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ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.

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3 ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL
MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL

4 OBJETIVOS O QUÊ pretende realizar de maneira clara e sucinta, além de expressar o(s) resultado(s) que se pretende atingir, o(s) produto(s) final(is), período e local da realização. Caso o projeto tenha mais de um objetivo, mencione todos. Para organizar melhor, sugerimos propor um objetivo geral ou superior e detalhar os objetivos específicos, identificados à partir da etapa anterior de trabalho (Árvore de Inquietações) Estes podem ser detalhados por ações, áreas de atuação, produtos serem gerados ou períodos, tudo vai depender do objetivo superior proposto.

5 JUSTIFICATIVA Inicie com a apresentação de sua proposta. Seja claro e objetivo. Para detalhar: a) Destacar os resultados concretos a serem obtidos com a execução do projeto. b) Contextualização Da realidade na qual pretende interferir - Descreva o perfil da comunidade para a qual propõe a execução de seu projeto, - Ressalte os aspectos que justificam sua interferência nela, sejam eles históricos, sociais ou geográficos - Detalhe o perfil do público estimado: faixa etária, camada social, gênero, etnias e outras informações pertinentes.

6 c) Aponte qual o caráter do impacto previsto se é de caráter social, de formação de público, reflexão sobre o fazer cultural, democratização de acesso ou outro. Caso seu projeto preveja como resultado produtos culturais, é necessário indicar a quantidade dos produtos gerados pelo projeto, tais como discos, livros, jornais, vídeos, CD-rom, catálogos, etc. Em caso de espetáculos, shows, exposições, festivais e outros eventos, é necessário informar o número de ingressos e/ou o público estimado. e) É necessário apontar se acesso será gratuito ou não, detalhando preços e destinação de recursos obtidos.

7 f) O próximo passo é demonstrar quais aspectos de sua atuação favorecem a realização dos objetivos de sua proposta e ainda aqueles que qualificam seu perfil de atuação cultural. - Descreva de modo sucinto o histórico de atuação que lhe levou a essa proposição, - não deixe de apontar os aspectos que tornam sua proposta diferenciada de forma clara e todas as possibilidades de interação de sua proposta com os parceiros atuais e novas parcerias que possam surgir g) Aponte quais os caminhos previstos para continuidade de sua proposta após o término do Projeto

8 DESCRIÇÃO METODOLÓGICA
Memorial Descritivo Detalhas as etapas de trabalho. Enumere e descreva todas as atividades necessárias para atingir o(s) objetivo(s) desejado(s) e explicando como pretende desenvolvê-las. Uma boa DESCRIÇÃO METODOLÓGICA é aquela que: Demonstra a capacidade do Proponente em viabilizar o projeto; Detalha os objetivos e mostra claramente as etapas da realização; Prevê o tempo de duração de cada etapa e os profissionais envolvidos nelas;

9 Relaciona e descreve as parcerias (institucionais: órgãos públicos, fundações e instituições; promocionais: veículos de comunicação associados; e empresariais: apoio e colaboração em recursos humanos, materiais ou financeiros); Demonstra coerência com o orçamento; Destaca as outras ações que não serão subsidiadas pelos recursos do edital, mas que são importantes na compreensão geral do projeto. Neste caso é importante indicar como essas ações serão custeadas; e Detalha as ações relativas à divulgação das ações e os veículos que se pretende utilizar. Exemplo: banners, convites, cartazes, site, assessoria de imprensa, veiculação na mídia impressa, eletrônica e digital entre outras.

10 Resultados esperados e Forma de análise destes resultados
Para facilitar, procure estabelecer um resultado para cada ação a ser executada dentro da descrição metodológica. A seguir aponte quais são os critérios qualitativos e os quantitativos de cada proposta que lhe permitirão avaliar se seus resultados foram alcançados. Os indicadores tem que estar diretamente relacionados aos objetivos propostos. Assim o ideal e propor para cada objetivo ou meta proposta um método efetivo de avaliação quantitativo ou qualitativo e até os dois, dependendo do caráter da meta.

11 Cronograma Neste campo estabeleceremos a sequência de execução das ações da forma mais objetiva possível. Muitas vezes as ações irão ocorrer ao mesmo tempo, isso é natural e precisa ser apontado num cronograma eficaz. Sempre que necessário mudar o prazo para execução de uma meta, a visualização de um cronograma permite avaliar o impacto geral dessa mudança


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