Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiza Vidal Angelim Alterado mais de 9 anos atrás
1
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Prof. Drª Iolanda B. C. Cortelazzo UTP-PR Prof Ms.Ivonélia da Purificação PUC-SP Prof Ms.Carlos Alves Rocha UTP-PR Prof Ms.Sergio Nauffal UTP-PR
2
Educação Permanente o ser humano jamais pára de se educar, está em constante processo educacional, ainda que não o perceba; O pedagogo tem a possibilidade da tomada de consciência das próprias atuações e de como melhorá-las, guiadas por quatro pontos essenciais: aprender a ser; Saber (conhecimento); fazer (habilidade); e Querer (atitude).
3
Formação de Professores: ressignificação da prática pedagógica
a pessoa do professor e sua experiência; a profissão e seus saberes; e a escola e seus projetos
4
A Prática Pedagógica implica
Intencionalidade Trabalho com as competências Conhecimento (conteúdos) Habilidades Atitudes Valores Reflexão sobre a prática (evitar conflito entre discurso e ação)
5
Ensinar é Proporcionar “condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento que o aprendiz realiza na interação com o mundo dos objetos e do social”(Valente,2001). Envolver indivíduos em diálogo constante em linguagens verbal, sonora, visual e digital. Desenvolver praticas colaborativas.
6
Tecnologias de Informação e da Comunicação e a Educação
Apropriação, incorporação, e criação; Uso transparente das TICs na prática pedagógica Articulação pedagógica, comunicação educativa, parceria e colaboração; Interlocução com seus pares e com alunos
7
Ambientes de Aprendizagem: espaços para
ação e reflexão dos aprendizes; Desenvolvimento de habilidades e atitudes colaborativas; Vivência de valores humanos;
8
Enredar-se através das redes de computadores;
através das redes de comunicação; Com seus pares e alunos; com técnicos em audiovisual, em informática para compartilhar suas descobertas; provocar dúvidas; e engendrar novas pesquisas em contínua atualização e permanente crescimento
9
O Pedagogo e as TICs um usuário competente;
para orientar a capacitação ou atualização dos docentes e técnicos da escola; implementar a utilização adequada das tecnologias em quaisquer ambientes educacionais; nas equipes multidisciplinares das empresas de produção de softwares educacionais e páginas da WWW na Internet;
10
“Como profissionais, os Pedagogos e os professores egressos dos cursos de Licenciatura, precisam se apropriar dessas outras modalidades de ensino aprendizagem mediadas cada vez mais pelas tecnologias digitais, para poderem participar não só como profissionais executores da legislação e dos programas de ensino, como também, das decisões que envolvem essas modalidades como a educação aberta, a aprendizagem virtual, a educação a distância”.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.