A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro de Especialistas em Educação Básica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro de Especialistas em Educação Básica"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Especialistas em Educação Básica
O Especialista em Educação Básica em Tempos de construir educação de excelência Encontro de Especialistas em Educação Básica Hotel Tauá, 11 a 15/03/2013 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental

2 “Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo
“Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” Hermann Hesse

3 O MUNDO PÓS-MODERNO Implosão de princípios éticos
Fragmentação de valores Crise de paradigmas Tecnologia Corrupção Fundamentalismo Neonazismo Implosão dos grandes sistemas Drogas Bulling Ateísmo Consumismo Crise nas famílias Violência Intolerância ética Primavera árabe

4 OS NOVOS PARADIGMAS Surgimento de novos PARADGIMAS
SOCIEDADE, na sua história: “Locus” da vida, das tramas sociais, dos encontros e desencontros SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: movimenta-se: . na continuidade e descontinuidade . na universalização e na fragmentação . no entrelaçamento e na ruptura Surgimento de novos PARADGIMAS

5 O que é um PARADIGMA? “É um conceito que está referendado a modelo, tipo exemplar e que, a partir de um momento da história da humanidade, pressupõe o conceito de aceitação.” Marcondes A CRISE DE Paradigmas leva à mudança de paradigmas: mudança conceitual mudança de visão de mundo insatisfação com os modelos predominantes busca de novas alternativas

6 Posturas mais frequentes frente às mudanças
Defender-se Manter status quo Reagir contra Postura REACIONÁRIA Reagir quando demandado Postura REATIVA Estar à frente Promover mudanças Assumir responsabilidades Postura PROATIVA Perigo: “cautela imobilizadora” e “ímpeto inconsequente”.

7 “Estamos vivendo a emergência de novos e múltiplos paradigmas
“Estamos vivendo a emergência de novos e múltiplos paradigmas. São novos tempos que exigem novas atitudes. Não dá para fazer a velha edição para as coisas que caminham em direção à excelência” Mário Sérgio Cortella

8 ALGUNS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE
ALUNO: Centro do Sistema Escolar, Sujeito da Aprendizagem ESCOLA INCLUSIVA: Centro do Sistema Educacional EIXO DO TRABALHO DA ESCOLA: gestão pedagógica GESTÃO DEMOCRÁTICA: exigência para a escola pública FOCO NA APRENDIZAGEM E NOS RESULTADOS: definição de metas Inclusão Social FAMÍLIA E COMUNIDADE: direito de participação Equidade

9 ALGUNS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE
CONTEÚDO CURRICULAR: meio para desenvolver capacidades ou habilidades EDUCAR E CUIDAR: perpassa toda a Educação Básica AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: diagnóstica e formativa, visa o progresso individual e contínuo do aluno CURRÍCULO, MATRIZ CURRICULAR, EIXOS TEMÁTICOS, REDES DE APRENDIZAGEM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (...)

10 Alguns pressupostos dos processos de
ENSINO E APRENDIZAGEM Todo aluno é capaz de aprender Todo professor é capaz de ensinar Aluno motivado, com autoestima elevada aprende com mais facilidade Desenvolvimento cognitivo, afetivo e social fazem parte do mesmo processo Ensino contextualizado, aprendizagem significativa, desenvolvimento de competências e habilidades Valorização do saber do aluno, seus avanços e progressos e acolhimento em suas dificuldades Relação professor/aluno: afeto, apoio, parceria, ética (...)

11 Educação Inclusiva e de Qualidade O desafio da Escola na modernidade
ser emancipadora, libertadora e inclusiva recuperar a sua centralidade que é o aluno cuidar e educar este aluno CORRESPONSABILIDADE Sistema Educacional Comunidade Demais Órgãos Públicos Família Profissionais da Educação

12 O Especialista em Educação Básica na Escola da Modernidade
A Escola hoje precisa do profissional com as características de formação do Especialista em Educação Básica (SP/OE)? A Supervisão Pedagógica / Orientação Educacional são necessárias para o êxito do trabalho do Professor em sala de aula? A função de Especialista é relevante para que a escola cuide e eduque os alunos garantindo melhor ensino e mais aprendizagem? Com Certeza, SIM

13 Especialista em Educação Básica
MISSÃO DESAFIADORA de SER: Educador, no exercício de suas funções Articulador de todo o conjunto escolar Apoio, orientador e parceiro do professor Articulador das relações internas e externas da escola Líder na coordenação do processo de ensino e aprendizagem da escola Modelo de profissionalismo, sujeito de transformação Fonte irradiadora do despertar e do fomentar o compromisso com a aprendizagem de todos os alunos

14 Para cumprir esta Missão...
Não basta ter conhecimentos, habilidades e atitudes Cada pessoa será reconhecida no seu fazer pela sua atuação, pela entrega do trabalho e pela obtenção de resultados Por que: Liderança / Competência

15 O Especialista em Educação Básica
Papel de Liderança Papel Político Papel Pedagógico

16 Cinco competências essenciais na arte de liderar
1 Abrir a mente Elevar a Equipe Recrear o Espírito Inovar no trabalho Ter visão de futuro 2 3 4 5 “O ponto de partida para a melhoria é reconhecer a necessidade”. Imai

17 ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA SUJEITO DE TRANSFORMAÇÃO
SPO-FBB ev10 enc 03a05-03 VONTADE AÇÃO CONHECIMENTO VONTADE + AÇÃO + CONHECIMENTO = MUDANÇA ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA SUJEITO DE TRANSFORMAÇÃO 17

18 O Especialista em Educação Básica na Escola
Lei nº de 05/08/ Competências A L U N O AÇÃO ARTICULAÇÃO APRENDIZAGEM

19 O ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA QUE FAZ A DIFERENÇA
ARTICULA COORDENA ORIENTA RESPONSABILIZA Especialista em Educação Básica ACOMPANHA/MONITORA INTERVEM APOIA PROPÕE ESTUDA AVALIA

20 O Guia do Especialista em Educação Básica
Orientação Suporte Autonomia Compromisso com a aprendizagem dos alunos Cumprimento de metas educacionais Indissociabilidade: Teoria / Prática Instrumento didático-pedagógico Pressupostos Foco: Alfabetização no Tempo Certo Implementação dos CBC

21 O Caderno de Boas Práticas dos Especialistas em Educação Básica Objetivo: auxiliar os Especialistas com exemplos de práticas de gestão pedagógica de sucesso – ele complementa o Guia do Especialista em Educação Básica Text Text SPO-FBB

22 Este Caderno apresenta Boas Práticas distribuídas em 5 eixos fundamentais
SPO-FBB

23 “A sala de aula é o centro do acontecimento educação escolar, pois a formação básica do educando se dá nesse espaço de interação entre os sujeitos, mediados pela realidade”. (...) “... Nossa atenção deve estar em torno da sala de aula”. Celso Vasconcelos in “Resgate do Professor como sujeito de transformação”

24 O Programa de Intervenção Pedagógica / Ensino Fundamental
“Excelência não é um lugar aonde você chega. Excelência é um horizonte” Cortella O Programa de Intervenção Pedagógica / Ensino Fundamental Todos juntos temos caminhado em direção à excelência da Educação Pública Mineira

25 O Programa de Intervenção Pedagógica Ensino Fundamental – PIP/EF
Anos Iniciais: Alfabetização no tempo certo Anos Finais: Implementação dos CBC (Conteúdos Básicos Comuns) Ações-chave que visam atingir a sala de aula e melhorar o desempenho dos alunos Ponto de partida do Programa: SIMAVE / PROALFA e PROEB

26 Plano de Intervenção Pedagógica
O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL FOCO: APRENDIZAGEM DO ALUNO ÊNFASE: Leitura e escrita, compromisso dos professores de todas as áreas. “Organizar a escola tendo como referência a APRENDIZAGEM, significa dar atenção aos interesses e necessidades dos alunos, às suas dificuldades e talentos, às suas características e estilo.” Módulo 1/PDP Avaliações Internas 6º ao 9º ano Avaliação PROEB/9º ano Plano de Intervenção Pedagógica

27 “O senhor... Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam.” Guimarães Rosa

28 Lição primeira de CONVIVÊNCIA:
Construindo relações “Aprender a CONVIVER é saber manter um olhar na dupla faceta de reconhecimento dos valores e das limitações.” João Batista Libânio crítico, vigilante, lúcido sobre si e sobre os outros, Lição primeira de CONVIVÊNCIA: - A TOLERÂNCIA

29 Trabalhando em Equipe O princípio da MOTIVAÇÃO
Do latim “motivare” = se dirigir em relação a um alvo MOTIVAÇÃO = motivos para a Ação Força que nos impulsiona a agir Comprometimento Engajamento

30 Trabalhando em Equipe: o princípio da Humildade
“Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir.” Cortella Humildade x Arrogância Saber que não sabe e admitir: ato de sabedoria Olhar o outro como fonte de conhecimento para mim O outro me renova, nós nos renovamos

31 Trabalhando em Equipe: Os Conflitos
Ninguém deveria temer as diferenças CONFLITO Jamais será totalmente resolvido. É o maior desviador de energia. DIFERENÇAS Podem ser transformadas em ação colaboradora. “Lidar com as diferenças nem sempre é fácil, pois exige que reconheçamos nossas limitações, falhas e dificuldades” – Francisco M. Santos

32 Cultura da Amabilidade
Uma filosofia que abrange 3 verdades: 1. As pessoas são “bacanas” umas com as outras 2. As relações são personalizadas 3. Existe humildade Ambiente saudável, relacionamentos positivos , alegria, gentileza

33 “Abrace” sua Equipe, seus alunos
“abraço”: qualquer ato, gesto ou movimento positivo que personaliza uma relação e faz a pessoa se sentir valorizada, respeitada, reconhecida. A cultura do abraço” capacita as pessoas a serem elas mesmas e a crescerem. Praticando o “abraço”

34 Para o SUCESSO do Especialista em Educação Básica em sua função é preciso:
LIDERANÇA PLANEJAMENTO / FOCO COMUNICAÇÃO / ARTICULAÇÃO MOTIVAÇÃO / ESTÍMULO CONHECIMENTO / ESTUDO COMPETÊNCIA A eficácia não depende apenas de quanto esforço estamos fazendo e, sim, se estamos realizando este esforço no que é realmente importante

35 O Maior desafio da Escola hoje: superar a NÃO aprendizagem
O Maior Desafio do ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA: usar de sua LIDERANÇA, de seu PODER e de sua AUTORIDADE, em articulação com o Diretor Escolar, para gerar, em sua Equipe, o compromisso apaixonado com a aprendizagem efetiva de TODOS os alunos. SPO-FBB

36 Nosso compromisso ético
PARA TANTO É URGENTE: ERRADICAR a PEDAGOGIA da REPETÊNCIA e - INSTAURAR em seu lugar uma PEDAGOGIA DE ENSINO EFICAZ Nosso compromisso ético

37 Coordenação de Esforços
A Escola do Século XXI Tem como centro a aprendizagem do aluno Está “ligada” à sua comunidade Garante a formação continuada dos alunos e professores: conhecimento e valores É uma escola da ALEGRIA, da MOTIVAÇÃO, do ACOLHIMENTO Coordenação de Esforços

38 “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Fernando Pessoa

39 “Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais que um espectador de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. E assim me construo a ouro e sedas, em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis.” Fernando Pessoa


Carregar ppt "Encontro de Especialistas em Educação Básica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google