A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Do petróleo ao plástico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Do petróleo ao plástico"— Transcrição da apresentação:

1 Do petróleo ao plástico
Colagem de fotos feitas com imagens equivalentes a 2,4 milhões de pedaços de plástico.

2 Um “zoom” do slide anterior

3 Há 4,5 bilhões de anos, a atmosfera da Terra era bem diferente
Há 4,5 bilhões de anos, a atmosfera da Terra era bem diferente. Hidrogênio (H2), metano(CH4) e amônia( NH3) talvez fossem seus principais componentes. Depois, gases vindos das atividades vulcânicas no interior da Terra encheram a atmosfera com vapor de água ( H2O), gás carbônico ( CO2), nitrogênio ( N2) e enxofre( S), entre outros. À medida que a Terra resfriou, a água condensada em grandes nuvens iniciou uma chuva de milhares de anos, que deu origem aos oceanos. Como o gás carbônico se dissolve facilmente na água, logo foi removido da atmosfera que passou a ser predominantemente formada pelo nitrogênio (N2), muito pouco reativo. Nesse ambiente, chamado por alguns cientistas de “ sopa primordial”surgiram espontaneamente as moléculas que estão presentes em todas as formas de vida: os aminoácidos, que formam as proteínas; os ácidos graxos, que compõem as gorduras e os açúcares, que constituem os carboidratos. Há cerca de 2,5 bilhões de anos, um tipo de organismo muito primitivo, conhecido como “cianobactéria”, começou a usar o gás carbônico para produzir matéria orgânica e como “sobra” desse processo, liberava gás oxigênio ( O2) para a atmosfera. Foi o início da atmosfera como a conhecemos hoje.

4 Tanto os organismos mais primitivos como os mais complexos são formados pelas proteínas, carboidratos e ácidos graxos( gorduras) que são alguns dos compostos que chamamos de “matéria orgânica”. Todos têm , em comum , o CARBONO em sua composição . Algumas teorias sobre a origem do petróleo relacionam a deposição dessa matéria orgânica, vinda dos restos de organismos com a formação das reservas de petróleo. Para formar o petróleo, os restos orgânicos deveriam ficar sem contato com o oxigênio e submetidos a intensas pressões, como as existentes no fundo do oceano. Nessas condições, ocorreriam transformações químicas que dariam origem aos “HIDROCARBONETOS”, principais componentes do petróleo.

5 Alguns componentes do petróleo
FRAÇÃO gás natural gás engarrafado (GLP) solventes gasolina querosene óleo diesel óleo combustível óleo lubrificante   parafina asfalto resíduo final. HIDROCARBONETOS   metano(CH4) e etano(C2H6).   propano e butano(C3H8 e C4H10)   C5H12 aC7H16   .C6H14 aC10H22. (*)   C10H22 aC15H32 .(*)   C15H (*) varia de acordo com a refinaria

6 A obtenção de plásticos a partir de alguns componentes do petróleo cresceu a partir dos anos Nessa época, alguma tecnologia havia se desenvolvido e permitido realizar reações de polimerização. Reações de polimerização envolvem a união de milhares de pequenas moléculas, que formam uma “corrente”. O plástico conhecido como “polietileno” é o polímero obtido a partir da união de moléculas de etileno: Monômero : etileno (C2H4 ) Polímero: polietileno (CnHn) gás PET ( plástico)

7 O petróleo e seus derivados, tais como o diesel, a gasolina, o querosene e também os materiais feitos a partir deles, como os plásticos, se forem queimados liberarão CO2 para a atmosfera, como qualquer outro composto que contenha carbono em sua composição. Hoje em dia há grande preocupação com o gás carbônico lançado na atmosfera que tenha origem em combustíveis fósseis. Não que seja diferente do gás carbônico vindo da queima do álcool ou da madeira, mas tanto o álcool como a madeira são considerados “combustíveis renováveis” e se plantadas novamente, árvores e cana , ao realizarem FOTOSSÍNTESE retirarão o gás carbônico na mesma proporção em que foram queimados. Com a queima dos derivados do petróleo, entretanto, libera-se para a atmosfera uma quantidade de CO2 que não conseguirá ser retirada pelo reflorestamento ou agricultura.

8 O excesso de gás carbônico produzido pelas atividades humanas vem sendo responsabilizado pelo aumento da temperatura global, o que prejudica o equilíbrio delicado de todos os sistemas físicos, químimicos, geológicos e biológicos que mantêm a vida no planeta. De forma muito mais visível, o excesso de lixo formado pela forma displicente de descartar o plástico na natureza também causa problemas: Edward Norton: Bag the Bag Enfim o ciclo do carbono se fecha, com muitas veredas percorridas. Cabe a nós, humanos, fazer com que esta circulação permaneça de forma que permita a manutenção da vida.


Carregar ppt "Do petróleo ao plástico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google