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Tópicos Especiais I: Engines Engines 3D

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Apresentação em tema: "Tópicos Especiais I: Engines Engines 3D"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Especiais I: Engines Engines 3D
Bruno C. de Paula Tópicos Especiais I: Engines Engines 3D 1º Semestre 2010 > PUCPR > Pós Jogos

2 Resumo Vamos conhecer os componentes de uma engine 3D e algumas opções de engine

3 O que É uma game engine? 23/03/2017 Conjunto de programas e / ou bibliotecas cujo objetivo é facilitar o desenvolvimento de mais de um jogo

4 Principais componentes de uma engine
23/03/2017 Linguagem de Scripts Importadores/ Exportadores SDK Engine Core Editor De Níveis Builders

5 Engine Core Núcleo da engine; Complexidade alta;
23/03/2017 Núcleo da engine; Complexidade alta; Interface com o Sistema Operacional, OpenGL, DirectX; Renderização dos itens gráficos; Implementação dos algoritmos e técnicas de: Visibilidade (culling); Detecção de colisão; Movimentação de Camera; Sistemas de Partículas; Iluminação; Física...

6 SDK Software Developer’s Kit
23/03/2017 Biblioteca associada ao engine core; Complexidade média; Altera o comportamento da engine; O SDK é o portão de acesso à engine; Cada engine possui um SDK diferente;

7 Linguagens de Script Complexidade deve ser média ou baixa;
23/03/2017 Complexidade deve ser média ou baixa; A lógica do jogo e suas regras devem ser representadas de maneira independente do core; Linguagens comuns: Lua; JavaScript; Python; UnrealScript.

8 Editor de Níveis Permite o posicionamento dos modelos 3D em uma cena;
23/03/2017 Permite o posicionamento dos modelos 3D em uma cena; Criação de gatilhos (triggers); Associação entre scripts e triggers; Idealmente deve permitir alterações em runtime; Cada vez mais importante em uma engine;

9 Builders Operações de pré-processamento de cena: Lightmap; Heightmap;
23/03/2017 Operações de pré-processamento de cena: Lightmap; Heightmap; Pathfinding; ... Geralmente integrado ao level editor.

10 Importadores / Exportadores
23/03/2017 Integração com ferramentas de: Som; Video; Texturas: Photoshop; GIMP; Modelos 3D e animação: Maya; 3DS; Blender;

11 Engine Core/SDK > Level Editor
23/03/2017 Tendência das engines atuais! Engine Core/SDK > Level Editor Engine Core / SDK < Level Editor

12 Unity 3D. Exemplos de Engines Lista com 300 opções! Open Source: OGRE;
23/03/2017 Lista com 300 opções! Open Source: OGRE; Irrlicht; Panda3D; Comerciais: Torque Game Engine; UDK; Unity 3D.

13 OGRE: Object-oriented Graphics Rendering Engine
23/03/2017 C++; Open Source; É, principalmente, um motor de renderização!; Grande Comunidade. Torchlight – Runic Games Mulver

14 Irrlicht C++; Open Source; Scripting em Lua; Engine de Renderização;
23/03/2017 C++; Open Source; Scripting em Lua; Engine de Renderização; irrKLang: Excelente Motor sonoro; irrEdit: Editor de níveis; Lexventure - Interama Shards (iPhone) - Couchworld

15 Panda3D Disney / CMU; Scripting em Python; Open Source; C++ / Python;
23/03/2017 Disney / CMU; Scripting em Python; Open Source; C++ / Python; Bons conversores; Ótima documentação; Execução também no navegador; ToonTown – Disney / Terra Pirates of Caribbean Online - Disney

16 Torque US$ 1000; Jogos para console;
23/03/2017 US$ 1000; Jogos para console; Editor de mundos bastante poderoso; Infraestrutura de rede; TorqueScript. Penny Arcade Adventures And Yet Moves (Steam) Broken Rules

17 UDK Unreal Development Kit
23/03/2017 Solução completa e integrada; Engine mais usada no mundo; Gratuito para usos não comerciais; Paga (25% das vendas) para demais usos; Leia a licença!

18 Por que é importante conhecermos algumas engines?
23/03/2017 Algumas engines são mais adaptadas para gêneros específicos: PopCap framework: puzzle; Se você for implementar uma engine é essencial conhecer os recursos de outras engines: Não reinvente a roda (som no World of Goo)! A troca de uma engine no meio de um projeto pode ser traumática.

19 Conclusões 23/03/2017 * A escolha de sua engine é um fator decisivo para o sucesso de seu jogo; Se você escolher “fazer em casa” não há nada de errado em conhecer seus “concorrentes”; Apenas uma engine gráfica não é suficiente para criar seu jogo; Leia a licença antes de escolher sua engine;


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