A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GÊNEROS LITERÁRIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GÊNEROS LITERÁRIOS."— Transcrição da apresentação:

1 GÊNEROS LITERÁRIOS

2

3

4 FORMATAÇÃO DE ALGUNS GÊNEROS
EPOPEIA: poema de forma fixa, geralmente em verso de tamanhos regulares (10 ou 12 versos), estrofes de 8 ou 10 versos. Divide-se ainda em cinco partes: 1.Exódio ou proposição – uma introdução que apresenta p herói e o tema. 2. Invocação – um pedido de inspiração às musas da poesia. 3. Dedicatória – o poema é dedicado a alguém: um rei, um protetor, um povo. 4. Narração – os fatos são narrados com ênfase nas peripécias do herói e nos acontecimentos históricos. É a parte mais ampla da epopeia. 5. Epílogo – fechamento da epopeia, geralmente com a consagração dos heróis. Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitória que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram. Cesse tudo que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta.

5 SONETO: forma mais complexa das composições líricas de forma fixa
SONETO: forma mais complexa das composições líricas de forma fixa. Consta de 14 versos, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos. Para fazer um soneto Tome um pouco de azul, se a tarde é clara, E espere pelo instante ocasional. Nesse curto intervalo Deus prepara E lhe oferta a palavra inicial. Aí,adote uma atitude avara: Se você preferir a cor local, Não use mais que o sol de sua cara E um pedaço de fundo de quintal. Se não, procure a cinza e essa vagueza Das lembranças da infância, e não se apresse, Antes, deixe levá-lo a correnteza. Mas ao chegar ao ponto em que se tece Dentro da escuridão a vã certeza, Ponha tudo de lado e então comece. (Carlos Pena Filho)

6 Romance: é a mais importante das modalidades narrativas em prosa
Romance: é a mais importante das modalidades narrativas em prosa. Pode ser histórico; cavalaria; policial; psicológico. + Pluralidade e simultaneidade dramática + Número ilimitado de personagens + Liberdade total de tempo/espaço + Aparecem mesclados: DIÁLOGO/ NARRAÇÃO/ DESCRIÇÃO e até DISSERTAÇÃO ROMANCE Conto: narrativa curta, condensada, de episódio e poucas personagens, e que geralmente se passa num único lugar. O tempo é extremamente econômico.

7 Texto 1 Texto 5 Texto 2 Texto 6 Texto 4 Texto 3

8 POESIA Metrificação

9 Escandindo versos Montes: ( ) sg/ ( ) sm Nos montes: ( ) sg/ ( ) sm
Nos montes da alvorada: ( ) sg/ ( ) sm Nos montes da alvorada, que o sol desce: ( ) sg/ ( ) sm

10 Esquema de rimas Buscando a Cristo (Gregório de Matos Guerra, ) A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos Que, para receber-me, estais abertos, E, por não castigar-me, estais cravados. A vós, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lágrimas abertos, Pois, para perdoar-me, estais despertos, E, por não condenar-me, estais fechados. A vós, pregados pés, por não deixar-me, A vós, sangue vertido, para ungir-me, A vós, cabeça baixa, p'ra chamar-me A vós, lado patente, quero unir-me, A vós, cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme.


Carregar ppt "GÊNEROS LITERÁRIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google