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Sistemas de Informação
Como obter a informação adequada no momento adequado? Como disponibilizar os produtos certos às pessoas certas no momento certo? Como e onde obter a informação relevante para uma boa tomada de decisão? Como pode a informática e os seus produtos ajudar no suporta à tomada de decisão? Como transformar simples transacções em perfils detalhados ou resumidos?
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Perfils detalhados ou resumidos
Hábitos de consumo inventários de compras indicadores de lealdade previsão outras variáveis
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Ferramentas Ferramentas para soluções de “data warehousing” e suporte à tomada de decisão (armazem ou repositório de dados) arquitectura de bases de dados excelente performance escalabilidade extensabilidade gestão de qualquer tipo e volume de dados
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Ferramentas integradas
Extracção de dados (“data mining”) transformação limpeza carregamento no data warehouse análise de dados API (“Application Programme Interface”) integração e distribuição na WWW publicação de relatórios
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Informação crítica para o negócio
Integração e consolidação de elevados volumes de informação sobre entidades (ex. Clientes) padrões de comportamento e preferências previsões sobre tendências de mercados emergentes programas de marketing personalizados envolvimento na tomada de decisões obter atempadamente a situação da organização a partir de parâmetros críticos definidos facultar uma intervenção rápida permitir um planeamento estratégico mais complexo
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Dados, informação e conhecimento
Acumulação e difusão do conhecimento obter a informação a partir de cada subsistema da organização o sistema de apoio à decisão deve sintetizar ou detalhar situação isolada ou global interacção modelos de gestão tratamentos específicos necessidades de informação
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Data warehouse Base de dados mais generalista
os dados são guardados para: pesquisa extracção tratamento base dos Sistemas de Apoio à Decisão Extensão à Internet / Intranet dessas tecnologias Necessidade de controlo e gestão dos dados
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Conhecimento O conhecimento é constituído por: base de dados
documentos políticas procedimentos raciocínio competências individuais e colectivas ideias sentimentos crenças desejos intenções Como : obter representar acumular transferir gerir o conhecimento ao nível das organizações?
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Data Mining Uma das formas de utilizar o Data Mining é através de “Knowledge Data Discovery” (KDD) em que: se analisam os dados e a informação no Data Warehouse se descobrem padrões de comportamento se descobrem parâmetros relevantes para o suporte à decisão se analisam documentos da organização (text mining) parte de texto parágrafos frases
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Extracção de conhecimento
“queries” pré-definidas navegação na rede da organização interrelacionamento entre entidades medição e avaliação de valores da organização competências atitudes capacidades ideias sentimentos
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Tecnologia e aplicações
Motores de pesquisa (bases de dados documentais, equipamentos e internet) Gestão, detecção de associações, tendências, sequências e recurso a outros modelos mais ou11 menos sofisticados (ex. Redes neuronais) documentos e transacções (SGBDs, indexação, integridade e coerência, segurança) mapeamento (circulação da informação, utilizadores, local e forma) agentes inteligentes (autonomia, inteligência, interacção, ambiente) partilha de conhecimento “browsers” (Internet, Intranet, HTML, Java) EDI (Electronic Data Interchange e distribuição automática da Informação)
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