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Dispositivos de I/O.

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Apresentação em tema: "Dispositivos de I/O."— Transcrição da apresentação:

1 Dispositivos de I/O

2 Processo

3 Sistema dos Computadores
Elementos da interface de computadores: • Dispositivos de entrada – Teclado – Dispositivos apontadores – Microfone – Câmera vídeo

4 Sistema dos Computadores
Elementos da interface de computadores: • Dispositivos de saída – Monitor de vídeo – Som – Forced Feedback

5 Sistema dos Computadores
• Realidade Virtual – Dispositivos especiais de interação e display • Papel – como saída (impressão) e entrada (scan)

6 Sistemas típico Monitor com janelas; Teclado; Mouse Caixa de som

7 Variações Laptop Celulares Handhelds Wearable Computers

8 Os dispositivos condicionam o estilo de interação ser usada.

9 Computadores… Em casa? – PC; – TV, VCR, DVD; – Micro-ondas,
máquina de lavar; – Sistema de alarme; – … Nos bolsos? – Telefone – Pen drive – Discman – Câmera – PDA – Calculadoras – …

10 Teclado QWERTY 1870 • Disposição standard das teclas;
• Diferenças na disposição dos “caracteres especiais”; • Desenhado para evitar que as máquinas de escrever encravem.

11 O Teclado Estrutura das teclas
• Teclas quadradas de pouco mais de 1 cm • Espaço entre teclas de 0,5 cm • Superfície das teclas ligeiramente côncava • Teclas com textura para evitar que dedos escorreguem • 40 a 125 gramas de força para ativar • Deslocamento de 3 a 5 milímetros • Feedback táctil e audível • Teclas especiais maiores (e.g. ENTER, SHIFT, CTRL) • Indicador de estado para algumas teclas (e.g. CAPS LOCK) • Legenda deve ser clara e durável

12 Teclados

13 Teclado de Celular Uso do teclado numérico com múltiplas opções
2 – a b c m n o 3 - d e f p q r s 4 - g h i t u v 5 - j k l w x y z • Diferenças na disposição dos “caracteres especiais”

14 Para escrever... Normalmente Escrita T9: Qual a diferença?
Ex: Palavra = Escrita T9: Ex: Palavra = Qual a diferença?

15 Dispositivos apontadores
Indiretos: Mouse; Joystick; Touchpad. Diretos: Touchscreen; Lightpen/Lightgun.

16 Mouse • Mão em posição de descanso;
• Botões do mouse facilmente acessíveis; • Posicionamento preciso; • Variante: Trackball Para lugares com pouco espaço.

17 Joystick • Apropriado para alguns jogos – Replicam um Manche/Volante

18 Touchpad Dispositivo sensível ao toque separado do monitor
• Localizado perto do teclado • Touchpad usado sobretudo em portáteis • Mesa digitalizadora permite interação com precisão

19 Lightpen Permite apontar diretamente para um ponto no monitor;
Inclui botão que o utilizador aperta quando na posição do monitor desejada Variação: Lightgun

20 Touchscreen Permite interagir diretamente com o monitor usando o dedo (ou um dispositivo) • Utilizador toca no monitor para selecionar • Pode ser utilizado com monitores de vários tipos (CRT, LCD, …) • Vários tipos de touchscreens – capacitivos, reflexões ultra-sônicas, matriz de luz • Quando não adequados à tarefa podem causar fadiga, seleção imprecisa • Dedos marcam o monitor

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22 PDA e TablePC Apontar natural para o LCD • Uso de caneta:
– Permite interação precisa – Não obstrui o LCD – Permite reconhecimento de gestos e de escrita

23

24 Escolha dos Dispositivos Apontadores
Fatores Humanos • Velocidade do Movimento • Campo de trabalho • Precisão da interação • Tempo de aprendizagem • Satisfação do utilizador Outros fatores • Custo • Durabilidade • Espaço disponível • Peso • Compatibilidade com outros sistemas

25 Scanners • Convertem uma imagem em papel num ”bitmap”;
• Dois tipos de scanners: – De Mesa; – De mão; • Resoluções de 4800 dpi (ou mais); • Scanners especiais para slides e negativos; • Utilizado para reconhecimento de caracteres (Optical character recognition: OCR)

26 Monitor Normalmente a forma principal de feedback
• Características relevantes: – Tamanho (medida da diagonal da tela) – Resolução (número de pixels: colunas x linhas) – Número de cores – Brilho e contraste – Consumo – Taxa de atualização – Custo

27 Tecnologias Monitores monocromáticos
Tubos de raios catóticos (cathode-ray tube - CRT) Liquid-crystal displays (LCDs) Plasma panel Light-emitting diodes (LEDs)

28 Sons Sons e música podem: – Chamar a atenção do utilizador;
– Confirmar ações; – Avisar; – Criar ambiente (e.g. jogos).

29 Sons Mono: um só canal de áudio;
Stereo: Dois canais, que criam uma noção de espaço e movimento.

30 Sons Surround:Som que “envolve” e cria uma noção exata espacial para quem utiliza. Ideal para jogos e filmes pela sensação de inserção. E.g. Dolby, DTS...

31 Sintetizador de Fala O computador sintetiza a fala com base em texto
• Flexível • Pouco natural • Habitualmente apenas disponível em alguns idiomas

32 Impressora Características importantes • Velocidade
• Qualidade da impressão • Dimensão • Ruído • Tipo de papel usado • Capacidade para preencher formulários

33 Tecnologias das Impressoras
• Agulhas -Matriciais • Jato de tinta • Térmicas -Cera quente ou papel térmico • Laser • Fotográficas

34 Tecnologias das Impressoras


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