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PublicouCauê Ramos Alterado mais de 11 anos atrás
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Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Escola Superior de Educação de Lisboa Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010 (2º Ano – Reunião com Formandos e Delegados)
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Processo de Formação - Intervenientes
Orientador Pedagógico (Professor da ESELx) Delegado (Professor da escola do Formando, de outra do mesmo agrupamento ou de uma qualquer outra instituição pública) Formando (Professor em Formação)
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Modelo da Profissionalização - 2º Ano
Elaboração do Projecto de Formação e Acção Pedagógica (PFAP) que deve conter: Introdução Caracterização da Escola e sua integração no meio, focando: a) Ligações à comunidade local. b) Inserção ou não num agrupamento vertical Planificação a) A longo e a médio prazo da disciplina/ano b) A unidade (ou unidades) objecto de assistência (a combinar com o Delegado e Orientador Pedagógico e que deverá ser leccionada sempre depois da aprovação do PFAP) pode ou não constar c) Da avaliação a realizar Planificação das actividades da direcção de turma Planificação das actividades nas áreas curriculares não disciplinares Integração/ intervenção do Formando no Projecto Educativo da Escola/Plano Anual de actividades da Escola. Referências bibliográficas. Curriculum Vitae do Formando
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Modelo da Profissionalização - 2º Ano
Classificação Profissional (CP) CCE + CPFAP CA + 2 CP = CA – Classificação Académica CCE – Classificação das Ciências de Educação
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Modelo da Profissionalização - 2º Ano
O PFAP deve ser entregue na Divisão de Serviços Académicos da ESELx até 15 de Janeiro de 2010 conjuntamente com a acta da sua aprovação pelo Conselho Pedagógico da Escola. Esta acta tem de estar devidamente autenticada com o selo em utilização na escola. O PFAP deve ser entregue em suporte CD nos serviços académicos e ainda em papel sempre que o orientador assim o desejar ou por correio electrónico
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Modelo da Profissionalização - 2º Ano
O Formando tem de entregar um dossier final (4 de Junho de 2010) onde deve constar: -Versão final das planificações -Acções desenvolvidas no âmbito do projecto Educativo da Escola e da direcção de turma. -Relatório final de auto-avaliação do Formando que englobe os diferentes itens objecto de avaliação (Sugere-se uma análise do grau de consecução do previsto no PFAP com a indicação das actividades efectivamente realizadas e as razões que impossibilitaram a concretização de outras). Nota importante: o dossier final não é uma segunda versão do PFAP.
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Modelo da Profissionalização - 2º Ano -Papel do Orientador-
Deve focalizar a assistência às aulas numa unidade temática ou em várias, sem que tal inviabilize outras assistências fora deste contexto Deve definir com o Formando os moldes da planificação da unidade ou unidades, assim como a data da sua entrega (obrigatoriamente antes do período de assistência) Deve exigir que conste na planificação as propostas concretas de trabalho que irão ser implementadas pelo Formando (fichas de trabalho, protocolos experimentais, guiões de exploração de filmes, guiões de exploração de software, testes formativos e sumativos, etc) Deve dar a conhecer ao Formando os parâmetros objecto de avaliação e seus respectivos pesos, assim como o teor das grelhas de observação que utiliza
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Modelo da Profissionalização - 2º Ano -Papel do Orientador-
Deve assistir no mínimo a 6 ou 7 aulas, seguidas de discussão. Entende-se por aula um período lectivo que por norma tem 45 ou 90 minutos. Deste modo, aconselha-se a que pelo menos 10 horas sejam dedicadas ao acompanhamento da execução de aulas Deve tentar assistir a pelo menos uma actividade no âmbito da Direcção de Turma e outra no âmbito do Projecto Educativo de Escola, embora não seja obrigatório.
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Modelo da Profissionalização - 2º Ano -Avaliação do Formando-
O Formando é objecto de avaliação nos seguintes domínios: *Pedagógico Didáctico (P.D.) -Planificação (P) -Execução (E) -Avaliação (A) P.D. = P + 2E + A 4 *Direcção de Turma (D.T) *Projecto Educativo da Escola (P.E.E) Classificação Final 2(P.D.) + D.T + P.E.E
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Modelo da Profissionalização - 2º Ano -Avaliação do Formando-
A nota atribuída ao Formando é da responsabilidade do Orientador, embora este deva ter em conta a opinião do delegado O Orientador dificilmente poderá acompanhar de forma exaustiva o desempenho do Formando nos domínios da Direcção de Turma e do Projecto Educativo da Escola, pelo que a opinião do delegado adquire em relação a eles um maior peso O Delegado deverá elaborar um relatório sucinto da progressão do Formando até ao final do 2° Período entregá-lo ao Orientador Pedagógico para que este tenha um melhor conhecimento do desempenho do Formando nos vários domínios
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Modelo da Profissionalização - 2º Ano -Avaliação do Formando-
O relatório final de avaliação deverá ser submetido à aprovação do Conselho Pedagógico da Escola do qual constará um documento comprovativo. (Acta do Conselho Pedagógico ou sua adenda, certificada com selo branco ou outro da Escola.). A apreciação que consta neste relatório é de natureza qualitativa para os domínios já explicitados (Insuficiente, Suficiente, Bom, Mto Bom). Esta avaliação qualitativa tem de ser consonante com a nota final. Por isso, os itens deste documento devem ser discutidos com o Orientador. A entrega deste relatório pode coincidir com a data de entrega do dossier final (4 de Junho de 2010) , desde que o teor do dossier seja do conhecimento do Delegado e do Orientador. Caso isso não aconteça pode ser entregue uma semana após a entrega do dossier final.
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Papel do Delegado à Profissionalização
Acompanhar o Formando nos domínios: -Pedagógico-Didáctico -Direcção de Turma -Projecto Educativo da Escola / Outras actividades Constituir o elo de ligação privilegiado entre o Orientador e o Formando Colaborar na avaliação formativa e sumativa do Formando, embora a nota final seja da responsabilidade do Orientador da ESELx Elaborar um relatório de apresentação do Projecto de Formação e Acção Pedagógica (PFAP) do Formando para aprovação no Conselho Pedagógico da escola (Entrega até 15 de Janeiro de 2010 com a acta da sua aprovação, devidamente autenticada)
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Papel do Delegado à Profissionalização
Elaborar um relatório sucinto de progressão do Formando até final do 2º período e entregá-lo ao Orientador Pedagógico Assistir a aulas do Formando antes do início do processo formal de avaliação Assistir às aulas da unidade objecto de avaliação (e outras fora deste contexto) e participar na discussão que se lhes segue Desencadear o processo final de avaliação, remetendo ao Conselho Pedagógico da escola o relatório apreciativo (O processo tem de estar concluído até 18 de Junho de 2010) Aspectos logísticos Os Delegados têm direito a ajudas de custo para as deslocações necessárias e abonadas pelas suas escolas de origem
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