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PublicouManoela Florio Alterado mais de 10 anos atrás
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Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974
Universidade Estadual de Campinas Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974 ANÁLISE EM DUAS DIMENSÕES DO ARRASTO EM UM AUTOMÓVEL UTILIZANDO O SOFTWARE PHOENICS Professor: Eugênio Spanó Rosa Alunos: Leonardo Carpinetti Vieira RA: Tiago Henrique Machado RA:
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REVISÃO DA LITERATURA Importância do estudo do arrasto:
Melhorar a aerodinâmica do veículo; Diminuir consumo de combustível; Diminuir emissão de poluentes; Baixo custo de desenvolvimento; O arrasto é caracterizado por um parâmetro adimensional (Coeficiente de Arrasto) que se relaciona com a força de arrasto através da seguinte equação:
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REVISÃO DA LITERATURA Evolução da aerodinâmica dos veículos ao longo do século XX:
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REVISÃO DA LITERATURA A figura à esquerda mostra pressões medidas experimentalmente em um veículo. Distribuição de pressão e arrasto produzido para diferentes formatos de veículos são mostradas na figura à direita.
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REVISÃO DA LITERATURA Direcionamento do fluxo de ar devido à presença do spoiler. Variações no arrasto produzido devido à mudanças no ângulo de ataque do vidro frontal.
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MODELOS UTILIZADOS Veículos Volkswagen FOX e SPACEFOX.
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TESTES DE MALHA, RESÍDUOS, DOMÍNIO E MODELO DE TURBULÊNCIA
Malha refinada até que não ocorra variação dos resultados de força calculada e os resíduos de pressão e velocidades fossem suficientemente pequenos; Posição do veículo para que condições de velocidade próxima de zero na direção de Y na entrada do escoamento; Tamanho do domínio necessário para que toda a recirculação atrás do veículo ocorra antes da saída. Foram testados dois modelos de turbulência: KECHEN e LVEL. O segundo modelo obteve resultados mais próximos da literatura além de se ser mais simples.
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TESTES DE MALHA, RESÍDUOS, DOMÍNIO E MODELO DE TURBULÊNCIA
Malha final utilizada:
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RESULTADOS Distribuições de Pressão para os dois modelos convencionais:
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RESULTADOS Influências da presença de spoiler sobre a pressão para os dois modelos:
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RESULTADOS Influências da mudança do ângulo do vidro sobre a pressão para os dois modelos:
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RESULTADOS Distribuições de Velocidade para os dois modelos convencionais:
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RESULTADOS Distribuições de Velocidade para os dois modelos convencionais:
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RESULTADOS Influências da presença de spoiler sobre a velocidade para os dois modelos:
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RESULTADOS Influências da presença de spoiler sobre a velocidade para os dois modelos:
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RESULTADOS Influências da mudança do ângulo do vidro sobre a velocidade para os dois modelos:
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Coeficiente de Arrasto ( )
RESULTADOS Coeficiênte de Arrasto para os modelos convencionais Modelo do Automóvel Coeficiente de Arrasto ( ) Fox Convencional 0,3892 SpaceFox Convencional 0,3655
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Coeficiente de Arrasto ( )
RESULTADOS Influência do spoiler no coeficiênte de arrasto para os dois modelos. Modelo do Automóvel Coeficiente de Arrasto ( ) Fox com Spoiler 0,3993 SpaceFox com Spolier 0,3666
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Coeficiente de Arrasto ( )
RESULTADOS Influência da mudança do ângulo do vidro sobre o coeficiente de arrasto para os dois modelos: Modelo do Automóvel Coeficiente de Arrasto ( ) Fox com vidro diferente 0,4068 SpaceFox com vidro diferente 0,3832
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CONCLUSÕES Os resultados obtidos nos cálculos dos coeficientes de arrasto, ficaram dentro do esperado e de acordo com os dados obtidos na revisão da literatura, mostrando que o software é uma ferramenta muito útil para a análise do escoamento ao redor de um automóvel. A pressão é alta ao redor do nariz do veículo. A pressão diminui um pouco, mas ainda continua alta na base do pára-brisas. Regiões de baixa pressão ocorrem no alto dos pára-brisas e acima do teto do automóvel.
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CONCLUSÕES A velocidade do ar acima do teto foi cerca de 30% maior o que a de corrente livre. A região atrás do veículo apresentou, como esperado, uma esteira de velocidade, com recirculação do fluxo de ar. A adição de spoilers nos veículos modelados mostrou-se pouco eficiente em termos aerodinâmicos. As variações obtidas foram muito pequenas, o que mostra que a spoiler tem mais função estética do que propriamente função de melhorar o desempenho do veículo.
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CONCLUSÕES Com relação ao ângulo do vidro frontal do carro, notou-se que o aumento do ângulo causa o aumento do arrasto. O aumento do arrasto para uma variação de 10° no ângulo do vidro foi de aproximadamente 0,018 para os dois veículos, o que ficou dentro do esperado de acordo com dados bibliográficos. Com isso, conclui-se que a simulação feita no software é bastante satisfatória e nos dá resultados confiáveis, podendo servir de primeiro passo para o desenvolvimento de veículos mais eficientes em termos aerodinâmicos.
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