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Construindo um modelo de gestão da Qualidade

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Apresentação em tema: "Construindo um modelo de gestão da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Construindo um modelo de gestão da Qualidade
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2 Construindo um modelo de gestão...
IC RESULTADO GERENCIAMENTO DA ROTINA F O R N E C D PROCESSO Máquina Métodos Matéria Prima Mão de Obra Meio Ambiente Medida PRODUTO OU SERVIÇO CLIENTE BOM Mantém RUIM Melhora P D C A

3 Construindo um modelo de gestão...
O Gerenciamento da Rotina Onde tudo acontece... Previsibilidade Padronização Normas ISO Controle de Processo Participação CCQ TPM Ambiente 5S Melhoria Contínua

4 Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos
Estratificação Folha de verificação Gráfico de Pareto Causa e Efeito Histograma Diagrama de Dispersão Carta de Controle Fluxograma

5 Estratificação Folha de Verificação O que é? O que é?
Separação dos dados sobre um problema em “estratos” (grupos) Para que serve? A coleta de dados estratificada possibilita uma melhor avaliação da situação, permitindo na análise identificar um problema principal ou uma causa fundamental por Local por Tipo por Tempo por Máquina por Operador Folha de Verificação O que é? Planilha para coleta e registro de dados Para que serve? Para facilitar a coleta, compilação e a análise dos dados relacionados a um processo (problema) em investigação. Equip. 2 Oper. A B C D M T 1 I IIII II III

6 Diagrama de Causa e Efeito
Diagrama de Pareto O que é? É a representação gráfica do relacionamento entre causas que geram um resultado (desejado ou não) Para que serve? Para buscar em grupo, e registrar, as causas de um resultado, tornando-se um guia para discussão do processo (problema) em questão Estratégia silêncio coação observação Espírito espírito de luta orgulho coragem vergonha patriotismo Vitória da seleção brasileira Técnica trabalho em equipe cooperação função velocidade Diagrama de Causa e Efeito O que é? Diagrama de barras que ordena classes (problema ou causas) da maior frequência para a menor Para que serve? Para separar poucos problemas vitais (ou causas) dos muito triviais, priorizando o ataque sobre eles 100% Frequência Problema Mãos Pernas Olhos Outros Tipos de Acidentes de Trabalho 40 20 50%

7 Representação gráfica da relação entre duas variáveis.
Histograma O que é? Gráfico de barras que mostra como os dados se distribuem em relação a uma média e sua dispersão. Para que serve? Para verificar o comportamento de um processo em relação a especificação. Permite uma avaliação visual da capabilidade do processo. Ocorrências LIE LSE 100 110 120 130 90 80 5 10 15 20 Diagrama de Dispersão O que é? Representação gráfica da relação entre duas variáveis. Para que serve? Para comprovar a existência ou não de relação entre duas variáveis (entre uma hipótese de causa fundamental e o efeito indesejável, por exemplo). Pressão Temperatura temperatura

8 É uma representação gráfica mostrando todos os passos de um processo.
Gráficos de Controle Fluxograma O que é? É uma representação gráfica mostrando todos os passos de um processo. Para que serve? Para identificar o fluxo atual ou o fluxo ideal de acompanhamento de qualquer produto ou serviço, no sentido de identificar desvios ou pontos de melhoria. Montagem automatizada Recebimento Montagem manual Soldagem e limpeza Montagem final Expedição O que é? Diagrama de linha que mostra o comportamento de uma característica do processo ao longo do tempo. Para que serve? Permite a visualização do nível de variabilidade do processo provocada pelas causas comuns de variação. Indica se o processo tem um comportamento regular (estabilidade). Percurso até o Escritório Dias LSC LIC x (min.) 8 12 4

9 Meta Atingível pelo Gerenciamento da Rotina
Construindo um modelo de gestão... Meta Necessária A Sobrevivência Situação Atual Tempo Nível do Resultado da Empresa Diferença Prazo Meta Atingível pelo Gerenciamento da Rotina

10 Construindo um modelo de gestão...
O Gerenciamento da Rotina Área A Mantém IC F O R N E C D PRODUTO OU SERVIÇO CLIENTE PROCESSO Máquina Métodos Matéria Prima Mão de Obra Meio Ambiente Medida RESULTADO BOM RUIM Melhora P A GERENCIAMENTO DA ROTINA Área B Para onde iremos??

11 Construindo um modelo de gestão...
Visão de Futuro Cenários Resultados GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES ÁREAS A B C Desdobramento das Diretrizes Planejamento Estratégico Metas

12 Construindo um modelo de gestão...
ÁREAS Desdobramento das Diretrizes Metas A B C Planejamento Estratégico Visão de Futuro Cenários Resultados GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES P D C A IC GERENCIAMENTO DA ROTINA PROCESSO PRODUTO OU SERVIÇO CLIENTE F O R N E C D Matéria Prima Meio Ambiente RESULTADO Mantém Máquina Mão de Obra BOM Melhora RUIM Métodos Medida P D C A

13 Diferença Análise Prazo Tempo Gerenciamento Pelas Diretrizes
Meta Atingível pelo Gerenciamento da Rotina Diferença Prazo Meta Necessária A Sobrevivência Situação Atual Tempo Nível do Resultado da Empresa Gerenciamento Pelas Diretrizes Análise Busca das causas que impossibilitam o atingimento Idéias de medidas Medidas de rompimento com a situação atual (Breakthrougt) Melhoria dos produtos e processos existentes Novos produtos e novos processos (nova tecnologia) Desdobramento das Medidas

14 Ferramentas da Administração e do Planejamento
Diagrama de Afinidades Diagrama de Relações Diagrama de Matriz Matriz de Priorização Diagrama de Árvore Diagrama do Processo Decisório Diagrama de Setas

15 Diagrama de Afinidades
Diagrama de Relações O que é? Apresenta a relação de causa e efeito de um conjunto de dados não numéricos. Para que serve? Para organizar as informações disponíveis sobre o problema analisado. Por que o operador erra? Nervosismo Ansiedade sobre um problema Pensamento em outra coisa Incapacidade de concentração Ambiente de trabalho inadequado Elevada temperatura Escuridão O que é? É uma ferramenta que visa dividir o tema em subtemas que possuam similaridade. Para que serve? Para organizar informações, melhorar a visualização e facilitar o entendimento da estrutura do problema. Desenvolver estratégias p/ aumentar a qualidade dos produtos Elevar o entusiasmo dos funcionários Grupo 2 Informação Elevar motivação do time de vendas Incentivar a busca por desafios Informação Elevar o nível de controle da empresa Adequar Sistema de Garantia Melhorar o nível dos profissionais de controle Aprimorar o controle da lucratividade

16 Diagrama de Matriz Matriz de Priorização
Causa do defeito Tipo de defeito I II III IV A B C D E F Matriz de Priorização O que é? Processa as informações contidas em um conjunto de dados permitindo que uma lista de atributos seja reduzida a duas ou três informações que representam o todo. Para que serve? Para priorizar as causas de um problema em função da análise individualizada do seu impacto nos efeitos percebidos. Causa Efeito Efeitos principais Causas O que é? É uma ferramenta que dá visibilidade ao relacionamento existente entre dois ou mais conjuntos de fatores, através da disposição destes nas linhas e colunas de uma matriz. Para que serve? Para evidenciar a força da relação existente entre os mesmos, e permitir a visualização do problema como um todo.

17 Diag. do Processo Decisório
Diagrama de Árvore Diag. do Processo Decisório Sr. A deseja falar com o Sr. W antes que ele se encontre com o presidente da empresa X Telefonar para o escritório do Sr. W Sr. W já deixou seu escritório, tendo ido para a empresa Y. A seguir ele irá para a loja Z e, finalmente, para o aeroporto onde se encontrará com o presidente da empresa X. Enviar o funcionário B para procurar o Sr. W na loja Z Telefonar para a empresa Y O que é? Utilizado para garantir o alcance de uma meta pelo estudo da lógica de todas as possibilidades de ocorrência de eventos. Para que serve? Serve para realizar a padronização de atividades na área de prestação de serviços. O que é? Ferramenta que define a estratégia de solução de um problema através do mapeamento detalhado dos caminhos a serem percorridos p/ o alcance de um objetivo. Para que serve? Serve para mapear sistematicamente todas as medidas necessárias para alcançar um objetivo global e os demais objetivos que com ele estejam relacionados. Reduzir nível de estoque Objetivo Meios Alterar regras de programação Meio Aumentar esforço de venda Reduzir não conformidades

18 Diagrama de Setas O que é?
É uma ferramenta que possibilita visualizar uma sequência de atividades a serem realizadas. Para que serve? Serve para mostrar o cronograma de execução das tarefas de um projeto, bem como seu caminho crítico, e como eventuais atrasos afetam o tempo de execução nos planos em que o prazo é um fator crítico de sucesso. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Conceito do produto Máquinas Desenhos Prototipagem Materiais Proj.Processo Piloto Ferramental Produção

19 A Diferença entre o Método e as Ferramentas
Método de Gerenciamento Corresponde à seqüência lógica de ações necessárias para se garantir o atingimento de uma meta ou a solução de um problema Ferramentas Gerenciais São técnicas que visam captar, processar e dispor as informações para que possam ser transformadas em novos conhecimentos Diagrama de Causa e Efeito Diagrama de Afinidades Estratificação e Pareto Diagrama de Árvore a b c

20 Mudanças Modernização Qual a Importância para as empresas?


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