A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução Humana Darwin foi o primeiro a propor que humanos e macacos tinham estreitas relações evolutivas; Com isso, ele “destrona” o ser humano como ato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução Humana Darwin foi o primeiro a propor que humanos e macacos tinham estreitas relações evolutivas; Com isso, ele “destrona” o ser humano como ato."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução Humana Darwin foi o primeiro a propor que humanos e macacos tinham estreitas relações evolutivas; Com isso, ele “destrona” o ser humano como ato da criação Divina em definitivo, incluindo a nossa espécie no Reino Animal como qualquer outro representante deste reino; A ideia difundiu-se equivocadamente: Para os leigos, humanos descendiam diretamente de macacos!

2 Evolução Humana Na realidade, Darwin propôs que humanos e os grandes primatas compartilhavam o mesmo ancestral:

3

4 Evolução Humana Na realidade, Darwin propôs que humanos e os grandes primatas compartilhavam o mesmo ancestral: Dados moleculares – comparação de DNA – sustentam a ideia de ancestralidade comum entre humanos e macacos antropoides:

5 As análises moleculares mostram que, do ponto de vista evolutivo, chimpanzés são mais próximos aos humanos do que qualquer outro ser vivo!

6 Classificação da espécie humana entre os primatas
Subordem Prosimii Infraordem Lemuriformes: lêmures Infraordem Lorisiformes: lóris, gálagos e indris Subordem Tarsiiformes: Társios Subordem Anthropoidea Infra-ordem Platyrrhini: macacos do Novo Mundo (saguis, macacos-pregos) Infra-ordem Catarrhini Superfamília Cercopithecidea: macacos do Velho Mundo (babuínos, mandris, colobos) Superfamília Hominoidea: antropoides Família Hylobatidae: gibão Família Hominidae Subfamília Ponginae: orantotangos Subfamília Homininae: (gorilas, chimpanzés e humanos)

7 Lêmure Indris Lóris Gálagos

8 Mandris Colobo Babuíno Gibão

9 Tendências Evolutivas:
Vida arborícola: membros superiores bem desenvolvidos, ágeis e habilidosos; polegar opositor; aproximação dos olhos para a região mais frontal do crânio (visão binocular).

10 Tendências Evolutivas:
Vida arborícola: membros superiores bem desenvolvidos, ágeis e habilidosos; polegar opositor; aproximação dos olhos para a região mais frontal do crânio (visão binocular); vida social.

11 Ancestralidade Humana
os ancestrais de macacos antropoides e humanos viviam na África , em ambientes de florestas tropicais. Habitavam as copas das árvores. registros geológicos indicam que há ~ 8 milhões de ano houve um rearranjo de placas tectônicas na África, resultando no aparecimento de uma cadeia de montanhas. essa cadeia de montanhas alterou o clima do continente, deixando o leste africano mais seco e quente do que o oeste. Resultado: Oeste: permanência das florestas tropicais, onde evoluíram os ancestrais de gorilas e chimpanzés; - Leste: tornou-se árido, adquirindo aspecto de savana, onde evoluíram os nossos ancestrais.

12

13 Sahelanthropus tchadensis

14 Autralopitecos o registro fóssil indica que há ~ 4 milhões de anos surgiu, na África, os ancestrais do gênero Homo, os autralopitecos (gênero Autralopithecus); os autralopitecos seriam bem adaptados ao novo ambiente de savanas arbóreas. Várias espécies foram descobertas nos registros fósseis. Muitas delas coexistiram num período entre 4 ~ 1 milhões de anos atrás. Todas se extinguiram, embora uma delas tenha dado origem ao gênero Homo.

15 Autralopitecos Aspectos gerais: Altura: 1 ~ 1,5m;
Testa curta e maxilares proeminentes; Volume do crânio: 400 ~ 500 cm3; Postura: ereta (andar bípide).

16 Origem do Gênero Homo A evolução humana foi marcada por alterações ambientais ocorridas na África por volta de 2 milhões de anos atrás. O clima ficou mais seco e, com isso, as savanas arbóreas deram lugar às savanas abertas: menos árvores e mais gramíneas; A pressão seletiva sobre os australopitecos aumentou consideravelmente; O ambiente de savana aberta constituía vastas áreas de pastagens, onde evoluíram grandes herbívoros e seus predadores. Estes também predavam os primatas (inclusive os autralopitecos);

17 Origem do Gênero Homo Nesse cenário a maioria dos autralopitecos foi extinta. As linhagens que conseguiram sobreviver eram compostas por indivíduos capazes de recorrer à imaginação para produzir mecanismos de defesa: - Armas rudimentares, barulhos afugentadores e, principalmente, o fogo.

18 Origem do Gênero Homo Sem dúvidas, a capacidade de “fabricar” utensílios estava diretamente relacionado ao desenvolvimento do sistema nervoso e da inteligência; Primeiros fósseis do gênero Homo: - Homo rudolfensis, encontrado na África (datação: 1,8 milhões de anos atrás); - Homo erectus aparentemente surgiu na mesma época do H. rudolfensis, também na África;

19

20 Homo erectus Aspectos gerais: Altura: 1,5 ~ 1,6 m;
Maxilares menos proeminentes; Volume do crânio: ~ 1000cm3; Postura: ereta (andar bípede); Fabricava vários tipos de ferramentas, vestia-se com peles de animais, fazia fogueiras e habitava cavernas.

21 Homo sapiens Origem: a hipótese mais aceita defende que a espécie humana moderna surgiu pela primeira e única vez há 150 ~ 200 mil anos, na África. Posteriormente, os humanos migraram do continente africano para os demais (hipótese da origem única na África). Os primeiros seres humanos teriam evoluído a partir de uma linhagem de Homo ergaster. Outra hipótese, menos aceita atualmente, sugere que a espécie humana surgiu em várias regiões do globo ao mesmo tempo: África, Ásia e Europa (hipótese da origem multirregional).

22 Homo sapiens O desenvolvimento do encéfalo permitiu:
Linguagem Simbólica: associação entre objetos e eventos do mundo e suas representações mentais (símbolos), permitindo expressar ideias, experiências e sentimentos; Pensamento abstrato: associado à linguagem simbólica, permite representar eventos e objetos não reais. A abstração também permite relacionar memórias passadas com o presente, possibilitando fazer previsões sobre fatos futuros; Desenvolvimento da escrita: ocorreu há ~10 mil anos. As gerações humanas passaram a deixar para as futuras gerações documentos que registravam seu modo de vida e suas realizações.

23 Homo sapiens O desenvolvimento do encéfalo permitiu:
A Revolução Industrial desencadeou um gigantesco aumento no ritmo com que a cultura humana tem evoluído, gerando uma questão para a qual devemos buscar a resposta mais satisfatória: como sustentar o enorme crescimento da população humana e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente para as futuras gerações?


Carregar ppt "Evolução Humana Darwin foi o primeiro a propor que humanos e macacos tinham estreitas relações evolutivas; Com isso, ele “destrona” o ser humano como ato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google