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Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco

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Apresentação em tema: "Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco"— Transcrição da apresentação:

1 Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco
REvolution AI Engine Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco

2 Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine
Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

3 Motivação Atraso em relação às demais áreas
Gráfica, Física, Áudio... IA é fator crítico para sucesso de um jogo Propósitos Acadêmicos Pesquisa pioneira Identificar padrões e requisitos Projetar arquitetura

4 IA versus Game IA IA Tradicional IA para Jogos
Programas que emulam ações e comportamentos humanos. IA para Jogos Código dentro de um jogo que controla de forma computacional os agentes para que esses “aparentem” tomar decisões inteligentes.

5 Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine
Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

6 Gêneros de Jogos São os vários estilos de jogos existentes Problemas
Identificar padrões Generalizar Abordagem Pesquisar gêneros para identificar técnicas mais comuns RPG Adventure Estratégia FTPS Plataforma Esportes Simulação Corrida Luta

7 Gêneros de Jogos Técnicas Associadas Máquina de Estados
Lógica Nebulosa Sistema de Mensagens Sistema de Script Data-Driven Systems Planejamento IA Hierárquica Algoritmos Genéticos Sistema de Informação Baseado na Localização Rede Bayesiana Rede Neural

8 Gêneros de Jogos Outras técnicas Sistema de Navegação Blackboard
Aprendizagem

9 Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine
Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

10 Motores de IA “Não existem motores específicos de IA para jogos”
Evolução Gráfica Física Áudio .... IA Motor de Jogos

11 Motores de IA Pesquisa dos motores existentes Análise Comparativa
Motores de Jogos Análise Comparativa Abrangência Custo Unreal Engine 3 Source Engine Reality Engine CryEngine Torque Game Engine

12 Análise Comparativa Abrangência Unreal Engine 3 Source Engine
Data-Driven System Sistema de Script Máquina de Estados Finitos Sistema de Navegação Abrangência Unreal Engine 3 Source Engine Reality Engine CryEngine Torque Game Engine Data-Driven System Sistema de Mensagens Máquina de Estados Finitos Sistema de Navegação Sistema de Script Máquina de Estados Finitos Sistema de Navegação Sistema de Script Sistema de Mensagens Máquina de Estados Finitos

13 Análise Comparativa Abrangência Média 22,3% Unreal Engine 3 35,3%
Source Engine 35,3% Reality Engine 23,5% CryEngine 11,7% Torque Game Engine 5,8% Média ,3%

14 Análise Comparativa Custo Todos são proprietários!
Impossibilidade de adquirir e publicar valores Disponíveis somente através de NDA

15 Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine
Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

16 REvolution AI Engine Propósito de reunir as técnicas pesquisadas em um único lugar. Abordar todos os gêneros.

17 Requisitos Escopo Escopo Negativo Máquina de Estados
Sistema de Navegação Sistema de Mensagens IA Hierárquica Blackboard Sistema de Informação Baseado na Localização Algoritmos Genéticos Redes Neurais Aprendizagem Escopo Negativo Lógica Nebulosa Data-Driven Systems Sistema de Script Planejamento Rede Bayesiana

18 Projeto da Arquitetura
Características Estrutura Modular Responsabilidades bem-definidas Extensibilidade Modelagem Regra KISS Projeto Distribuído da IA

19 Modelagem do Agente Agente Ambiente Camada de Percepção / Eventos
Sensores Camada de decisão de longo prazo Camada de decisão de curto prazo Camada de Animação Camada de Movimentação Camada de Comportamento Atuadores

20 Baseado na Localização
Modelagem do Motor Sistema de Informação Baseado na Localização Agente 1 Escalonador Ambiente Agente 2 Agente 3

21 Arquitetura Arquitetura em módulos Sistema Multiagentes
Comportamento Sistema de Tempo Real

22 Sistema Multiagentes Fundamentado na Arquitetura do JADE

23 Agente

24 Comportamentos

25 Sistema de Tempo Real Abordagem de Melhor Esforço

26 Roteiro Introdução Gêneros de Jogos Motores de IA REvolution AI Engine
Motivação IA versus Game IA Gêneros de Jogos Descrição Técnicas Motores de IA Discussão Análise Comparativa REvolution AI Engine Requisitos Projeto da Arquitetura Implementação Conclusões e Trabalhos Futuros

27 Conclusões “Importância da utilização de motores” Contribuições
Pesquisa na área Modelagem e Arquitetura (Abordagem de 70,95%) Dificuldades Área pouco explorada Diversidade Multidisciplinaridade

28 Trabalhos Futuros Modelagem e arquitetura dos demais requisitos
Finalizar implementação Analisar performance União com motor gráfico

29 Considerações Finais Propósito desse trabalho
Primeiro passo no desenvolvimento de um motor Comprovar a viabilidade do desenvolvimento de um motor de IA

30 Perguntas

31 Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco
REvolution AI Engine Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco


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