Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRubens Amaro Tomé Alterado mais de 9 anos atrás
1
1 DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (DCG) PROJETOS SOCIAIS I Profª Drª Claudete Izabel Funguetto, Engª Agrônoma claudetefunguetto@unipampa.edu.br
2
2 I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade Federal do Pampa 2. Campus: Itaqui 3. Curso: Agronomia 4. Carga Horária Teórica: 15h 5. Carga Horária Prática:30h 6. Existência de pré-requisito(s): ( x ) não
3
3 Ementa 1. Conceitos e medidas de necessidades sociais. 2. Planejamento de projetos e programas sociais. 3. Editais. 4. Implantação de projetos e programas sociais. 5. Avaliação de projetos e programas sociais. 6. Publicação.
4
4 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Qualificar equipes multidisciplinares para construir, desenvolver e avaliar projetos e programas sociais.
5
5 Conteúdos A - PROGRAMA TEÓRICO: As necessidades sociais. As medidas das necessidades. Os indicadores sociais; Estratégias de planejamento social. Planejamento participativo. Formas de participação. Elaboração de programas e projetos e programas sociais. Os editais. As formas, etapas e elementos do projeto. O orçamento. A divulgação. A gestão de projetos e programas sociais. Avaliação de projetos e programas. Publicação dos resultados. B - PROGRAMA PRÁTICO: 1. Implantação, execução e avaliação de projetos e programas sociais.
6
6 METODOLOGIA 1. Aulas expositivas-dialogadas; 2. Trabalhos em grupo/oficinas de formação; 3. Uso da Internet; 4. Visitas à comunidade; 5. Investigação científica.
7
7 TÉCNICAS E RECURSOS Aulas expositivo-dialogadas (Quadro branco, retro- projetor e slides em arquivos power point); Trabalhos em grupo/oficinas de formação (Biblioteca e comunidade) Internet Laboratório de informática/EAD Visitas à comunidade (Veículo oficial) Leitura e síntese de artigos e publicações (Biblioteca e internet)
8
8 AVALIAÇÃO A avaliação será realizada com diferentes finalidades: Avaliação Diagnóstica Avaliação Formativa Avaliação Somativa
9
9 AVALIAÇÃO Avaliação Diagnóstica: No inicio do processo, sondagem para avaliar o conhecimento prévio dos alunos.
10
10 Avaliação Avaliação Formativa: Diálogo com os acadêmicos Acompanhamento das dificuldades individuais
11
11 Avaliação Avaliação Somativa: Avaliação da participação nas atividades teóricas + atividades práticas. Média igual ou superior a 6,0
12
12 REFERÊNCIAS BÁSICAS Avaliação de projetos sociais. (São Borja) Cohen, Ernesto. Petrópolis. Vozes. 2007 Avaliação qualitativa.Pedro Demo. 5. Ed. Campinas: Autores Associados, 1995. 102 p.01 Desenvolvimento de comunidade e participação – (São Borja)Souza, Maria Luiza de, São Paulo Cortez. 2008
13
13 REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES Desenvolvimento, trabalho e solidariedade: novos caminhos para a inclusão social / 2002. (São Borja.) Pochmann, Marcio. São Paulo.Cortez. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica.Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2006. 305 p. Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. (Itaqui)Ciência da Informação, 00025693. Porto Alegre. Tomo editorial. Pesquisa Social, teoria método e criatividade. (São Borja) Minayo, Maria Cecília de Souza. 2007 Petrópolis. Vozes Projetos sociais: avaliação e prática / (Itaqui) Contador, Claudio Roberto. São Paulo Atlas Relações humanas interpessoais: nas convivências grupais e comunitárias.Silvino Jose Fritzen
14
14 Projetos desenvolvidos na disciplina Projeto 1: Mulheres pescadoras do Pampa (Itaqui) Projeto 2: Mulheres pescadoras do Pampa (Uruguaiana) Projeto 3: Horta Terapêutica no CAPS; Projeto 4: Desenvolvimento de uma horta didática no Lar da Juventude São Patrício; Projeto 5: Estímulo à continuidade do estudo e formação profissional aos jovens do Programa Projovem. Projeto 6: Educação alimentar nas escolas públicas do município de Itaqui; Projeto 7: Estímulo à continuidade do estudo e formação profissional aos jovens do Programa Projovem. Projeto 8: Desenvolvendo a consciência ambiental nas escolas;
15
15 Projeto Mulheres pescadoras do Pampa (Itaqui e Uruguaiana)
16
16 Etapa 1: - Abordagem a direção da escola. - Disponibilidade de implantação da horta. - Preparo solo. Etapa 2: - Primeiro contato com o publico alvo (1º ANO – 6 a 7 anos de idade) - Atividade no auditório. Etapa 3: - Implantação da horta. EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA : HORTA ESCOLAR
17
17 Metodologia
18
18
19
19
20
20
21
21
22
22 Resultados obtidos O projeto realizado na escola obteve resultados plenamente satisfatórios, pois foi observado um grande interesse do publico alvo (1º ano, idade entre 6 e 7 anos),que interagiu fazendo questionamentos e auxiliando na prática de implementação da horta escolar.
23
23 Considerações finais Propõe-se então que este projeto tenha continuidade e seja levado as demais escolas assim como as demais turmas de educação infantil, pois os benefícios que o mesmo trouxe foi grandioso.
24
24
25
25 Educação ambiental nas escolas públicas do município de Itaqui CESP: 14 a 19 anos e Ulisséia Barboza: 10 a 14 anos
26
26 Horta terapêutica no CAPs
27
27 Desenvolvimento de uma horta didática no Lar da Juventude São Patrício
28
28
29
29 Obrigada pela atenção! Profª Drª Claudete Izabel Funguetto claudetefunguetto@unipampa.edu.br
30
30
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.