com diferentes parceiros comerciais) Investimento inicial: contratação de pessoas exclusivas para a construção do projeto (técnicos em sistemas e comunicações para a idealizar, testar e implementar o sistema. Treinamentos específicos para a equipe e mais genéricos para os colaboradores da empresa

12 Requisitos importantes
Desempenho gerencial que permita uma interação de sucesso entre os departamentos Redesenho da estrutura da empresa de seus processos e procedimentos (evitar incompatibilidades de sistemas e interfaces) Implementação integral do projeto com acompanhamento em manutenções e atualizações

13 A empresa analisada: Bradesco / American Express
Fundação em 1943 Em 1948 iniciou um período de intensa expansão, que resultou no maior banco comercial no Brasil Em 1988 tornou-se um banco múltiplo O Bradesco é um dos maiores bancos do setor no Brasil, em termos de total de ativos. Clientes: pessoas físicas, PME no Brasil, e importantes sociedades e instituições nacionais e internacionais É um dos maiores emissores de cartões de crédito no Brasil, com mais de 20 milhões de cartões emitidos

14 Bradesco / American Express
EDI na empresa Bradesco / American Express

15 A necessidade de comunicação da empresa
Como atualizar as contas de cartões de crédito de seus clientes após as compras realizadas?

16 Como seria sem o EDI? Transações registradas em canhotos ou cupons
Envio físico de uma infinidade de documentos Pessoas exclusivamente focadas no trato da “papelada”

17 Quem faz parte do processo
“EC” Cliente

18 O funcionamento do sistema
Estabelecimento comercial registra todas as suas transações do período “EC” formata arquivo com as transações e envia para a Amex Amex recebe o arquivo e valida as transações Transações são imputadas em sistemas de débito que atualizam o status do cliente

19 Quem faz parte do processo
“EC” Cliente CONFIRMAÇÃO DÉBITO TRANSAÇÕES

20 Instalação e treinamento
Manual da Amex com: requisitos de sistema configuração correta dos arquivos Trabalho das “VANS” nos EC Instalação do EDI Treinamento dos funcionários (Value Added Network ou Rede de Valor Agregado)

21 Comprovantes de Despesas
Composição do arquivo Um “arquivo” pode ser composto por vários lotes: Header Detalhe Trailler Lote Capa do lote Contra-capa de lote Comprovantes de Despesas

22 Exemplo de arquivo Registro do Header: POS Descrição Formato Tamanho
Obs. 01 IDENTIFICADOR DO REGISTRO X ‘H’ 02 NÚMERO DO ESTABELECIMENTO 9 10 12 DATA DO MOVIMENTO 06 AAMMDD 18 TIPO DO MOVIMENTO ‘1’ 19 NÚMERO SEQUENCIAL DO LOTE 25 DADOS DE CONTROLE DO ESTABELECIMENTO 31 56 ESPAÇO DISPONÍVEL 95 Brancos

23 H99101001149412251000001 Exemplo de arquivo Exemplo anterior:
NÚMERO DO ESTABELECIMENTO: DATA DO MOVIMENTO: 25/12/94 TIPO DO MOVIMENTO: 1 (à vista) NÚMERO SEQUENCIAL DO LOTE: HEADER: H

24 Algumas regras Podem ser enviados vários lotes numa mesma transmissão
Os movimentos à vista e parcelado devem estar em lotes separados Os movimentos têm horário limite de envio, definido em acordo entre as partes

25 Valor para a empresa Trabalho mais produtivo
Relatórios prontos dos movimentos Tarefas programadas automaticamente Segurança: controle automático de backup Rapidez: informações podem ser enviadas diariamente ou de acordo com a necessidade Menores custos: pode ser utilizado com várias plataformas e não necessita de operador dedicado


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