A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paideia Parte V.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paideia Parte V."— Transcrição da apresentação:

1 Paideia Parte V

2 Análise comparativa de Guernica de Pablo Picasso e o Poema “Guernica” de Murilo Mendes

3

4 Guernica Murilo Mendes
Subsiste, Guernica, o exemplo macho, Subsiste para sempre a honra castiça, A jovem e antiga tradição do carvalho Que descerra o pálio de diamante. A força do teu coração desencadeado Contactou os subterrâneos de Espanha. E o mundo da lucidez a recebeu: O ar voa incorporando-se teu nome. Sem a beleza do rito castigado, Aumentando a comarca da fome, O touro de armas blindadas Investiu contra a razão: Eis que já Picasso o fixou, Destruindo a desordem bárbara, Com duro rigor espanhol, Na arquitetura do quadro.

5 Leitura comparativa de Gregório de Mattos Guerra e Aleijadinho

6 ANJOS BARROCOS ALEIJADINHO

7 BUSCANDO A CRISTO Gregório de Matos Guerra
A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos, Que, para receber-me, estais abertos, E, por não castigar-me, estais cravados. A vós, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lagrimas abertos, Pois, para perdoar-me, estais despertos, E, por não condenar-me, estais fechados, A vós, pregados pés, por não deixar-me, A vós, sangue vertido, para ungir-me, A vós, cabeça baixa, p'ra chamar-me. A vós, lado patente, quero unir-me, A vós, cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme.

8 Leitura comparativa de “Os Retirantes” de Cândido Portinari e “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto

9 Os Retirantes Cândido Portinari

10

11 Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que a custo é que se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas finas, e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta. E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até gente não nascida). Somos muitos Severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima, a de tentar despertar terra sempre mais extinta, a de querer arrancar algum roçado da cinza.

12 Leitura comparativa de Monalisa, de Leonardo da Vinci e Soneto 97, de Luís Vaz de Camões

13 como La Gioconda ou, em francês, La Gioconda, ou ainda Monalisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci

14 Soneto 97 Luís Vaz de Camões
Um mover d’olhos, brando e piedoso, sem ver de quê; um riso brando e honesto, quase forçado; um doce e humilde gesto, de qualquer alegria duvidoso; um despejo quieto e vergonhoso; um repouso gravíssimo e modesto; uma pura bondade, manifesto indício da alma, limpo e gracioso; um encolhido ousar; uma brandura; um medo sem ter culpa; um ar sereno; um longo e obediente sofrimento: esta foi a celeste formosura da minha Circe, e o mágico veneno que pôde transformar meu pensamento. (CAMÕES, 2002:104)

15 de sol a sol soldado de sal a sal salgado de sova a sova sovado de suco a suco sugado de sono a sono sonado sangrado de sangue a sangue Haroldo de Campos:

16 Décio Pignatari

17 OBJETIVOS do MST O MST, construiu ao longo da sua história seis objetivos principais, alguns foram anexados ao longo de sua existência, outros existem desde que o movimento foi fundado em Os objetivos são: 1- Construir uma sociedade sem exploradores e onde o trabalho tem supremacia sobre o capital. 2- A terra é um bem de todos. E deve estar a serviço de toda a sociedade. 3- Garantir trabalho a todos, com justa distribuição da terra, da renda e das riquezas. 4- buscar permanentemente a justiça social e igualdade de direitos econômicos, políticos, sociais e culturais. 5- Difundir os valores humanista e socialistas nas relações sociais. 6- Combater todas as formas de discriminação social e buscar a participação igualitária da mulher.

18 f o r m a r e f o r m a d i s f o r m a t r a n s f o r m a
c o n f o r m a i n f o r m a José Lino Grünewald

19 M.Angela Perone M. Rossetti
Agradecimentos Agradecemos a todos os Alunos da EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA que compartilharam conosco deste Projeto. Agradecemos também às responsáveis pela Informática Educativa em DRESA: Tereza, Lourdes e Sueli Setembro 2010 M.Angela Perone M. Rossetti Luis Alberto Vieira


Carregar ppt "Paideia Parte V."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google