A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perspectivas para o Mercosul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perspectivas para o Mercosul"— Transcrição da apresentação:

1 Perspectivas para o Mercosul
E confiança no futuro Brasilplast 2005 Perspectivas para o Mercosul Carlos Lollato 07 de Junho 2005

2 Capacidades América do Sul – PVC S
2004 Pequiven (120) Kton/y Petco (320) Braskem - AL (204) Braskem - BA (246) Solvay (215) Solvay (210) Fonte: Balanços Contábeis

3 Capacidades América do Sul – PVC S
2005 Pequiven (120) Kton/y Petco (320+50) Braskem - AL (204+50) Braskem - BA (246) Solvay (215+32) Solvay (210) Fonte: Balanços Contábeis

4 Demanda de PVC por País kton 16% 12% 13% 7% 17% 12% 10% 11% 72% 74%
77% 81% 80% 83% 77% 78%

5 Participação por Segmento (2004)
Brasil Paraguai Argentina Uruguai Tubos & Conexões Fios e Cabos Calçados Perfis Laminados Diversos

6 Mercado Brasileiro

7 Mercado Brasileiro de PVC
Consumo Aparente 800 700 600 500 Qtd (mil ton) 400 300 200 100 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 Fonte: Abiquim

8 Evolução do Share dos volumes de PVC S por Segmento no Brasil
Tubos & Conexões Fios e Cabos Calçados Perfis Laminados Diversos

9 Elasticidade PIB x PVC S - Brasil
A evolução da demanda de PVC no período pode ser dividida em 5 etapas distintas: Anos 70: muitos investimentos no país e alta velocidade de substituição de outros materiais tradicionais. Anos 80: baixos investimentos e baixo crescimento da economia (moratória de 82) Anos 90: o Plano Real e o controle da inflação (a partir de 1994) 1998 a 2004: Lei de Responsabilidade Fiscal e introdução da meta de controle do superávit primário das contas nacionais (FMI) : Utilização da elasticidade histórica PVC x PIB. Não considera o “boom” dos investimentos em saneamento básico. Fonte: IPEA

10 Tendências do volume para os próximos anos - Brasil
kton 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 Anterior Atual Fonte: LCA Consultores

11 Tendências do Mercado Brasileiro – Construção civil
Crescimento da Construção Civil Boas perspectivas: demanda por crédito no primeiro trimestre de 2005 foi 55% maior que o mesmo período de 2004. Oferta de crédito em 2005 deve ser cerca de três vezes superior a 2004. Perspectivas de médio e longo prazo dos consumidores são bastante positivas. Governo vincula empréstimos CDC ao crédito do SFH. O setor representou 64% do consumo aparente de PVC em 2004. Impacto no segmento de Tubos, Fios e Perfis Fonte: LCA Consultores

12 Tendências do Mercado Brasileiro – Construção civil
Financiamento imobiliário - SFH 120.00% 100.00% 80.00% 60.00% 40.00% 20.00% 0.00% 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 (2 meses) -20.00% -40.00% Aquisição - Imóveis Novos Construção - PJ Inversão de tendência a partir de 2003 Dados de aquisição relacionam-se diretamente a compra de imóveis novos, enquanto de construção a imóveis que começarão a ser construídos Dados de 2005 mostram tendência forte de crescimento Fonte: LCA Consultores

13 Tendências do Mercado Brasileiro – Saneamento
Fornecimentos projetados Médio Prazo - PPA 2004/2007 Previsão de INVESTIMENTOS em Saneamento PREVISÃO É O DOBRO DOS ÚLTIMOS ANOS, MAS METADE DO NECESSÁRIO PARA A UNIVERSALIZAÇÃO ATÉ 2020 Universalização É o atendimento em serviços de água e esgoto a 100% da população. R$ 178 bilhões, em 20 anos, para universalização dos serviços de água (R$ 68 bilhões) e esgoto (R$ 110 bilhões) = R$ 8,9 bilhões/ano.

14 Tendências do Mercado Brasileiro – Saneamento
Contratação de Saneamento com Recursos do FGTS Evolução Investimentos 4.000 3.500 3.000 2.500 R$ milhões 2.000 1.500 1.000 500 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Contratados Desembolsados Rede Pública de Água e Esgoto no Brasil % de Atendimento 95,3 R$ milhões 50,6 28,2 Água Coleta de Esgoto Tratamento de Esgoto Água Esgoto Fonte: Min Cidades

15 Tendências do Mercado Brasileiro – Saneamento
Condicionantes Necessidade de ampliação dos recursos para financiamento setorial; As restrições de ordem macroeconômica, que contingenciam o volume de crédito disponível ao setor público (FMI); Os limites de endividamento impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal que, visando garantir melhor saúde financeira aos Estados, Municípios e à própria União, limitam sua capacidade de investimento; O limite de 45% do Patrimônio de Referência das instituições financeiras para contratação de operações de crédito com órgãos e entidades do setor público, estabelecido pelo CMN;

16 Tendências do Mercado Brasileiro - Calçados
Aguerrida disputa na indústria de calçados contra chineses porém com crescimento Apreciação cambial derruba exportações (exportações de calçados caíram em 17% março/05, m.p.a.a.) Setor com contratos curtos e competitividade ameaçada por asiáticos. Internamente crescimento baixo, seguindo a lenta recuperação da renda O setor representou 9% do consumo aparente de PVC em 2004.

17 Mercado Argentino

18 Tendências do Mercado Argentino
Estratégia do BID para Argentina Fortalecimento institucional para melhor governabilidade e sustentabilidade fiscal e jurídica: Seguridade jurídica Competência técnica na administração pública Apoio à racionalização de normas e regulações Melhora na transparência nos procedimentos administrativos e na gestão dos procedimentos administrativos Fortalecimento do ambiente para o crescimento dos investimentos e produtividade para aumentar a competitividade do país: Focar em apoio ao setor produtivo para reativar investimentos Redução da informalidade, através de incentivos positivos para geração de empregos formais Restabelecer as condições para o financiamento de novos projetos do setor Redução da pobreza, reconstrução do capital humano e promoção do desenvolvimento social sustentável e includente: Proteção social - Programa focalizado de subsídios as famílias pobres e indigentes que contribua para unificação dos programas de subsídios existentes Educação – melhora na qualidade na educação e implantação de sistemas de avaliação Fonte: Banco Interamericano de Desarrollo

19 Tendências do Mercado Argentino
Atividade Econômica Mensal (Média móvel quadrimestre;%anual) 50 30 10 -10 -30 Balança Comercial -50 (var % quadrimestral; US$ Billion)) 2002 2003 2004 2005 3,2 Atividade Econômica Produção Industrial 2,8 Construção Serviços Públicos 2,4 2,0 1,6 1,2 Exportações 0,8 0,4 Importações 0,0 Balança Comercial 2002 2003 2004 2005 Fonte: Banco Central da Argentina

20 Tendências do Mercado Argentino
Produção x Consumo Aparente PVC Crescimento entre do consumo de PVC devido à recuperação da atividade de construção (tubos e conexões, perfis, cabos e pisos) 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 PROD. C.APARENTE Fonte: INDEC (Inst. Nac. Estat. Y Cesno);

21 Tendências do Mercado Argentino
Crescimento PIB 2003 = 8% 2004 = 7% 2005 = 7% 2006 = 5% Alto preço das commodities; Alto preço dos produtos agrícola; Retomada das capacidades após crise econômica. Limites Credibilidade Internacional; Comprometimento de novos investimentos; Moratória. Fonte: Banco Central da Argentina

22 Preços relativos das resinas Termoplásticas

23 1o Congresso Brasileiro do PVC


Carregar ppt "Perspectivas para o Mercosul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google