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IX Reunión Agrupación de Directores de Centros de Información Latinoamericanos de CLADEA 22 – 24 octubre 2012 Proposta de Parceria Bibliotecas FGV – EA/UFRGS.

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1 IX Reunión Agrupación de Directores de Centros de Información Latinoamericanos de CLADEA 22 – 24 octubre 2012 Proposta de Parceria Bibliotecas FGV – EA/UFRGS - FEAUSP

2 Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição de caráter técnico-científico, pessoa jurídica de direito publico privado, surgiu em 20 de dezembro de 1944. Seu objetivo inicial era preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País. Na época, o Brasil já começava a lançar as bases para o crescimento que se confirmaria nas décadas seguintes. Antevendo a chegada de um novo tempo, a FGV decidiu expandir seu foco de atuação e, do campo restrito da administração, passou ao mais amplo das ciências sociais e econômicas. A instituição extrapolou as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa e da informação, até converter-se em sinônimo de centro de qualidade e de excelênci a

3 FGV EM NÚMEROS

4 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

5 Biblioteca Mario Henrique Simonsen – FGV-RJ Criada em dezembro de 1945, como Biblioteca Central, passou a denominar-se Biblioteca Mario Henrique Simonsen em dezembro de 1997 em homenagem a Mario Henrique Simonsen ex-Ministro da Fazenda e Vice-Presidente da Fundação Getúlio Vargas, falecido no mesmo ano. Possui importante e tradicional acervo nas áreas de Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Finanças, História do Brasil e Sociologia. http://bibliotecadigital.fgv.br/site/bmhs/principal Integra,o Sistema de Bibliotecas-FGV, que compreende as bibliotecas Mario Henrique Simonsen ( RJ ), Karl A. Boedecker ( SP ) e de Brasília e a Biblioteca Digital Participa das redes de trabalho cooperativo Bibliodata, Catálogo Coletivo Nacional, COMUT e do grupo de compartilhamento Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro - CBIES-RJCBIES-RJ Acervo: 178.000 Atendimentos em 2011: 126.859

6 Universidade do Rio Grande do Sul foto museu da UFRGS Em dezembro de 1950, a Universidade foi federalizada, passando à esfera administrativa da União. Desde então, a UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul passou a ocupar posição de destaque no cenário nacional como um dos maiores orçamentos do Estado do Rio Grande do Sul. O Ensino de Graduação e Pós-graduação integram o ambiente acadêmico da UFRGS oferecendo 89 modalidades de cursos de Graduação presenciais e 4 cursos a distância, 71 Mestrados Acadêmicos, 9 Mestrados Profissionais e 68 Doutorados, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

7 Escola de Administração da UFRGS A Escola de Administração da UFRGS, criada em 1996, originou-se da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), com a criação, em 1951, do Instituto de Administração. Escola de Administração da UFRGS A liderança começa aqui

8 Escola de Administração EA x UFRGS Dados EA UFRGS Vagas Para Ingresso Vestibular 240 4.991 Alunos Graduação 1.579 27.595 Nº Alunos Mestrado e Doutorado 175 8.291 Nº Alunos Especialização 2.447 6.659 Nº Alunos Bolsistas 56 2.610

9 Biblioteca da Escola de Administração UFRGS A Biblioteca da Escola de Administração teve sua origem na Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas. A criação de uma biblioteca específica da área de administração tornou-se fundamental para complementar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Escola de Administração. Assim surgiu em 1999, a biblioteca da Escola de Administração, integrante do Sistema de Bibliotecas da UFRGS, como uma de suas 32 bibliotecas setoriais. Acervo - 28.131 Usuários - 2.376 Transações de circulação (empr., dev. ) - 179.020 Parcerias existentes Participa do Sistema de Bibliotecas da UFRGS – SBU, Catálogo Coletivo Nacional, COMUT, Centros de Informações CLADEA,

10 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP

11 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) Departamento de Economia Departamento de Contabilidade e Atuária Fundação Instituto de Administração Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras Departamentos Fundações Departamento de Administração Alunos de Graduação: 3200 - Alunos Pós-Graduação: 600 - Docentes: 186

12 FEAUSP CONVÊNIOS COM UNIVERSIDADES Argentina Argentina de la Empresa de Buenos Aires Nacional de Córdoba Chile de Chile de la Frontera de Santiago de Chile de Valparaíso Colombia de Bucaramanga de Antioquia Externado de Colombia EAFIT ICESI Peru de Lima del Pacífico ESAN Uruguay ORT

13 Serviço de Biblioteca e Documentação FEAUSP Nova Biblioteca: www.fea.usp.br/novabiblioteca

14 Serviço de Biblioteca e Documentação FEAUSP Criada em janeiro de 1942, o SBD/FEAUSP desempenha importante papel como disseminador de informações especializadas das áreas de economia, administração, contabilidade e atuária e do conhecimento gerado na FEAUSP. Oferece à comunidade USP e à sociedade em geral, recursos informacionais e tecnologias que garantem aos usuários a autonomia quanto a pesquisa, a busca e a recuperação da informação. desde 1981faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP compartilhando com as demais 44 bibliotecas da Universidade os programas e ações comuns a todo o Sistema. Participa das redes de trabalho cooperativo Catálogo Coletivo Nacional, COMUT, Rede Cooperante de Bibliografia de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Centros de Informações CLADEA e parceria com a Biblioteca da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Acervo : 173.983 + 250.000 Atendimentos em 2011: 302.540

15 Parceria FEA - FGV - UFRGS Objetivos: impulsionar o desenvolvimento do conhecimento gerado nas 3 instituições de ensino, resultante do intercâmbio de informações e da junção das competências das equipes das bibliotecas. desenvolver ações cooperativas que envolvam metas comuns, esforços coordenados e que resultem em serviços e produtos com responsabilidade compartilhada. melhorar os indicadores de cada biblioteca: recursos, acesso, uso e eficiência.

16 PRIMEIRAS AÇÕES criar um grupo de trabalho elaborar benchmarking das principais parcerias entre bibliotecas sensibilizar a equipe para a união e a cooperação normalizar serviços de interesse comum gerir os acervos – evitar duplicações – avaliar elaborar plano estratégico para a implementação da parceria

17 OBRIGADA! Dulcineia Dilva Jacomini – ddj@usp.brddj@usp.br Evelyse Maria Freire Mendes - evelyse.mendes@fgv.brevelyse.mendes@fgv.br Tânia Marisa Fraga – tmafraga@ea.ufrgs.brtmafraga@ea.ufrgs.br


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