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O fator multiplicador elusivo para desenvolvimento sustentável: A razão para a integração de pesquisa cientifica e educação básica na Região MAP, Amazônia.

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1 O fator multiplicador elusivo para desenvolvimento sustentável: A razão para a integração de pesquisa cientifica e educação básica na Região MAP, Amazônia Sul-Ocidental Elsa Mendoza, Monica De Los Rios, Vera Reis e Foster Brown IPAM, LBA-Acre, UFAC, WHRC Image: GEOS 12, 29apr05

2 MAP: Madre de Dios – Acre - Pando
550,000 pop. 160,000 km2 Portugues Acre Madre de Dios Pando 100,000 pop. 84,000 km2 Espanhol 50,000 pop. 63,000 km2 Espanhol Fonte: Ane Alencar

3 Infraestrutura proposta para Amazonia Sul-Ocidental
Infraestrutura proposta para Amazonia Sul-Ocidental. Vista ao sul do Brasil, Peru e Bolivia Produto NASA – M.Steininger, CI Lago Titicaca Estrada Guayaramerin- La Paz US$430 million Estrada Iñapari- Ilo/ Matarani – US$820 million Beni Puerto Maldonado 4.000 km of navigable rivers Rondônia Cobija UHE St. Antonio 3,600 MW UHE Jirau 3,900 MW Binational 3,000 MW US$10 billon Pando Acre Rio Branco

4 Justificativa para LBA
…Tal conhecimento, em combinação com melhoria de capacidade de pesquisa e de redes entre os paises Amazônicas estimulará usuários da terra e tomadores de decisão para desenvolver estratégias alternativas sustentáveis com estratégias de preservação de florestas. Sustainable development of Amazonia and LBA , Concise Experimental Plan Como este conhecimento vai alcançar e estimular á agricultores e pessoas que tomar decisões?

5 Como disseminar a informação a sociedade?
Como podemos fazer numa maneira significativa, isto é, ir além da qualitativa? Onde se encontram os fatores multiplicadores?

6 Perfil de pessoas na Amazônia usando o Estado do Acre como exemplo Brasil 2000 censo
População: 550,000. Para disseminação ~100,000 Idade media: ~ 20 anos. (Brasil: 27, US: 36, Italia: 42 Renda familiar: dois-terços < $2 dólares/dia Nível de educação 40% daqueles com mais de 15 anos não tem cursado ne até quinto ano População – jovens, pobres, e mínima educação formal entre adultos.

7 Abordagem de disseminação do LBA-Acre
Foco no elite regional e local: Disseminação via a mídia de imagens e analise de queimadas durante a época seca. Analise do uso da terra para gestão trinacional da bacia fluvial. Reuniões no nível de município em três países para avaliar problemas atuais e futuros do uso da terra ao longo da Estrada Interoceanica. Foco na população rural local: Uso de GPS e imagens de satélite para gestão do uso da terra por técnicos e produtores pequenos rurais. Reforma currícular no sistema educacional rural.

8 1. Disseminação por meio de imagens e o analises do fogo durante a época de incêndios.
Nara Pantoja, Estudante de Eng. Florestal, UFAC Explicando padrões de queimadas na região MAP

9 Uso da Internet para participantes e grupos locais.
( queimadas)

10 A fumaça: de onde vem? Artigo - 15sep04

11 Fator de multiplicador – Fogo & Fumaça
Durante a epoca de queimadas de 2004: 5 artigos nos journais no Acre – Gazeta & Pagina 20 Leitores estimados: ~10.000, principalmente elite. Entrevistas no TV: potencial televisores . Artigo “Fogo e Queimadas”” em MundoJovem no. 258 junho 2005: exemplares

12 2. Analise de gestão do uso da terra na bacia do Rio Acre de Bolivia, Brasil e Peru
3182 km2 (42%) 1926 km2 (25%) 2560 km2 (33%) Peru Bolívia Imagem radar SRTM DEM 2000

13 Fator multiplicador – Bacias
Uso de Freeware SPRING 4.1 Processamento de imagens ( Uso de imagens de satélite CBERS-2 ( Mais de 100 participantes em palestras e aulas introdutorias (Brasiléia, Brasil, Puerto Maldonado, Peru e Cobija, Bolivia) Tese de mestrado bacia do Rio Acre – Monica De Los Rios

14 Fator multiplicador II: Bacia binacionais do MAP

15 3. Reuniões no nível de município no Brasil, Peru e Bolivia para avaliar os problemas atuais e uso futuro da terra ao longo da Estrada Inter-Oceanica (investimento de 820 milhões de dólares)

16 Mapas desenhados por participantes – Uso da terra atual.
Área com atividade madeireira Área afetada pelo fogo Floresta menos perturbada Área desflorestada Município de Epitaciolandia, Acre/Brasil

17 Estudos de sustentabilidade socio-economica e ambiental da estrada interoceanica e cenários. Contato: Elsa Mendoza,

18 Fator Multiplicador Lideres de municipalidades e sociedade civil.
18 Municipios – 3 paises >350 participantes. Aprendendo a usar mapas para pensar no presente e no futuro. Expandindo a Pando, Bolivia.

19 4. Uso de GPS e imagens de satélite de planejamento do uso da terra por pequenos produtores – o Programa de Proambiente para pagar para serviços ambientais

20 Croqui feito por produtores locais, usando
papel vegetal e imagens de satélite

21 Fator multiplicador chave: material escrito no nível de quarta série: Aprenda a se localizar, produzir mapas e calcular áreas usando dados do GPS

22 Fator multiplicador para pequenos produtores – temos que andar muito
~ 40,000 familias rurais no Estado do Acre. Assumir que a metade devem ser envolvida no Programa Proambiente para ter um impacto efetivo: 20,000 familias Programa atualmente tem 400 familias, 2% da clientela alvo. No Acre, precisa expandir este esforço 50-vezes. Como fazer isto? Uma possibilidade – o sistema de educação rural.

23 Reforma curricular do sistema de educação rural no Acre – inclusão de florestas e métodos de pesquisa. Por que o sistema de educação?

24 O fator multiplicador gigante, mas elusivo – educação básica.
População total do Estado do Acre: (IBGE in 2000) População total no sistema educacional do Acre (educação básica e universitária): (INEP+ estimates in 2000). Educação Básica 41% Restante da população 59%

25 Ensino Fundamental e médio 96%
A grande maioria (96%) das pessoas no sistema educacional no Acre estão no ensino de 1a a 12a serie (fundamental e médio). Destes, 50% estão 1a a 4a série, 85% na 1a a 8a série (dados do INEP 2000). Pos-graduandos 0,2% Graduandos 4% Ensino Fundamental e médio 96%

26 Reforma Currículo para educação básica parte da iniciativa da U
Reforma Currículo para educação básica parte da iniciativa da U. da Floresta Clientela ~ 1/3 da população no Acre e em Madre de Dios – impacto para as próximas décadas (2020) Atividade inicial: Convênio de 3 municípios, UFAC, a ong ANIA - 15 escolas rurais – 300 alunos. “Floresta das Crianças.” Agora expandido 55 escolas rurais. Vai envolver “Inclusão Digital” via imagem de satélite software de fonte aberta (SPRING & imagens CBERS). Contato: Dra. Vera Reis –

27 3 universidades Peruanas, 2 Bolivianas, e 1 Brasileira
Possível rede trinacional conectada com Iniciativa Universidade da Floresta: 3 universidades Peruanas, 2 Bolivianas, e 1 Brasileira Cruzeiro do Sul UFAC UNU Pucallpa Rio Branco UFAC 100 km Trinacional Center UTB UAP AB/Inapari/Bol. Riberalta Cobija UNAMAD UNSAAC Puerto Maldonado

28 Conclusões Mega-investimentos para transporte e geração de energia vão criar rapidamente novas oportunidades e problemas na Amazônia Sul-ocidental. Embora pesquisa cientifica seja crítica, a disseminação do conhecimento é ainda mais, para que os resultados tenham um impacto significativo nas decisões da sociedade. Educação básica: chave no processo de adaptação as mudanças numa população jovem, pobre e com pouca educação formal dos adultos.


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