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PublicouEmanuel Lindo Alterado mais de 10 anos atrás
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Deslocamento de ar em túneis devido ao deslocamento dos trens.
Thierry Cintra Marcondes RA:
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Motivação O trem tem uma série de vantagens sócios – ambientais quando comparadas com outros meio de transporte. Estamos com sério problemas de infra-estrutura rodoviária e aérea. Aproximação da Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil
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Objetivo Verificar como varia o coeficiente de arrasto para diferente tamanhos de trem, para a mesma velocidade, e área frontal de trem. Por que é importante estudar o coeficiente de arrasto. O que existe na literatura a respeito.
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Modelo Modelo cilindro pistão.
Hipoteses adotadas: - Sistema em regime permanente O trem não está acelerando, o sistema de referencial é fixo no trem. O sistema é isotermico Outras condiderações buscamos de artigos cientifico.
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Modelo Cilindro Pistão
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Sistema Referencial
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Modelo D_tunel = 5m D_trem = 3m L do trem = 150m %Variavel
INLET, OUTLET
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Coeficiente de arrasto
Existe dois tipos de arrastos: Arrasto de pressão Arrasto de atrito No nosso caso o arrasto predominante é por atrito:
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Volume de controle Como não foi possivel obter diratemente a força do trem atraves do Phoenics, tivemos que fazer um volume de controle.
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Volume de Controle
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Campo de Pressão
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O que precisamos então para obter o Cd.
Da equação: V = 20 m/s % Velocidade do ar A = 15 m² % Area frontal do trem Fd = Força do trem que iremos calcular.
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Forças na Parede Temos que detrrminar as forças que as paredes exercem, um fato interessante é que a parde Sul, tem uma força menor que a Norte. Podemos verificar isso pelo campo de velocidade.
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Campo de Velocidade
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Ampliando a zona de interesse
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Linha de Corrente
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Valores obtidos
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Modelo adotado ruim Como podemos perceber pela analise do Cd, podemos perceber que o modelo adotado para simulação foi valido, pois Cd foi muito maior que os valores experiemental e teórico (comparamos com uma placa plana). Sendo que esse modelo funcionou relativamente bem com baixas velocidades
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Residuo do modelo
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Conclusão Maior problema de modelo foi o campo de pressão e velocidades que influenciaram significativamente no coeficiente de arrasto. Tendo corrigir o modelo de forma a obter um melhor campo de pressão e velocidade. A convergência do sistema não representa muita coisa se não conhecemos bem a fisica do nosso problema.
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Planos Futuros Tentar melhorar o campo de pressão e velocidade a fim de obter resultados proximos a realidade, e melhorar o modelo.. A fim de tornar mais realitico nosso modelo.
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Obrigado Dúvidas, criticas, sugestões... Thierry Cintra Marcondes
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