A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMINHANDO UMA PROPOSTA DE RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL A.S. Eronides Figueira de Almeida 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMINHANDO UMA PROPOSTA DE RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL A.S. Eronides Figueira de Almeida 2009."— Transcrição da apresentação:

1 CAMINHANDO UMA PROPOSTA DE RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL A.S. Eronides Figueira de Almeida 2009

2 QUESTÃO SOCIAL “É a manifestação, no cotidiano da vida social, a contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”. (IAMAMOTO, 1983, p. 77) Ou “... é a aporia das sociedades modernas que põe em foco a disjunção, sempre renovada, entre a lógica do mercado e a dinâmica societária, entre a exigência ética dos direitos e os imperativos de eficácia da economia, entre a ordem legal que promete igualdade e a realidade das desigualdades e exclusões, tramada na dinâmica das relações de poder e dominação”. (TELES, 1986, p. 85)

3 QUESTÃO SOCIAL Antiguidade greco-romana e Idade Média Democracia – Liberdade – Igualdade entre os Cidadãos. Aqueles que geravam produção para o sustento da sociedade, e r am desconsiderando. Idade Moderna “[...] expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado”. (IAMAMOTO, 1983, p. 77)

4 QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL Séculos XVI ao XVIII – Era Colonialista Objetivo do capitalismo colonizador: Extrair (até à exaustão) tudo que a natureza oferecia: madeira, borracha, ouro, pedras preciosas, couro de animais da floresta, animais vivos, servindo-se de mão de obra sem custo (índios e negros). Séculos XIX ao XXI – Era Industrial Objetivos do capitalismo industrial: A - Exportar matéria prima; B - Substituir a importação de produtos industrializados; C - Produzir para exportar. D - Servir-se de obra, impondo baixo custo.

5 QUESTÃO SOCIAL (Octávio Ianni) Existem três linhas de interpretação: 1 – Disfuncional, anacrônica, retrasada. 2 – Ameaça à ordem social vigente. 3 – Produto e condição da sociedade de mercado, da ordem social burguesa.

6 APRECIAÇÃO HISTÓRICA DA QUESTÃO SOCIAL A) Naturalizar: fatalidade inquestionável e insolúvel, ou disposição divina B) Criminalizar: causa dos problemas de violência e do caos social Conclusão de Ianni: A Questão Social está na base dos movimentos da sociedade.

7 QUESTÃO SOCIAL NO SERVIÇO SOCIAL Década de 1930 Fatalidade inquestionável e insolúvel, ou disposição divina. Década de 1950 Situação social problema. Década de 1970 até hoje “Expressão do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade...” (IAMAMOTO, 1983, p. 77)

8 QUESTÃO SOCIAL: OBJETO DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL Rosemari Taborda Weidauer, Defende a tese de que a questão social oferece não apenas uma ideologia adequada à atualidade, mas também uma base científica para a constituição do Projeto Profissional: 1 - Diretrizes Curriculares – MEC (2001) 2 – Código de Profissional – 13/-5/93 3 – Regulamento do Exercício Profissional –07/06/93

9 INDICATIVOS DO PROJETO PROFISSIONAL 1 – Luta de classes. 2 - Organização dos trabalhadores. 3 - Resistência frente ao processo de produção capitalista. O Projeto Profissional vai muito além dos problemas sociais que rotineiramente se apresentam no cotidiano dos assistentes sociais, superando as perspectivas da situação social problema.

10 DESAFIO [...] os assistentes sociais, face às dificuldades encontradas em colocar procedimentos teórico- metodológicos, ético-políticos e teórico-operativos que conduzam a uma intervenção inclusiva, ontológica e crítica, estão restaurando práticas conservadoras. (BATISTA, 2004, p. 284) [...] sairmos da nossa lentidão e construir e reinventar mediações capazes de articular a vida social das classes subalternas com o mundo dos direitos e da cidadania. (YASBEK, 2001, p. 39)

11 QUESTÃO SOCIAL: OBJETO DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL? Ednéia Maria Machado Ao fazer a indagação, toma como argumento a amplitude da questão social no contexto do processo de construção da sociabilidade “[...] no período da ditadura militar, a luta prioritária era romper com a dominação política [...]” (MACHADO, 1998) A ditadura era a conjuntura ou a tese. Os segmentos contrários constituíam a antítese. A conquista de um regime democrático, em 1988, constituiu a síntese que, por sua vez, está se constituiu em nova tese, a qual subsistirá até que desponte uma nova antítese. É a dinâmica da gestação da sociabilidade.

12 QUESTÃO SOCIAL Na sua amplitude, compreende: 1 - Expressões pontuais, como “usuários desprovidos de alimentação”, “menor abandonado”, “morador de rua”, “menor infrator”, “vítima de discriminação racial”, etc. 2 - Estruturas dos poderes constituídos e da sociedade civil – político, econômico, religioso, ONG’s, OSCIP’s etc. – assim como as relações que se estabelecem entre si, para assegurar interesses escusos, envolvendo concessões de privilégios, ou mesmo com o objetivo de estabelecer políticas de proteção social.

13 Ednéia Maria Machado conclui: É indiscutível a intervenção do Serviço Social no âmbito das desigualdades sociais, ou mais amplamente, da questão social. Entretanto, considerando as amplas implicações da concepção da questão social, é de se perguntar se a mesma, ou suas expressões podem se constituir em objeto de uma única profissão. Estamos partindo da concepção de que o objeto é o que demonstra e coloca a especificidade profissional. Ora, entender a questão social, como objeto específico do Serviço Social, de duas, uma: 1 – Ou se destituí a questão social de toda a abrangência conceitual; 2 – Ou se assume uma visão de Serviço Social, como a única profissão capaz de atuar nas mudanças/transformações da sociedade. (Id., ib, p. 142)


Carregar ppt "CAMINHANDO UMA PROPOSTA DE RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL A.S. Eronides Figueira de Almeida 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google