A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

na Net Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "na Net Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Segur@nça na Net Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

2 (Re)conhecer potencialidades da utilização das TIC (Re)conhecer situações de risco associadas à utilização das TIC (Re)conhecer formas de evitar/minorar situações de risco Reflectir sobre os nossos próprios comportamentos online OBJECTIVOS Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

3 Potencialidades da utilização da TIC INTERNET Redes Sociais E-mail Jogos online Chats e IMDownloads Compras online Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

4 Redes Sociais Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

5 E-mail Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

6 Chats e IM Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

7 Downloads Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

8 Compras online Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

9 Jogos online Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

10 Situações de risco associadas à utilização das TIC Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

11 Situações de risco associadas à utilização das TIC Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

12 Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

13 Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Dados pessoais na página do perfil Apropriação de identidade Falsas identidades Imagens, opiniões e outros Cyberbullying Ausência de controlo efectivo de idade (Quase) ausência de moderação Que perigos? Dados pessoais na página do perfil Apropriação de identidade Falsas identidades Imagens, opiniões e outros Cyberbullying Ausência de controlo efectivo de idade (Quase) ausência de moderação Que cuidados? Não forneças, inadvertidamente, dados pessoais Não aceites pedidos de amizade se o conteúdo da página te deixar desconfortável Não respondas a comentários ou conteúdos ofensivos Os dados não são privados Coloca os perfis como privados Aceita apenas utilizadores que conheces pessoalmente Não aceites conhecer pessoalmente os amigos virtuais Cuidado com as fotografias que colocas Não coloques informações sobre terceiros Que cuidados? Não forneças, inadvertidamente, dados pessoais Não aceites pedidos de amizade se o conteúdo da página te deixar desconfortável Não respondas a comentários ou conteúdos ofensivos Os dados não são privados Coloca os perfis como privados Aceita apenas utilizadores que conheces pessoalmente Não aceites conhecer pessoalmente os amigos virtuais Cuidado com as fotografias que colocas Não coloques informações sobre terceiros

14 Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

15 Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Os vírus podem revelar informação a terceiros Instalar uma “backdoor” Atacar outros sistemas Enviar correio electrónico não solicitado em massa (SPAM) a outros utilizadores Que perigos? Os vírus podem revelar informação a terceiros Instalar uma “backdoor” Atacar outros sistemas Enviar correio electrónico não solicitado em massa (SPAM) a outros utilizadores Que cuidados? Utiliza palavras chave complexas Utiliza um antivírus e mantém-lo sempre actualizado Utiliza um filtro anti-SPAM nas configurações do e-mail Desconfia das mensagens “GANHOU UM PRÉMIO!ABRA JÁ!” e das que avisam de perigos (reais?) Consulta sempre fontes de segurança legítimas (como o teu servidor de antivírus) a fim de te certificares que o conteúdo deste tipo de mensagens é legítimo, antes de as enviar aos teus contactos. Não corras programas de origem desconhecida Não envies informação confidencial por e-mail Usa uma “firewall” pessoal Desliga as opções de execução de JavaScript, ActiveX ou programas Java Caso o programa de correio electrónico permita, desliga o modo de visualização de e-mails em formato html Utiliza filtros de “gateway” de correio electrónico Que cuidados? Utiliza palavras chave complexas Utiliza um antivírus e mantém-lo sempre actualizado Utiliza um filtro anti-SPAM nas configurações do e-mail Desconfia das mensagens “GANHOU UM PRÉMIO!ABRA JÁ!” e das que avisam de perigos (reais?) Consulta sempre fontes de segurança legítimas (como o teu servidor de antivírus) a fim de te certificares que o conteúdo deste tipo de mensagens é legítimo, antes de as enviar aos teus contactos. Não corras programas de origem desconhecida Não envies informação confidencial por e-mail Usa uma “firewall” pessoal Desliga as opções de execução de JavaScript, ActiveX ou programas Java Caso o programa de correio electrónico permita, desliga o modo de visualização de e-mails em formato html Utiliza filtros de “gateway” de correio electrónico

16 Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

17 Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Pode assumir contornos graves que leve, as vítimas, a situações altamente incómodas e indesejáveis Pode causar igualmente um grande sofrimento, chegando a levar à depressão, à exclusão pelos pares, ao isolamento, e ao desespero Que perigos? Pode assumir contornos graves que leve, as vítimas, a situações altamente incómodas e indesejáveis Pode causar igualmente um grande sofrimento, chegando a levar à depressão, à exclusão pelos pares, ao isolamento, e ao desespero Que cuidados? Pesquisa sobre as armas de combate ao bullying Fala com os teus pais/professores Não partilhes os teus dados pessoais Aprende a ser correcto na Internet Guarda as mensagens de cyberbullying Muda de conta de correio electrónico ou outras Instala software de prevenção de cyberbullying de forma a ajudar a identificar a origem do ataque Que cuidados? Pesquisa sobre as armas de combate ao bullying Fala com os teus pais/professores Não partilhes os teus dados pessoais Aprende a ser correcto na Internet Guarda as mensagens de cyberbullying Muda de conta de correio electrónico ou outras Instala software de prevenção de cyberbullying de forma a ajudar a identificar a origem do ataque

18 Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

19 Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira NETIQUETA Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Ter consciência de que existe uma pessoa como receptora da mensagem. Adoptar um comportamento adequado ao espaço em que nos encontramos. Ser tolerante ante os erros das outras pessoas, especialmente dos principiantes. Permanecer sempre calmo, especialmente se alguém nos ofender (ou se acharmos que nos ofenderam). Evitar as MAIÚSCULAS, pois alguns utilizadores entendem isto como "gritar". Não utilizar linguagem inadequada ou ofensiva. Não enviar ou reencaminhar correio electrónico publicitário. Não divulgar/expor o e-mail de outrem na nossa correspondência electrónica. Usar, sempre que se justifique, o campo BCC. Evitar discussões prolongadas e pessoais. Verificar a ortografia das mensagens. Nas salas de chat, não interromper os outros e falar apenas do tópico em discussão. Seguir as mesmas regras de bom comportamento que usamos na vida real. NETIQUETA Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Ter consciência de que existe uma pessoa como receptora da mensagem. Adoptar um comportamento adequado ao espaço em que nos encontramos. Ser tolerante ante os erros das outras pessoas, especialmente dos principiantes. Permanecer sempre calmo, especialmente se alguém nos ofender (ou se acharmos que nos ofenderam). Evitar as MAIÚSCULAS, pois alguns utilizadores entendem isto como "gritar". Não utilizar linguagem inadequada ou ofensiva. Não enviar ou reencaminhar correio electrónico publicitário. Não divulgar/expor o e-mail de outrem na nossa correspondência electrónica. Usar, sempre que se justifique, o campo BCC. Evitar discussões prolongadas e pessoais. Verificar a ortografia das mensagens. Nas salas de chat, não interromper os outros e falar apenas do tópico em discussão. Seguir as mesmas regras de bom comportamento que usamos na vida real.

20 Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

21 Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Retirar informação (Download) não autorizada é CRIME O teu computador, os ficheiros e os discos associados poderão ser confiscados A pirataria de ficheiros digitais, poderá levar ao pagamento de multas elevadas, ou a outras sanções A pirataria pode expor o teu computador a vírus, spyware e outro software indesejado Que perigos? Retirar informação (Download) não autorizada é CRIME O teu computador, os ficheiros e os discos associados poderão ser confiscados A pirataria de ficheiros digitais, poderá levar ao pagamento de multas elevadas, ou a outras sanções A pirataria pode expor o teu computador a vírus, spyware e outro software indesejado Que cuidados? Aprende a fazer transferências legais Certifica-te que os sites que utilizas permitem transferir software, filmes, jogos e música gratuitamente ou a um preço reduzido Refere as fontes de informação nos teus trabalhos escritos Que cuidados? Aprende a fazer transferências legais Certifica-te que os sites que utilizas permitem transferir software, filmes, jogos e música gratuitamente ou a um preço reduzido Refere as fontes de informação nos teus trabalhos escritos

22 Situações de risco associadas à utilização das TIC (cont.) Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

23 Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Que perigos? Usar dados pessoais no jogo Podem ocorrer situações embaraçosas (ex. assédio) Que perigos? Usar dados pessoais no jogo Podem ocorrer situações embaraçosas (ex. assédio) Que cuidados? Evitar fornecer informações pessoais (nome, morada, contactos, etc.) Utilizar nomes de ecrã (alcunhas) que não revelem dados pessoais ou que sejam menos próprios Utiliza a conversação por voz (voice chat) de forma sensata Evitar que discussões online possam passar para a vida real Ler sempre as regras do jogo Não marcar encontros com pessoas que apenas se conhecem de ambientes virtuais Não transpor para a realidade as situações de jogos Falar com adultos (pais, professores, etc.) sobre situações embaraçosas que possam ou tenham mesmo acontecido Que cuidados? Evitar fornecer informações pessoais (nome, morada, contactos, etc.) Utilizar nomes de ecrã (alcunhas) que não revelem dados pessoais ou que sejam menos próprios Utiliza a conversação por voz (voice chat) de forma sensata Evitar que discussões online possam passar para a vida real Ler sempre as regras do jogo Não marcar encontros com pessoas que apenas se conhecem de ambientes virtuais Não transpor para a realidade as situações de jogos Falar com adultos (pais, professores, etc.) sobre situações embaraçosas que possam ou tenham mesmo acontecido


Carregar ppt "na Net Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google