A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  "— Transcrição da apresentação:

1 1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação   Morfologia e Fisiologia do aparelho reprodutor humano masculino

2 Órgãos Reprodutores Masculinos
Escroto Pénis Órgãos Reprodutores Masculinos Externos Internos Ductos Gónadas Glândulas Acessórias Testículos Próstata Vesículas Seminais Glândulas de Cowper Epidídimos Uretra Canais Deferentes

3

4

5 Órgãos reprodutores masculinos internos
Gónadas: Testículos (2): Função: produção de espermatozóides e testosterona São constituidos por numerosos tubos seminíferos enrolados, rodeados por várias camadas de tecido conjuntivo – a túnica albugínea ou cápsula fibrosa. Originando vários septos, dividindo os testículos em vários lóbulos. Estes contêm 2 ou 3 tubos seminíferos, onde ocorre a produção de espermatozóides.

6 Nos tubos seminíferos é possível distinguir grandes células somáticas – células de Sertoli, que são essenciais no processo de espermatogénese. Entre os tubos seminíferos, existem células intersticiais de grande tamanho – células de Leydig, que produzem testosterona, entre outras, responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários.

7 Ductos: Canais Deferentes (2)
Epidídimos (2) Túbulo seminífero enovelado, em contacto com o canal deferente correspondente. Os espermatozóides sofrem aqui maturação (mobilidade e capacidade fecundativa), uma vez que o esperma permanece aqui cerca de 20 dias. Canais Deferentes (2) Partem dos testículos e rodeiam a bexiga urinária, através desta unem-se a um canal da vesícula seminal, formando um canal ejaculatório. A contracção das paredes musculosas dos canais deferentes permite a ejaculação. Uretra Os canais deferentes abrem para a uretra. Canal que comunica com o exterior e é comum ao aparelho urinário e excretor.

8 Glândulas Acessórias Próstata Vesícula Seminal (2)
Vesícula Seminal (2) Produz um muco alcalino que contém muco, frutose (energia aos espermatozóides), enzimas e hormonas. Representa cerca de 60% do volume do esperma. Próstata Produz vários produtos entre os quais citrato (nutriente para os espermatozóides) e enzimas anticoagulantes, contribui com cerca de 30% do volume total do esperma. Controla ainda a alternância da passagem de produtos provenientes do sistema urinário e do sistema reprodutor. Liberta, directamente para a uretra. Glândulas de Cowper (2) Produzem secreções que perfazem 10% do esperma. Antes da ejaculação secretam para a uretra um muco alcalino que neutraliza a acidez da urina que possa aí permanecer.

9 Órgãos reprodutores masculinos externos
Escroto: É uma prega externa da superfície corporal que permite manter os testículos fora da cavidade abdominal, permitindo a formação dos espermatozóides (espermatogénese), uma vez que para que estes se formem é necessária uma temperatura inferior à corporal. (-2ºC)

10 Pénis É constituído por 3 cilindros do tecido esponjoso eréctil – os corpos cavernosos - resultantes da modificação de veias e capilares sanguíneos. Durante o acto sexual, os corpos cavernosos enchem-se de sangue vindo das artérias do pénis, o que leva a um aumento de pressão e fecham-se as veias, o que provoca a erecção. Essencial para a inserção do sémen na vagina. A uretra é rodeada pelo corpo esponjoso da uretra, o que permite mantê-la aberta para a saída do sémen. Na extremidade do pénis, situa-se a glande cheia de terminações nervosas e com o meato urinário. A glande é recoberta por uma prega de pele, o prepúcio.

11


Carregar ppt "1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google