A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO REGIÃO DO NORTE DE PORTUGAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO REGIÃO DO NORTE DE PORTUGAL"— Transcrição da apresentação:

1 UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO REGIÃO DO NORTE DE PORTUGAL
Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO para a euroCIDADE SAÚDE & LAZER ... REGIÃO DO NORTE DE PORTUGAL

2 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde vectores de repovoamento e desenvolvimento sustentável da Região do Alto Tâmega e do Barroso. SAÚDE termalismo turismo lazer

3 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ESTABELECIMENTO DE UM CLUSTER (ANCORADO NO BINÓMIO) SAÚDE LAZER

4 Localização Geográfica da euroCidade
Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Localização Geográfica da euroCidade

5 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde

6 Parque Empresarial de Chaves – Parque Tecno-Logístico de Outeiro Seco
Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Parque Empresarial de Chaves – Parque Tecno-Logístico de Outeiro Seco

7 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento O Estudo Prospectivo NORTE 2015, promovido pela CCDRn, o GDMF, a U.Porto e a U.Minho.

8 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento -CCDRn – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; -GDMF – Grupo do Dispositivo Médico e da Farmacêutica; - Ipatimup - IBMC- INEB e a U.Porto e a U.Minho.

9 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - A Região do Norte vive um momento de crise económica e social, com acentuada deterio-ração dos principais indicadores económicos e de qualidade de vida.

10 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - No entanto e particularmente nas áreas relacio nadas com a saúde, concentra relevante fatia do conhecimento e da capacidade de I&D nacionais, em instituições de referência pola rizadas em torno das Universidades do Porto e Minho.

11 (Os valores apresentados são estimados)
Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento Investigadores em ciências associadas à Saúde nas Univ. do Porto e Minho: UPorto Inv.s 360 PhD.s UMinho Inv.s 130 PhD.s Ensino Privado Inv.s PhD.s (Os valores apresentados são estimados)

12 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento Portugal R.Norte % Licenciados 2004/ Doutorados 2004/

13 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento Área(s) / Pub. Científicas Norte / Prod. Ponderada % Medicina Fisiologia e Farmacologia 40 Biologia Molecular, Celular e Genética 30

14 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - Concentra-se também nesta região o núcleo mais significativo, e porventura mais dinâ-mico, das realidades empresariais envolvidas no «Dispositivo Médico» e na «Farmacêu-tica».

15 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - Num posicionamento, solidamente sustentado e inovador, a Região Norte (através da CCDR-N) elege a promoção e intensificação tecnológi-ca da base produtiva regional, como sua primeira prioridade estratégica, emergindo neste contexto a SAÚDE/LAZER em lugar de destaque.

16 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - A relação privilegiada e alicerçada nas raízes e tradição, que distinguem a parceria natural “Norte de Portugal–Galiza” e a transformam numa EuroRegião. E ainda, a disposição geográfica circunscrita ao perímetro transfronteiriço, que estende a Espanha, o cluster da saúde, quer à Galiza, quer a Léon e Castilla.

17 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Antecedentes e Enquadramento - A Galiza oferece-nos um parque universitário de excelência, centrado nas ciências da saúde e um pólo substantivo no universo da metro-logia científica e legal. Já em, Leão e Castela é possível desfrutar de competências científicas e empresariais en-raizadas no universo dos Medical Devices.

18 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde GEOGRAFIA DO CLUSTER DA SAÚDE (euro região)

19 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde GEOGRAFIA DO CLUSTER DA SAÚDE

20 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - Nuclear a criação de um pólo de competitivi-dade e tecnologia nacional, de vocação inter-nacional, ancorado nas competências científi-cas e no potencial endógeno domiciliado na região– Saúde-Termalismo-Lazer –com, par-ticular destaque para a economia do conhe-cimento e tendo como alvo o mercado glo-bal.

21 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos Promover o desenvolvimento económico e social, em particular da Região Norte e do País em geral. Aumentar o volume de negócios, as exporta-ções e o emprego qualificado, nas activida-des económicas associadas à Saúde.

22 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - Contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde continuados. - Estabelecer um enlace geográfico, entre um pólo tecnológico transfronteiriço, alicerçado no binómio “Escola–Empresa” e centrado no Cluster da Saúde.

23 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - 1ª Prioridade: Criação do ITT–Instituto Tec-nológico de Trás-os-Montes, uma infra-es-trutura tecnológica de âmbito regional, cen-trada nas actividades e assistência técnica, consultadoria e mediação tecnológica à co-munidade envolvente, através de unidades orgânicas laboratoriais e a instalar no Parque Tecno-logístico de Outeiro Seco.

24 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - Pretende-se a domiciliação neste Instituto, de um conjunto de recursos físicos e materiais em instrumentação laboratorial, que permita prestar serviços de auditoria, regulação e fis-calização, ao nível da segurança alimentar; da gestão ambiental; do controlo da qualida-de; da metrologia legal; e, da metrologia da saúde.

25 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - 2ª Prioridade: Criação do IPC–Instituto Po-litécnico de Chaves, uma escola de ensino superior centrada nas tecnologias da saúde e que emerge da transformação da actual Es-cola Superior de Enfermagem de Chaves e a domiciliar no Parque Tecno-logístico de Ou-teiro Seco.

26 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - Pretende-se alocar neste universo de Ensino Supe-rior Privado, um conjunto de valências científicas polarizadas na Saúde, de que se destacam a título de exemplo: Fisioterapia; Geriatria; Radiologia; Análi-ses Clínicas; Hotelaria e Restauração; Hidrologia e Termalismo; Desporto e Reabilitação; Higiene e Segurança no Trabalho; Qualidade e Ambiente; e ainda, Tecnologias da Informação e Comunicação.

27 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Motivação e Objectivos - 3ª Prioridade: Recrutar e angariar para o Parque Tecno-logístico de Outeiro Seco-Partecos inves-timento nacional e estrangeiro, para domiciliação de empresas de base tecnológica ancoradas no cluster da saúde, quer sejam produtoras e/ou transformadoras de “medical devices”, quer se si-tuem a montante da cadeia de valor deste tipo de dispositivos.

28 No Conhecimento / i&dt + i ...
Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - INPUTs No Conhecimento / i&dt + i ... Doenças Farmacêutica Dispositivo médico Biotecnologia Nanotecnologias ...

29 Na Dinâmica Empresarial ...
Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - INPUTs Na Dinâmica Empresarial ... Cuidados de saúde Farmacêutica Dispositivo médico Termalismo Meios auxiliares de diagnóstico Cuidados continuados ...

30 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - INPUTs Na Gestão ... TICEs RFID Automatização de processos Produtividade ...

31 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - INPUTs Nos Estímulos Públicos/Acções de Demonstração ... Incentivos ao investimento e à inovação Public procurement Captação de IDE Formação e especialização Living labs Concursos de ideias Projectos piloto ...

32 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - OUTPUTs Bem-estar / Envelhecimento Doenças (neurodegenerativas; cancro; cardio-vasculares e degenerativas; ósteo-articulares) e-health (tele-monitorização; integração e automatização de processos, ...)

33 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Apostas Estratégicas - OUTPUTs 4. Desenvolvimento económico e social 5. Emprego qualificado 6. Volume de negócios 7. Exportações 8. Saúde & Lazer ...

34 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde NÚCLEO PROMOTOR DO CLUSTER DA SAÚDE-LAZER NA euroCIDADE Câmara Municipal de Chaves-CMC Escola Superior de Enfermagem de Chaves-ESE Instituto Tecnológico de Trás-os-Montes-ITT Centro Tecnológico das Instalações e dos Equipamentos da Saúde-CETIES Associação de Desenvolvimento do Alto Tâmega-ADRAT Instituto Superior da Saúde do Alto Ave-ISAVE

35 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde TIPOLOGIA DE MEMBROS ADEREN-TES AO CLUSTER DA SAÚDE-LAZER Empresas e Entidades de Sistema Científico e Tecnológico Nacional, Associadas à Saúde; Prestadores de Cuidados e Serviços de Saúde; Entidades Associadas ao Termalismo; Entidades Associadas à Prestação de Cuidados Continuados; Entidades do Serviço Nacional de Saúde; Multinacionais e PMEs (Produção e/ou i&dt); Entidades do Sistema Segurador e Financeiro; Agências Governamentais, Associações para o Desenvolvimento e Autarquias .

36 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Principais Players do Tecido Empre-sarial Nacional em Fármacos e Medi-cal Devices BIAL, SA. HOVIONE, SA. PMH, SA. LABESFAL/FRESENIUS, SA. BASTOS VIEGAS, SA. PROHS, L.da

37 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Principais Players do Tecido Empre-sarial Nacional em Fármacos e Medi-cal Devices CLIMAR, SA. TECNIDATA, L.da. LABORIAL, SA. INOVASIS, L.da. CONTROSOL, L.da IMO, L.da

38 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Principais Players do Tecido Empre-sarial Nacional em Fármacos e Medi-cal Devices ALBINO DIAS DE ANDRADE, L.da I.P.I., L.da PLUX BIOSENSOR ENGINEERING, L.da TRICELA, L.da ALERT LIFE SCIENCES COMPUTING, SA. FISIOSPORT, L.da

39 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde Principais Players do Tecido Empre-sarial Nacional em Fármacos e Medi-cal Devices CRIESTAMINAL, SA. FAPOMED, SA. MUROPLÁS, L.da A.J.COSTA, L.da GDMF APORMED ... ANCECSI ...

40 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde PROJECTOS TIPO Do Conhecimento ao Mercado … - Novo anti-epiléptico Novos métodos de diagnóstico de cancro e doenças pré-cancerosas Novos métodos de diagnóstico de doenças neurodegenerativas Novo anti-parkinsoniano Medical Devices e Bio-materiais Novos métodos de rasteio de doenças genéticas

41 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde PROJECTOS TIPO Do Conhecimento ao Mercado … - Novos anti-inflamatórios New vectors for gene / drug delivery Revimed (RFID – Enable and Visible Medical Devices) Telemonitorização de doentes / Living Labs Paper free hospital Lab-on-a-chip devices Internacionalização da prestação de cuidados e serviços de saúde.

42 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde PROJECTOS TIPO Horizontalidade Estruturante … - Captação de IDE Acções Integradas de Promoção e Marketing Formação e Valorização Profissional de RHs Robustecimento do Tecido Empresarial Disponibilização de Serviços de IPR e TT Organização de Conferências e Eventos Cooperação com Outras Regiões de Conhecimento.

43 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde CONCLUSÕES promover Portugal (com base no potencial da Região Nor-te), num player competitivo, na investigação, concepção, desenvolvimento de produtos e serviços associados à Saú-de; em nichos de mercado e de tecnologia seleccionados, ten-do como alvo os mais exigentes e mais relevantes merca-dos internacionais; num quadro de reconhecimento da excelência, do seu ní-vel tecnológico e das suas competências e capacidades no domínio da inovação.

44 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, o mais tardar até Outubro/Novembro de 2008 nas actuais instalações da Escola Supe-rior de Enfermagem de Chaves, mas publicitan-do já o anunciado IPC-Instituto Politécnico de Chaves, alguns dos Cursos de Pós-Graduações propostos, por exemplo: CPGSHT-Curso de Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho; CPGEQGA-Curso de Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade e Gestão Am- biental.

45 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, o mais tardar até Outubro/Novembro de 2008 nas actuais instalações do ISAVE-Insti-tuto Superior de Saúde do Alto Ave, mas publi-tando já o anunciado IPC-Instituto Politécnico de Chaves, alguns dos Cursos de Pós-Gradua-ções propostos, por exemplo: CPGSHT-Curso de Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho; CPGEQGA-Curso de Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade e Gestão Am-biental; CPGSA-Curso de Pós-Graduação em Segurança Aliumentar.

46 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, com a constituição do Centro Tecno-lógico das Instalações e dos Equipamentos e da Saúde – CETIES, o mais tardar até Setembro / Outubro domiciliando-o nas instalações do Par-que Tecnológico de Outeiro-Seco disponibiliza-das para o efeito, pela CMChaves. Pretende-se que esta infra-estrutura tecnológica, de âmbito regional venha a ser uma das acreditadas, para promover o licenciamento de Unidades de Saúde em Portugal.

47 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, o mais tardar até Setembro/Outubro com a projecção nacional do ITT-Instituto Tec-nológico de Trás -os-Montes convidando algu-mas das mais prestigiadas entidades/instituições do País (p.e. ISQ; AEP; NERVIR; OPET; etc.) e de Espanha a integrar a sua estrutura societária e domiciliar provisoriamente a sua sede nas ins-talações do Parque Tecnológico de Outeiro-Seco disponibilizadas para o efeito, pela CMChaves.

48 Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP)
euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde ACÇÕES IMEDIATAS Arrancar, com a constituição da “Universidade Popular e Rural de Portugal-UniPRUP”, o mais tardar até Setembro / Outubro domiciliando a sua sede no «Ninho de Empresas» residente nas instalações da ADRAT, no Parque Tecnológico de Outeiro-Seco. Pretende-se que esta Universidade da Ruralidade venha a promover escolas-ateliers e bibliotecas itinerantes, recorrendo para o efeito aos Pavilhões MultiUsos e /ou às Casa da Cultura Locais especialmente as domiciliadas em Chaves; Montalegre; Boticas; Valpaços; Vila Pouca de Aguiar; e Ribeira de Pena.

49 Fernando Manuel Silva (PhD)
Fernando Manuel Silva (adirba / aditec / ceties / itt / UniPRUP) euroCIDADE - Chaves/Verín Pólo de Competitividade em Tecnologias da Saúde FIM Fernando Manuel Silva (PhD) ADIRBA – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso ADITEC – Associação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica CETIES – Centro Tecnológico das Instalações e dos Equipamentos da Saúde ITT – Instituto Tecnológico de Trás-os-Montes UniPRUP – Universidade Popular e Rural de Portugal


Carregar ppt "UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO REGIÃO DO NORTE DE PORTUGAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google