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INTRODUÇÃO ÁS CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO ÁS CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

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2 INTRODUÇÃO ÁS CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO
“ A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO E DÚVIDAS DO PRESENTE ” Candeias, A. (1994), in análise psicológica, Nº4, série XI. Dr. PAULO LOURO Ana Barata Nº 12525 António Teixeira Nº 12260

3 ANTÓNIO CANDEIAS BIOGRAFIA
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ANTÓNIO CANDEIAS BIOGRAFIA ∙ Nasceu em 1955 na cidade da Beira, em Moçambique. ∙ Licenciou-se em Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. ∙ Obteve uma pós-graduação, em Ciências da Educação, em Nanterre. ∙ Doutorou-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 1993, na área de História da Educação. ∙ Actualmente, é professor auxiliar do ISPA. ∙ Contribui com alguns artigos em revistas da especialidade, tais como: “Análise Psicológica”, “A Ideia” e “Inovação”.

4 O trabalho vai ser dividido em dois pontos principais:
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE INTRODUÇÃO Este artigo tenta compreender e analisar o atraso educativo português contemporâneo, relacionando com a história dos dois últimos séculos, e criticando as políticas educativas dos governos portugueses das últimas décadas. O trabalho vai ser dividido em dois pontos principais: ∙ Os dados fundamentais dos finais dos séculos XIX e XX; ∙ Os principais factores da ascensão da cultura escrita no mundo moderno: o caso português.

5 A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE
DESENVOVIMENTO

6 OS DADOS FUNDAMENTAIS DOS FINAIS DOS SÉC. XIX E XX
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE OS DADOS FUNDAMENTAIS DOS FINAIS DOS SÉC. XIX E XX

7 TRABALHADORES POR CONTA DE OUTRÉM SEGUNDO AS HABILITAÇÕES (1989)
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE TRABALHADORES POR CONTA DE OUTRÉM SEGUNDO AS HABILITAÇÕES (1989) (in Tavares,1992, p. 15)

8 A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE
EVOLUÇÃO COMPARATIVA DAS TAXAS DE ANALFABETISMO ENTRE PORTUGAL E ESPANHA, ENTRE FINAIS DO SÉC. XIX E MEADOS DO SÉC. XX (in Nóvoa, 1992, p. 475 e in Nuñez, 1993, p. 91)

9 A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE
INTRODUÇÃO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA VERSUS TAXAS DE ESCOLARIZAÇÃO (in Soysal & Strang, 1989, p.278) PAÍSES INTRUDUÇÃO DE ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA TAXAS DE ESCOLARIZAÇÃO EM 1870 PRÚSSIA 1763 67% DINAMARCA 1814 58% GRÉCIA 1834 20% ESPANHA 1838 42% SUÉCIA 1842 71% PORTUGAL 1844 13% NORUEGA 1848 61% AUSTRIA 1864 40% SUIÇA 1874 74% ITÁLIA 1877 29% FRANÇA 1882 75% IRLANDA 1892 38% HOLANDA 1900 59% LUXEMBURGO 1912 -- BÉLGICA 1914 62% EUA 72%

10 EVOLUÇÃO COMPARADA DAS TAXAS DE ESCOLARIDADE ENTRE 1870 E 1930 (in Benavot e Riddle, 1988 ,p.205)
1870 1880 1890 1900 1910 1920 1930 EUA 72% 80% 97% 92% 93% Europa do Norte: Áustria 40% 53% 63% 67% 70% 83% Dinamarca 58% 47% 61% 62% 66% 65% França 57% 81% 86% Alemanha 74% 73% 88% 79% Irlanda 38% 44% 50% 82% 87% Holanda 60% 64% Suiça 76% 71% Europa do Sul: Grécia 20% 30% 31% 36% Itália 35% 37% 45% PORTUGAL 13% 22% 21% 19% 14% 27% Espanha 42% 54% 52% 48% 43% Europa do Leste: Bulgária N 33% 41% Hungria Roménia 7% 10% 15% 25% 34% 59% Caraíbas: Cuba 29% 39% Jamaica 49% 55%

11 OS PRINCIPAIS FACTORES DA ASCENÇÃO DA CULTURA
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE OS PRINCIPAIS FACTORES DA ASCENÇÃO DA CULTURA ESCRITA NO MUNDO MODERNO: O CASO PORTUGUÊS.

12 ▬ Principais factores da ascensão da cultura escrita no mundo moderno:
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ▬ Principais factores da ascensão da cultura escrita no mundo moderno: Duas correntes distintas: ∙ Preocupação com a alfabetização popular da Europa e América. ∙ Preocupação pela compreensão das relações entre a educação e o Estado. Enumeração dos factores pertinentes para a compreensão da evolução de uma cultura escrita na Europa contemporânea: ∙ economia Expansão Industrialista

13 ► Aumento das transacções externas;
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ♦ Expansão: ► Aumento das transacções externas; ► Aumento de uma tendência para o crescimento dos centros urbanos; ► Dinamização de uma sociedade e a sua complexificação. ♦ Industrialista: ► Necessidades especificas de uma aprendizagem; ► Necessidades de agências de socialização. ∙ A religião: ♦ Utilização de uma cultura escrita no interior das Instituições religiosas cristãs; ♦ Conflito entre a reforma e a contra-reforma dos séc.XVI e XVII; ♦ Tradução da Bíblia para o alemão pelos protestantes (uma necessidade definida por Lutero).

14 ∙ A Igreja, o Poder e o Estado:
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ∙ A Igreja, o Poder e o Estado: ♦ Na Igreja protestante verifica-se uma subordinação ao poder temporal do Estado; ♦ No Igreja Católica Apostólica Romana existem centros de decisão e de poder específicos. ∙ Ascensão do Estado-Nação: ♦ A homogeneização; ♦ A integração; ♦ A legitimação dos estratos sociais dominantes séc.XIX: ♦ A competição económica e militar.

15 ∙ Estados autoritários-expancionistas:
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ▬ As tipologias principais de escolarização nos Estados Nação dos séc. XVIII, XIX e XX: ∙ Estados autoritários-expancionistas: ♦ O Estado autoritário subordina os restantes agentes sociais (Igreja, Burguesia, Operários e Camponeses); ♦ Expansão do nacionalismo agressivo; ♦ Imposição de uma educação de massas. ∙ Estados dotados de pluralidades sociais e religiosas conhecidas e integradas com Sociedades Civis fortes: ♦ A educação passa a ser da responsabilidade das instituições – Estado pouco interveniente.

16 ♦ A educação como factor de conflito politico;
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ∙ Países com uma tradição muito enraizada do poder do Estado o qual é alvo das tendências hegemónicas de dois tipos de blocos profundamente antagónicos – Tais como, por um lado, a Burguesia-Republicanismo, por outro Igreja Católica-Aristocracia: ♦ A educação como factor de conflito politico; ♦ A luta pelo domínio da escola dá origem a uma alta taxa de alfabetização e de frequência escolar(França, fim do séc. XIX).

17 ▬ À luz destes factores - o caso português: Expansão ∙ Economia
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ▬ À luz destes factores - o caso português: Expansão ∙ Economia Industrialista ♦ Expansão: ► Esta concentra-se nas mãos da Casa Real e da Aristocracia devido á criação de um Império nos séc. XV e XVI; ► Aumento da população nos centros urbanos mais importantes; ► Decréscimo da produção agrícola devido aos surtos migratórios para o litoral; ► Decréscimo da produção manufactureira devido á politica de importações; Florescimento de uma cultura escrita

18 ► Portugal passou ao lado da revolução industrial no séc. XIX;
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ♦ Industrialista: ► Portugal passou ao lado da revolução industrial no séc. XIX; ► Fraco investimento no ensino como também na formação profissional; ► Inexistente mão-de-obra qualificada e escassez de técnicos nacionais. ∙ A religião: ♦ A Igreja acompanhou o desenvolvimento da cultura escrita do resto da Europa; ♦ A conta-Reforma desempenhou um papel antagónico ao resto da Europa; ♦ Pouca vocação da Igreja Católica, em comparação com a protestante.

19 ∙ O Poder, o Estado e a Religião em Portugal:
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ∙ O Poder, o Estado e a Religião em Portugal: ♦ Aliança entre a Casa Real e a Igreja com resultados desastrosos para a educação; ♦ Marquês Pombal desfaz alianças, o Estado assume o papel principal no comando do pais; ♦ Deficiente recrutamento de professores com habilitações para o ensino devido á eliminação dos Jesuítas; ♦ A ruptura entre Estado e a Igreja bloqueou o desenvolvimento da educação popular.

20 ∙ Estado Nação na era industrial - o caso Português:
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ∙ Estado Nação na era industrial - o caso Português: ♦ Mau aproveitamento do seu avanço em relação ás relações de homogeneização; ♦ O aparelho económico não sofreu alterações com o partir da Revolução Industrial, não existindo lugar para a integração; ♦ No que respeita á legitimação da burguesia não existiu contestação suficientemente forte. ♦ Portugal para a manutenção da sua independência recorreu á tutela de uma das potências dominantes, a Grã-bretanha.

21 ∙ O principal agente de escolarização no Portugal do séc. XIX:
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ∙ O principal agente de escolarização no Portugal do séc. XIX: ♦ País pobre, subalterno e analfabeto não se enquadra no tipo de Estados Autoritários – Expansionistas; ♦ A força intrínseca do Estado passa a ser exercida por dois blocos homogéneos, Aristocracia Religiosa e o Liberalismo pré-republicano; ♦ Estado Liberal onde a educação não é prioridade; ♦ Estado como agente único na escolarização.

22 ◊ A ineficácia da 1ª Republica e falta de interesse do Estado Novo;
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE ∙ O prolongamento destes factores no séc. XX, e as especificidades portuguesas face a outros países periféricos portugueses: ◊ A ineficácia da 1ª Republica e falta de interesse do Estado Novo; ◊ Impossibilidade de comparar com países do norte da Europa (países mais desenvolvidos); - Portugal, em comparação com outros países periféricos, tem duas características que o diferenciam, em relação ao atraso educativo: . Uma história relativamente tranquila em termos de guerras e invasões no seu território; . Estabilidade de fronteiras desde o séc. XIII.

23 A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE
“…É-se tentado a pensar que um pouco mais de turbulência interna poderia ter sido melhor…” (Jaime Reis)

24 Habilitações de trabalhadores por conta
A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE Habilitações de trabalhadores por conta de outrem, Portugal (1989)

25 A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE
CONCLUSÃO Portugal, do ponto de vista educativo, progrediu face ao séc. XIX, e nos últimos anos da década de oitenta; Os últimos governos têm intensificado esforços, com alguns resultados quantitativos bem reais, ou seja: → Uma taxa de cobertura de 100% nos seis primeiros anos de escolaridade; → Uma taxa de cobertura no ensino secundário de aproximadamente de 70%; → Um aumento importante de alunos no ensino superior; → Um aumento real da percentagem do PIB dedicado á educação.

26 A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE
Questão para debate Os dados anteriormente apresentados, datam de Decorridos onze anos, os governos precedentes continuam a olhar unicamente para dados quantitativos, esquecendo o nível Qualitativo do próprio ensino. Uma das prioridades anunciadas pelo actual governo relativamente á educação é o aumento da escolaridade obrigatória, de nove para doze anos. Será que esta medida vai resolver o problema do baixo nível de Escolarização da população portuguesa?

27 A SITUAÇÃO EDUCATIVA PORTUGUESA: RAÍZES DO PASSADO, DÚVIDAS DO PRESENTE
F I M


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