A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Meio Empreendedor: a chave da diferenciação Profa. Wanusa Centurion

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Meio Empreendedor: a chave da diferenciação Profa. Wanusa Centurion"— Transcrição da apresentação:

1 O Meio Empreendedor: a chave da diferenciação Profa. Wanusa Centurion
Prof. Fernando Paiva Profa. Wanusa Centurion Prof. Paulo Umbuzeiro

2 O Papel das Cidades A cidade oferece quatro recursos importantes necessários ao desenvolvimento territorial à disposição dos atores econômicos: Um sistema de organizações públicas com regras e códigos de funcionamento; Um conjunto de instalações de todo tipo, permitindo o desenvolvimento de atividades socioculturais, favorecendo a criatividade; Uma boa reputação de parte desse conjunto necessária ao desenvolvimento da cultura empreendedora e ao compartilhamento da informação; Uma variedade de organizações tipicamente urbanas que ofereçam serviços variados às empresas.

3 Definição de meio Construção social do mercado capaz de facilitar os múltiplos laços entre os recursos e competências, por um lado, e os compradores, por outro lado; Contexto de produção territorial medido pelo savoir-faire, pela cultura técnica e pelas capacidades de aprendizado; Ambiente socioeconômico, sistema aberto, próximo do empreendedor e da pequena empresa;

4 Grupos de atores que afetam o dinamismo do meio
Definição de meio Grupos de atores que afetam o dinamismo do meio ATORES EXEMPLOS PESSOAS-CHAVE PRINCIPAL APORTE 1. INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PARAPÚBLICAS Governo local, escolas, organizações de auxílio, normas e convenções Representante do setor, prefeito, formadores de opinião Formação e apoio à inovação 2. ESTRUTURA SETORIAL Empresas de todos os portes Líderes de negócios Empregos, matérias-primas, serviços às empresas 3. MÃO DE OBRA Engenheiros e técnicos Líderes sindicais Participação na diversificação 4. ORGANIZAÇÕES DE COOPERAÇÃO Redes Presidentes dos clubes dinâmicos de negócios Trocas de saberes e de savoir-faire 5. CULTURA EMPREENDEDORA Atitudes e aptidões na criação e inovação Modelos de negócios conhecidos Facilitação da capacidade de enfrentar a incerteza

5 O Papel do Meio Os importantes recursos fornecidos pelo meio:
A cultura; O fornecimento de financiamento de anjos; Recursos imateriais que representam a formação e a informação;

6 O Papel do Meio 4. Oferece cinco tipos de proximidade societal:
Proximidade cognitiva; Proximidade organizacional; Proximidade sociocultural; Proximidade institucional; Proximidade geográfica.

7 O Capital Social O capital social como um dos papéis do meio;
Pierre Bourdieu (1980, p. 2) e a definição de capital social: “o conjunto dos recursos ligados à posse de uma rede durável de relações mais ou menos institucionalizadas, de intercomunicações e de interconhecimentos [...]” Estoque de relações diferente para cada indivíduo, permite que os atores socioeconômicos tenham acesso à atualização;

8 O Capital Social O funcionamento do capital social
ATIVOS COLETIVOS (confiança, normas, convenções) Envolvimento e participação dos membros Interesses sociais Variações estruturais e posicionais ACESSIBILIDADE (redes, localizações e recursos) MOBILIZAÇÃO (recorrer a contatos e a diversos recursos) De expressão recursos coletivos, apoio entusiasmo BENEFÍCIOS Instrumentais, autoridade status reputação DESIGUALDADE CAPITALIZAÇÃO EFEITO Fonte: Adaptado de LIN (1999, v. 22, n. 1, p )

9 O Capital Social A demanda do capital social por retorno sobre o investimento, uma espécie de interesse social; O pequeno empreendedor e sua reputação no município; A dinâmica do meio como função da ligação entre capital social no meio, seguido por uma cultura empreendedora.

10 APRENDIZAGEM COLETIVA
O Capital Social FLEXIBILIDADE PROXIMIDADES APRENDIZAGEM COLETIVA Recursos Informação Inovação


Carregar ppt "O Meio Empreendedor: a chave da diferenciação Profa. Wanusa Centurion"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google