A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM."— Transcrição da apresentação:

1 1

2 2 Bem-vindos à UFRGS!!

3 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REALIZAÇÃO

4 4 Unidades Operativas - Pólos  Alvorada  Gravataí  Sapiranga  São Leopoldo  Três Cachoeiras LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

5 5 Preparar o professor para  a metareflexão permanente  a ampliação e a reconstrução do conhecimento  a recriação das práticas pedagógicas Objetivos do curso LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

6 6 Estrutura do Curso Carga Horária  2820 horas em atividades formativas  300 horas em Estágio Docente Supervisionado  105 horas em atividades complementares  A carga horária será distribuída em 9 semestres letivos  Os alunos com ingresso em 2007/1 realizarão o curso em 8 semestres, a partir do Eixo II e, em cada semestre, irão recuperando as 4 interdisciplinas do Eixo I Cada semestre:  Eixo articulador »Interdisciplinas »Seminário Integrador LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

7 7 Metodologia APRENDIZAGEM EM REDE Construção do conhecimento apoiado por metodologia interativa e problematizadora, integrada à prática dos professores em formação, mediada por professores e tutores em atividades presenciais e à distância, usando ambientes e ferramentas interativas na Internet. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

8 8 Haverá um uso intenso da Internet para:  Acessar as atividades semanais  Desenvolver atividades cooperativas  Postagem de atividades individuais  Interagir com professores, tutores e colegas LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA Metodologia

9 9 Atividades presenciais e a distância  Pelo menos 20% das atividades serão realizadas na modalidade presencial (atendendo à legislação de EAD)  Haverá sempre um dia reservado para encontros presenciais com os professores nos Pólos  Os Pólos estarão abertos em períodos apropriados para atender a demanda local, considerando os turnos: manhã, tarde e noite  Os Pólos incluirão em seus planejamentos a abertura no sábado LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

10 10 Nos Pólos  Atividades presenciais com os professores  Orientação e interação com os tutores  Desenvolvimento de atividades de grupo  Uso do Laboratório de Informática com acesso à Internet em banda larga  Acesso a materiais bibliográficos/impressos do curso No ambiente virtual (via Internet)  Acesso aos materiais e desenvolvimento das atividades do curso  Interação com os professores e tutores a distância  Interação com os colegas LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA Atividades presenciais e a distância

11 11 Docência e Coordenações Nos Pólos  Gerente de Pólo  Tutores de Pólo (presencial) – cada tutor trabalha com um grupo de 20 alunos Na Sede (UFRGS)  Equipe de Coordenação  Secretária do Curso  Professores das Interdisciplinas  Tutores da sede (a distância) – cada tutor trabalha com um grupo de 40 alunos LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

12 12 INTERDISCIPLINASCH Seminário Integrador II45 Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I 105 Fundamentos da Alfabetização75 Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva História 105 Infâncias de 0 a 10 anos45 2º SEMESTRE: EIXO II – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM II – O TRABALHO EDUCACIONAL: CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E SUBJETIVIDADE. Alunos com ingresso em 2006/2

13 13 2º SEMESTRE: EIXO II – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM II – O TRABALHO EDUCACIONAL: CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E SUBJETIVIDADE. INTERDISCIPLINASCH Seminário Integrador I105 Seminário Integrador II45 Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I 105 Fundamentos da Alfabetização75 Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva História105 Infâncias de 0 a 10 anos45 Alunos com ingresso em 2007/1

14 14 26/03Início do 2º. Semestre Letivo- alunos 2006/02 01/04 Vestibular PEAD 11 a 21/04Início aulas 1º. Semestre Letivo- alunos 2007/01 23/04 a 09/06Bloco I 1. Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I 2. Alfabetização 11 a 16/04Fechamento Bloco I Presencial 18/06 a 28/07Bloco II 1. Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica 2. Infâncias de 0 a 10 anos 30/07 a 04/08Fechamento Bloco II Presencial 06 a 11/08Workshop de encerramento 13 a 18/08Seminário Integrador I- 2007/01- Fechamento Presencial 20 a 25/08Seminário Integrador II- Fechamento Presencial Cronograma do Semestre 2007/1 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

15 15  Avaliação continuada - processos e produções  Acompanhamento preventivo  Worshop de fechamento do semestre: produção de memoriais Avaliação escrita Apresentação oral ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

16 16 Agradecemos a presença de todos e desejamos um feliz início de semestre aos nossos alunos, tutores, professores, gerentes de pólo e técnicos de apoio. Obrigada! Coordenação do PEAD LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA


Carregar ppt "1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google