A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Camélia Santina Murgo José Luiz Guazzelli Pirágine Telessala - Jau

2 Algumas reflexões iniciais
A tecnologia na atualidade tem sido utilizada como forma de mediatizar o processo de ensino e de aprendizagem – Belloni (1999). A Educação a Distância tem se desenvolvido em paralelo com as tecnologias de comunicação e as tecnologias educacionais que são ferramentas diversas.

3 A tecnologia como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional
Promover a aprendizagem ao invés do ensino; Colocar o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz; Auxiliar o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas um processo de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual (Neitzel, 2001).

4 Na Educação a Distância...
A interatividade pode ser definida como veículo de construção do conhecimento. Embora a comunicação ocorra entre aqueles que se encontram geograficamente separados, esta pode se processar por meio de materiais digitais, impressos e audiovisuais.

5 Tutoria na Educação Superior à Distância
As habilidades do tutor: Avaliar; Facilitar; Moderar; Motivar; Orientar; Criar ambientes de estudo motivadores; Preservar a empatia e compreensão na relação com os alunos; Estar atento a possíveis conflitos interpessoais no grupo de aprendizes; Ter atitude acolhedora, diretiva e eficaz no auxílio do aluno na resolução de atividades.

6 Dimensões do processo ensino-aprendizagem na EAD: Objetivos
Facilitar a formação de indivíduos competentes e autônomos; Formação para a competência em termos dos conhecimentos técnico-científicos que o mundo do trabalho exige; Formação para a competência política, social, cultural, ética e humanista.

7 Dimensões do processo ensino-aprendizagem na EAD: Seleção e Organização dos Conteúdos
Conteúdos devem ser situados no tempo e no espaço e organizados de forma a favorecer uma representação do conhecimento menos fragmentada. Perspectiva de um currículo interdisciplinar que favoreça a construção do conhecimento, uma vez que os conceitos, os contextos teóricos e as práticas se organizam em torno de unidades globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas pelas várias disciplinas. Uma concepção globalizante que permita analisar problemas, situações e acontecimentos dentro de um contexto abrangente, utilizando, para isso, conhecimentos da experiência social, cultural e laboral dos alunos deve priorizar as articulações do conhecimento a ser construído com a área profissional;

8 Em meio a inúmeras possibilidades desse casamento entre real e
Dimensões do processo ensino-aprendizagem na EAD: Procedimentos Metodológicos Em meio a inúmeras possibilidades desse casamento entre real e virtual, podemos destacar algumas: criação de fóruns de discussão, por área e por disciplina, oferecimento de monitoria aos alunos; apoio a projetos colaborativos, mesmo que realizados em sala de aula, por meio de recursos virtuais.

9 Dimensões do processo ensino-aprendizagem na EAD: Avaliação da Aprendizagem
Nos pólos presenciais deve ser permanente o incentivo aos alunos para o trabalho em grupo, e para a utilização da Internet na interação com os tutores a distância. Também deve ser favorecido o clima de interação propiciando o diálogo e a participação. A metodologia deve ser escolhida priorizando recursos que incentive os alunos à construção do conhecimento.

10 Para finalizar... As dificuldades inerentes da distância física entre professor e aluno aumentam a necessidade de professores preparados para a edição de cursos bem planejados, ambientes computacionais com recursos adequados e fáceis de serem utilizados e alunos motivados a adquirir conhecimento à distância.

11 Para finalizar As equações desafiadoras da educação a distância continuam sendo: Como ofertar educação de qualidade, a partir de centros produtores de conteúdos respeitando as características locais/regionais e dos indivíduos aos quais o programa é dirigido? Como gerenciar tecnologias educacionais para servirem a um projeto educativo que fomente a autonomia dos indivíduos nele envolvidos?

12 Para finalizar como tem se configurado, ou melhor, se assegurado, as relações entre professor e aluno nas modalidades de EAD? É aqui, exatamente nessa instância, que aparece o personagem do professor-tutor, cujo papel é mediar a relação educativa estabelecida entre o aluno e o conteúdo a ele apresentado, entre o aluno e as tecnologias e entre o aluno e os outros alunos. Se a educação a distância tira do professor-tutor um importante instrumento de acompanhamento, que é o feedback rico e instantâneo propiciado pelas atividades presenciais, oferece também novas possibilidades.

13 Para finalizar Pode-se dizer que estamos diante do aparecimento de um novo ecossistema cognitivo no qual se integram seres humanos e agentes artificiais. Cada vez mais a EAD deve se formatar num processo que reuni pessoas, conhecimento, estratégias e tecnologias para construir ambientes eficazes de ensino-aprendizagem.

14 Referências BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999. GUIMARÃES, A. S. Novo ecossistema cognitivo: pensamentos sobre tecnologias de Informação e a metamorfose do aprender. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. V1, n MORAN, J. M. (2002). Pedagogia integradora do presencial-virtual. Rio de Janeiro, setembro de Disponível em


Carregar ppt "PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google