A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida de Cristo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida de Cristo."— Transcrição da apresentação:

1 Vida de Cristo

2 1- INTRODUÇÃO A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico Entre o VT e o NT 400 anos de silêncio. No tempo de Jesus a Judéia estava sob o domínio romano e o mundo experimentava a influência do helenismo (conjunto de idéias e costumes da Grécia antiga).

3 Deus preparou o mundo para receber Jesus Cristo.
O império grego confere ao mundo conhecido da época um idioma e uma cultura comum. O império romano fornece um governo estável e a paz em âmbito mundial (a pax romana), bem como um esplêndido sistema de estradas.

4 A TEOCRACIA JUDAICA REI PROFETA SACERDOTE

5 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo.
Durante os quatro séculos de silêncio, surgiram entre os judeus diferentes seitas político-religiosas.

6 Os Escribas 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo.
De copistas a interpretadores Faziam parte do Sinédrio Jesus os censurou em Lc 20:46.

7 Os Escribas escrituário, escrivão;
na Bíblia, pessoa versada na lei mosaica e nas sagradas escrituras, intérprete, professor. Os escribas examinavam as questões mais difíceis e delicadas da lei;

8 Os Escribas Com o passar dos anos, na época de Jesus, os escribas, com suas interpretações, já haviam montado uma espécie de “tradição” que andava paralela ao que dizia a Palavra de Deus.   “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem.” (Mateus 15. 2)

9 Os Escribas Intérpretes profissionais da Lei. Enfatizavam especialmente as tradições. Muitos escribas eram fariseus. De acordo com Jesus: Respeito à Lei. Entrega à obediência a Deus. Em desacordo com Jesus : Rejeitavam a autoridade de Jesus para interpretar a Lei. Desprezaram a Jesus como Messias porque não obedecia todas suas tradições.

10 Os Fariseus 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo.
“Separados” ? Conceituados Hipócritas A maior seita

11 Os Fariseus - Seita que praticava de ritos e formas de piedade, tal como lavagens ceremoniais, jejuns, orações, e esmolas.

12 Os Fariseus Negligentes da genuína piedade, orgulhavam-se em suas boas obras. Acreditavam na existência de anjos bons e maus, e na vinda do Messias; Acreditavam na ressurreição; Cada um seria recompensado de acordo com suas obras individuais.

13 Os Fariseus Eram inimigos de Jesus e sua causa; foram duramente repreendidos por ele por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a fim de ganhar popularidade; Tinham grande influência no povo.

14 Flávio Josefo Judeu/romano Historiador no Sec I Fariseu
Obra “História dos Hebreus”

15 Seita religiosa de judeus que propagavam obediência meticulosa à Lei e tradições judias. Muito influente nas sinagogas. (Mat 23:1-36). De acordo com Jesus: Respeito pela Lei, crença na ressurreição dos mortos, comprometidos a obedecer a vontade de Deus. Em desacordo com Jesus: Rejeitavam a afirmação de Jesus de que era o Messias porque não seguia todas suas tradições e se reunia com gente de notória má conduta. Não praticavam o que ensinavam. Hipócritas.

16 Negavam a ressurreição
2- Seitas político-religiosas na época de Cristo. Os Saduceus Céticos Materialistas Livres pensadores Ricos e influentes Negavam a ressurreição

17 Os Saduceus Negavam as seguintes doutrinas:
- ressurreição do corpo - imortalidade da alma - existência de espíritos e anjos

18 Depois os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: Marcos 12:18

19 Ricos, partido sacerdotal judeu de classe alta
Ricos, partido sacerdotal judeu de classe alta. Rechaçaram a autoridade da Bíblia além dos cinco livros do Moisés. Obtinham lucros de negócios no templo. De acordo com Jesus: Grande respeito pelos cinco livros do Moisés, assim como também pela santidade do templo. Em desacordo com Jesus: Negavam a ressurreição do corpo. Pensavam que o templo também podia usar-se como lugar para efetuar transações comerciais.

20 Responsáveis pela destruição de Jerusalém
2- Seitas político-religiosas na época de Cristo. Os Zelotes galileus extremistas Responsáveis pela destruição de Jerusalém

21 Os Zelotes Classe de homens que era fanaticamente apegada à lei mosaica a ponto de recorrer à violência, para impedir que a religião fosse violada por outros.

22 Grupo de patriotas judeus violentos dedicados a determinar o fim do governo de Roma no Israel.
Um dos apóstolos de Jesus Cristo é referido como "Simão, o Zelote”. (Lc 6:15)

23 De acordo com Jesus: Preocupação pelo futuro político do Israel
De acordo com Jesus: Preocupação pelo futuro político do Israel. Crença no Messias, mas sem reconhecer Jesus como enviado de Deus. Em desacordo com Jesus: Acreditavam que o Messias seria um líder político que libertaria Israel da ocupação romana. Uso da violência (rebelião) para atingir seus objetivos.

24 Guardaram os manuscritos do mar morto
2-Seitas político-religiosas na época de Cristo. Os Essênios 2º mais numeroso Separatistas Místicos Guardaram os manuscritos do mar morto

25 Grupo monástico (asceta) de judeus de prática ritual e pureza cerimoniosa, assim como também de “santidade” pessoal. De acordo com Jesus: Enfatizavam a justiça, a honestidade e o compromisso. Em desacordo com Jesus : Acreditavam que os rituais cerimoniosos e o isolamento os faziam justos.

26

27

28 No tempo de Jesus era o 3º Templo
3. Instituições Judaicas na Época de Cristo. 3.1 – O Templo Situado no monte Moriá No tempo de Jesus era o 3º Templo O templo de Jerusalém tem três fases na sua  história: o templo de Salomão, o templo  pós-exílio e o templo de Herodes.

29

30 3.2 – As Sinagogas 3. Instituições Judaicas na Época de Cristo.
Reuniam-se aos sábados Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum. João 6:59 Funciona como um local de culto. Surgiu durante o exílio da Babilônia.

31 Compunha-se de 70 membros e seu presidente era o sumo-sacerdote.
3. Instituições Judaicas na Época de Cristo. 3.3 – O Sinédrio corte suprema de justiça tribunal civil e religioso Compunha-se de 70 membros e seu presidente era o sumo-sacerdote.

32 Eram os coletores de impostos e eram odiados pelos Judeus.
4. Outros aspectos da Época de Cristo. 4.1 – Os publicanos Eram os coletores de impostos e eram odiados pelos Judeus.

33 4.2 – Os samaritanos 4. Outros aspectos da Época de Cristo.
Era um povo misto originário das pessoas que ficaram na palestina durante o cativeiro e eram, também, odiados pelos Judeus.

34

35 4.3 – Os romanos 4. Outros aspectos da Época de Cristo.
Era o povo que dominava os judeus e quase a totalidade do mundo. Eram liderados pelos grandes imperadores chamado de Césares.

36 4.4 – O nacionalismo 4. Outros aspectos da Época de Cristo.
O judeu era o povo mais nacionalista do mundo. Não se comunicavam com os gentios.

37 4.1- A “pré-existência” de Cristo
Descrição Referência a. Eternamente o mesmo Hb b Hb. 7.3 c Mq 5.2 Era antes da João 1.1; 17.5 e. Era antes de João 8.58

38 4.1- A “pré-existência” de Cristo
Descrição Referência a. Eternamente o mesmo Hb. 13.8 b. Seu sacerdócio eterno Hb. 7.3 c. Suas origens são eternas Mq 5.2 Era antes da criação do mundo João 1.1; 17.5 e. Era antes de Abraão João 8.58

39 4.2- Profecias sobre Cristo no VT
Exercício em grupo


Carregar ppt "Vida de Cristo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google