Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiego Sabado Alterado mais de 10 anos atrás
1
Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega = 08.12.2010
2
Análises Cultura profissional Objetividade Campo jornalístico x outros campos Valores-notícias (noticiabilidade) Agendamento/Enquadramento Análise de conteúdo/ Análise do Discurso
3
Paper O paper, segundo Sousa (1999, p. 32), é um pequeno artigo cujas características podem convencionalmente, consistir em atividade acadêmica, servindo usualmente como um trabalho escrito para a avaliação do desempenho em seminários, cursos e disciplinas. Possui quatro características: a) estudo sobre um autor; b) estudo de um tema num autor; c) estudo de uma obra de um autor; estudo de um tema/questão/problema em diversos autores. d) estudo de um tema/questão/problema em diversos autores.
4
Temas - sugestões OBJETOS e METODOLOGIA Representação de grupos, etnias, políticos, casos políticos em veículos ou programas específicos = pelo agendamento ou enquadramento Jornalismo local – uso das técnicas da objetividade Jornalismo de TV – organização da informação pelo senso comum A cobertura de X sobre Y Disputa de versões (discursos) sobre Y em X
5
Análise de conteúdo Escolha de OBJETO Escolha de corpus Análise de Conteúdo: observação de todos os itens selecionados sob determinados parâmetros permitindo comparações e consolidação especialmente quantitativa de determinado texto.
6
Ex. Estudo - AC Autoria da reportagem Origem (agências, redação) Gênero jornalístico Tamanho (fazer uma escala) Enfoque Etc
7
Ex. Análise do Discurso Metodologia da Linguística e da Comunicação que busca a desconstrução dos discursos e da ideologia presentes num texto (que pode ser entendido como qualquer produto de mídia – ou seja = OBJETO) Todo discurso é uma construção social Análise considera o CONTEXTO histórico- social Condições de produção Visões de mundo
8
Agendamento/Framing Teoria do agendamento (agenda- setting) = tematização Enquadramento (framing) = Ângulos escolhidos Busca a compreensão dos poderes da mídia sobre outros campos
9
Cronograma disciplina 03.11 – Semana da Comunicação 10.11 – Não haverá aula – SBPJOR 17.11 – Prova 24.11 – Seminário de Comunicação 01.12 – Orientação paper 08.12 – Entrega paper 15.12 – Exame final
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.