A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo clínico comparativo das convulsões neonatais entre recém-nascidos pré-termo e termo (Comparative clinical study preterm and full- term newborn neonatal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo clínico comparativo das convulsões neonatais entre recém-nascidos pré-termo e termo (Comparative clinical study preterm and full- term newborn neonatal."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo clínico comparativo das convulsões neonatais entre recém-nascidos pré-termo e termo (Comparative clinical study preterm and full- term newborn neonatal seizures) Holanda MRR, Melo NA Arq Neuropsiquiatr 2006;64:45-50 Apresentação: Gustavo César Medeiros R2-Unidade de Neonatologia do HRAS/SES/DF

2 Introdução Ocorrência de convulsões neonatais indicam disfunção primária ou secundária do SNC Ocorrência de convulsões neonatais indicam disfunção primária ou secundária do SNC A determinação da etiologia é crítico pois permite a avaliação de tratamento e prognóstico A determinação da etiologia é crítico pois permite a avaliação de tratamento e prognóstico

3 Método Estudo prospectivo neonatal avaliou de 1 de Agosto de 2001 a 31 de julho de 2002, 9 UTI em Natal, Brasil. Critérios de inclusão: Descrição detalhada e sem dúvida, da convulsão; ocorrência da primeira convulsão até 28 dias de vida. Análise Estatística: utilizado o teste de Fisher, Odds Ratio e o Teste de U de Mann Whitney (significância estatística: p<0,05)

4 Objetivo Comparar e diferenciar as convulsões neonatais entre RN pré termo e termo em UTI

5 Resultados e Discussão Foram avaliados 1646 recém-nascidos (RN) divididos em 9 hospitais públicos e privados; 114 RN apresentaram convulsões; de acordo com critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 104 RN, sendo que 30 eram pré-termo e 74 eram termo.

6 O Apgar do 1o Minuto (0-6) ocorreu com maior freqüência nos RNT; a mortalidade foi maior nos RNPT

7 A encefalopatia hipóxico-isquêmica ocorreu mais nos RNT e a hemorragia peri/intraventricular ocorreu mais nos RNPT

8 Convulsões sutis foram f freqüentes nos RNT; convulsões clônicas foram mais frequentes nos RNPT

9 Resultados e Discussão Importante achado do estudo foi o tempo da primeira convulsão que ocorreu mais tarde nos recém-nascidos a termo (RNT); essa diferença foi atribuída a etiologia de cada grupo. Importante achado do estudo foi o tempo da primeira convulsão que ocorreu mais tarde nos recém-nascidos a termo (RNT); essa diferença foi atribuída a etiologia de cada grupo. Encefalopatia devido a hipoxemia e isquemia foi a etiologia mais freqüente em RNT e apresenta primeira convulsão mais cedo (nas primeiras 48h de vida). Encefalopatia devido a hipoxemia e isquemia foi a etiologia mais freqüente em RNT e apresenta primeira convulsão mais cedo (nas primeiras 48h de vida).

10 Resultados e Discussão Hemorragia peri/intraventricular foi a etiologia mais freqüente em recém- nascido pré-termo (RNPT) e apresentou manifestações clínicas com primeira convulsão após 72h de vida. Hemorragia peri/intraventricular foi a etiologia mais freqüente em recém- nascido pré-termo (RNPT) e apresentou manifestações clínicas com primeira convulsão após 72h de vida. Presença de asfixia grave (Apgar 0 a 3) não mostrou diferença estatística significante entre os grupos. Presença de asfixia grave (Apgar 0 a 3) não mostrou diferença estatística significante entre os grupos.

11 Resultados e Discussão Depressão do RN (Apgar 0 a 6) mostrou diferença estatística significante com menor freqüência em RNPT. Essa diferença desaparece no 5º minuto de vida devido a técnicas de reanimação (RNPT tem grande risco de asfixia perinatal e necessitam de reanimação na sala de parto devido a deficiência de surfactante, maior perda de calor, grande risco de infecção intra- uterina e capilares cerebrais muito frágeis) Depressão do RN (Apgar 0 a 6) mostrou diferença estatística significante com menor freqüência em RNPT. Essa diferença desaparece no 5º minuto de vida devido a técnicas de reanimação (RNPT tem grande risco de asfixia perinatal e necessitam de reanimação na sala de parto devido a deficiência de surfactante, maior perda de calor, grande risco de infecção intra- uterina e capilares cerebrais muito frágeis)

12 Resultados e Discussão Convulsões sutis foram a causa mais freqüente nesse estudo, ocorrendo em 59,6% dos RN. Quando comparados os dois grupos, são mais freqüentes em RNT. Convulsões clônicas são mais freqüentes em RNPT. Convulsões sutis foram a causa mais freqüente nesse estudo, ocorrendo em 59,6% dos RN. Quando comparados os dois grupos, são mais freqüentes em RNT. Convulsões clônicas são mais freqüentes em RNPT. Taxa de mortalidade foi similar aos anos 90, em torno de 90% e maior em RNPT, porém mais devido a patologias associadas a prematuridade que convulsões Taxa de mortalidade foi similar aos anos 90, em torno de 90% e maior em RNPT, porém mais devido a patologias associadas a prematuridade que convulsões

13 Conclusão RNPT desenvolvem convulsão mais tardia provavelmente devido a sua etiologia; RNPT desenvolvem convulsão mais tardia provavelmente devido a sua etiologia; Hemorragia peri/intraventricular predomina em RNPT e Encefalopatia por hipoxemia e isquemia predominam em RNT; Hemorragia peri/intraventricular predomina em RNPT e Encefalopatia por hipoxemia e isquemia predominam em RNT; Convulsões clônicas são mais freqüentes em RNPT e as sutis em RNT; Convulsões clônicas são mais freqüentes em RNPT e as sutis em RNT; Mortalidade associada a prematuridade sem relação com convulsão Mortalidade associada a prematuridade sem relação com convulsão

14

15 Consultem os seguintes artigos: Tratamento das convulsões neonatais Autor(es): Janet Rennie, Geraldine Boylan. Realizado por Paulo R. Margotto e Martha G. Vieira Convulsão Neonatal Autor(es): Mary L. Zupanc. Apresentação: Fábio Macias Frade Convulsões no recém-nascido Autor(es): Paulo R. Margotto


Carregar ppt "Estudo clínico comparativo das convulsões neonatais entre recém-nascidos pré-termo e termo (Comparative clinical study preterm and full- term newborn neonatal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google