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Capítulo 6 Captura de Requisitos: De Visão para Requisitos Disciplina: Estudo do RUP Autor: Vander Alves Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba.

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1 Capítulo 6 Captura de Requisitos: De Visão para Requisitos Disciplina: Estudo do RUP Autor: Vander Alves Orientação: Augusto Sampaio Paulo Borba

2 1999RUP - DI / UFPE 1. Core Workflows zPrincípios: dirigido use case; centrado na arquitetura e iterativo e incremental; zestudo individual dos workflows; zdivisão didática; zlembrar iteração e interação entre os workflows.

3 1999RUP - DI / UFPE 2. Workflow de requisitos z O que o sistema deve fazer para usuários e clientes; zdeve ser claro e útil para os desenvolvedores; zdelimita o sistema; zprovê base para planejamento (iterações); zdefine a GUI.

4 1999RUP - DI / UFPE 3. Dificuldades zFontes imprecisas, inconsistentes e incompletas: usuários, clientes; ztradicionalmente, analista lista requisitos. zNa prática, volumoso e transição não natural para projeto; zProposta: foco na missão do sistema.

5 1999RUP - DI / UFPE 4. Visão geral da captura de requisitos zListar possíveis requisitos; zentender o contexto do sistema; zcapturar requisitos funcionais; zcapturar requisitos não funcionais.

6 1999RUP - DI / UFPE 4.1 Listar possíveis requisitos zFeatures que clientes, usuários, analistas e desenvolvedores sugerem para próxima versão; zStatus, custo de implementação, prioridade, risco zestimar tamanho; zplanejar iterações.

7 1999RUP - DI / UFPE 4.2 Entender o contexto do sistema zÉ essencial para a captura dos requisitos; zDuas abordagens: yModelagem do domínio: conceitos e associações, glossário (padronizar comunicação) yModelagem do negócio: processos suportados pelo sistema.

8 1999RUP - DI / UFPE 4.3 Capturar requisitos funcionais zÉ realizado pelos use-cases; zdetalhes no capítulo 7.

9 1999RUP - DI / UFPE 4.4 Capturar requisitos não funcionais zPropriedades de sistema, ambiente, restrições de implementação, projeto, interface, hardware zPodem ou não ser aplicadas a nível de use cases

10 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio zEstrutura e dinâmica da organização; zvisão comum da organização por clientes, usuários e desenvolvedores zderivar requerimentos que suportam a organização.

11 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

12 1999RUP - DI / UFPE 5.1 Capturar um vocabulário comum zVocabulário comum usado em todas descrições do negócio; zimportância para consistência; zsubstantivos no singular. Ex: tarefa, pedido.

13 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

14 1999RUP - DI / UFPE 5.2 Achar atores e use cases de negócio zDelinear processos do negócio; zdefinir as fronteiras do negócio; zdefinir quem e o que interagirá com o negócio; zcriar diagrama do modelo use case de negócio. zilustrar como o negócio é suportado por este modelo.

15 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

16 1999RUP - DI / UFPE Vendas Comprador Vendedor 5.2 Achar atores e use cases de negócio (exemplo)

17 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

18 1999RUP - DI / UFPE 5.3 Detalhar um use case de negócio zDetalhar o workflow do use case de negócio: membros do projeto e do negócio ybrainstorm das atividades; yinterações com atores de negócio; yestruturar workflow: fluxos concorrentes, alternativos, excepcionais, comuns; zdetalhe acessível a clientes e usuários.

19 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

20 1999RUP - DI / UFPE 5.4 Estruturar o modelo use case de negócio zReescrita abstrata dos use cases: comportamento comum, alternativo e excepcional (include, extend, generalization); zidentificar atores abstratos com papéis comuns a vários atores; zEnfim, “enxugar” o diagrama.

21 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

22 1999RUP - DI / UFPE 5.5 Revisar o modelo use case de negócio zModelo: completo? correto? estrutura, etc. zAtores: completo? Papel e não pessoa? Fora do negócio? Interage com use case? zUse cases: completo? Descrição clara? Envolvido com ator? Use case abstratos?

23 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

24 1999RUP - DI / UFPE 5.6 Achar trabalhadores de negócio e entidades zIdentificar todos “papéis” e “coisas” no negócio: unidades organizacionais, trabalhadores de negócio (papéis) e objetos (coisas); zimplementar use case de negócios em termos de trabalhadores de negócio e entidades; zcolaboração e modelo de objeto de negócio.

25 1999RUP - DI / UFPE 5.6 Achar trabalhadores de negócio e entidades (exemplo) Conta Fatura Comprador Vendedor Gerenciador de pagamento

26 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

27 1999RUP - DI / UFPE 5.7 Detalhar trabalhador de negócio zDetalhar as responsabilidades de um trabalhador de negócio na implementação do use case; zdefinir suas operações; zdefinir seus atributos.

28 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

29 1999RUP - DI / UFPE 5.8 Detalhar entidade de negócio zDetalhar as responsabilidades de uma entidade na implementação do use case ; zdefinir suas operações; zdefinir seus atributos.

30 1999RUP - DI / UFPE 5. Modelagem de negócio

31 1999RUP - DI / UFPE 5.9 Revisar o modelo de objeto de negócio zValidação com stakeholders; ztrabalhadores; zentidades; zimplementação.

32 1999RUP - DI / UFPE 6. Modelagem de domínio

33 1999RUP - DI / UFPE 7. Pontos a considerar zQuantidade de passos das atividades: 60; zQuantidade de artefatos: 9; zO que cortar?


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