A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P A R A L E L I S M O O paralelismo se distingue pelas relações de similaridade/correspondência entre termos e declarações, concretizadas por meio do campo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P A R A L E L I S M O O paralelismo se distingue pelas relações de similaridade/correspondência entre termos e declarações, concretizadas por meio do campo."— Transcrição da apresentação:

1 P A R A L E L I S M O O paralelismo se distingue pelas relações de similaridade/correspondência entre termos e declarações, concretizadas por meio do campo morfológico (classe de palavras), sintático (construções das orações) e semântico (sentido).

2 HÁ PARALELISMO? F F F Desejamos dinheiro e ter saúde.
Desejamos dinheiro e saúde. Desejamos ter dinheiro e ter saúde. O rapaz não só engana como também é desrespeitoso com as pessoas. F O rapaz não só engana como também desrespeita as pessoas. O rapaz não só é enganador como também é desrespeitoso com as pessoas. Necessito de ajuda, amigos e alegria. F Necessito de ajuda, de amigos e de alegria.

3 Há paralelismo na fala da mãe?
Sim, estruturada na ideia de finalidade apresentada pela preposição PARA e dos verbos no infinitivo.

4 1) Assinale as opções com paralelismo:
01. O médico sugeriu ao paciente mais exercícios e que parasse de fumar. 02. O aluno não só estudava, mas também trabalhava. 04. Os vestibulandos usam expressões novas e que são indecifráveis para quem corrige seus textos. 08. Ele é um ator popular e que tem muita experiência. 16. Meus avós podem exigir tanto de mim quanto de meus pais a atenção de que precisam. 32. Os vestibulandos usam expressões novas e que os adultos consideram indecifráveis. 64. Ou você se prepara bem para os exames finais, ou não conseguirá a aprovação automática. O médico sugeriu ao paciente que fizesse mais exercícios e que parasse de fumar. Os vestibulandos usam expressões novas e indecifráveis para quem corrige seus textos. Ele é um ator que é popular e que tem muita experiência. Os vestibulandos usam expressões que são novas e que os adultos consideram indecifráveis.

5 2) Embora de ocorrência frequente no cotidiano, a gramática normativa não aceita o uso do mesmo complemento para verbos com regências diferentes. Esse tipo de transgressão só não ocorre na frase: 01. Pode-se concordar ou discordar, até radicalmente, de toda a política externa brasileira. (Clóvis Rossi) 02. Educador é todo aquele que confere e convive com esses conhecimentos. 04. Vi e gostei muito do filme "O jardineiro fiel", cujo diretor é um brasileiro. 08. A sociedade brasileira quer a paz, anseia por ela e a ela aspira. 16. Desejei e desinteressei-me pelo assunto quase que simultaneamente. 32. Ela diz que gosta e precisa de mais exercícios para se aprimorar. 64. Já cheguei e voltei de casa com os trabalhos de que me esqueci em casa. Pode-se concordar com toda a política externa brasileira ou discordar dela. Educador é todo aquele que confere esses conhecimentos e convive com eles. Vi o filme “O jardineiro fiel”, cujo diretor é um brasileiro e gostei dele. Desejei o assunto e desinteressei-me por ele quase que simultaneamente. Já cheguei a casa e voltei dela com os trabalhos de que me esqueci em casa.

6 3) Há paralelismo em quais opções abaixo?
01. Os ministros negaram estar o governo atacando a Assembleia e que ele tem feito tudo para prolongar a votação do projeto. 02. Eu gosto de açaí, mamão e melão. 04. Aquelas meninas conseguiram alcançar o topo mais alto da sala e fizeram isso sem macular sua imagem diante dos professores. 08. Tal método ocupa a tela não de modo escancarado, mas por meio de acúmulo de imagens. 16. Professores pensam em fazer nova greve e em isolar o governador. 32. Funcionários cogitam nova greve e isolamento do governador. 64. Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar a Holanda. Os ministros negaram que o governo está atacando a Assembleia e que ele tem feito tudo para prolongar a votação do projeto. Eu gosto de açaí, de mamão e de melão. Tal método não ocupa a tela de modo escancarado, mas por meio de acúmulo de imagens. Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar o time da Holanda.

7 4) Leia os provérbios (itens A e B) e a citação (item C) abaixo.
A. “A palavra é prata, o silêncio é ouro.” B. “Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem.” C. “Há coisas que melhor se dizem calando.” (Machado de Assis) Com base na leitura acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. Em cada um dos provérbios observa-se um paralelismo sintático, que ajuda a conferir ritmo ao provérbio e favorece sua memorização. 02. No provérbio (A) ocorrem duas metáforas. 04. No provérbio (B) as orações “o que sabem” e “o que dizem” funcionam como adjetivos que caracterizam, respectivamente, os sábios e os tolos. 08. Tanto o item A quanto o item C funcionam como elogios à discrição. 16. A frase de Machado de Assis contém um pleonasmo, porque é um exagero dizer que se pode falar calado. 32. No provérbio (B) temos a figura de linguagem paradoxo, porque é absurdo que os sábios tenham que se calar para que os tolos falem.

8 5) Ocorre paralelismo em:
01. É enorme a discrepância entre os candidatos e as vagas nos concursos. 02. Durante várias semanas, fiquei enclausurado estudando para as prova do concurso. 04. Ela possui uma marca escura na sua perna. 08. O político disse que se candidataria a senador apenas se recebesse apoio de seu partido. 16. Compre e venda bens duráveis como terrenos, casas e apartamentos. 32. Não sabemos se a prova estará difícil; mesmo assim a gente está preparado. 64. Mulher conhece criança quando cuida de seus irmãos ou como babá nos finais de semana. É enorme a discrepância entre o número de candidatos e o (número) de vagas nos concursos. Durante várias semanas, fiquei enclausurado e estudei para as provas do concurso. Não sabemos se a prova estará difícil; mesmo assim a estamos preparados. Mulher conhece criança quando cuida de seus irmãos ou quando trabalha como babá nos finais de semana.

9 6) Assinale a alternativa em que há quebra do paralelismo gramatical:
a) Porque há convenções internacionais em contrário e o exemplo da Holanda foi catastrófico, a descriminação do uso de drogas é desaconselhável. b) A descriminação do uso de drogas é desaconselhável, por haver convenções internacionais em contrário e porque o exemplo da Holanda foi catastrófico. c) A descriminação do uso de drogas é desaconselhável, porque há convenções internacionais em contrário e o exemplo da Holanda foi catastrófico. d) A descriminação do uso de drogas é desaconselhável, por haver convenções internacionais em contrário e o exemplo da Holanda ter sido catastrófico. e) Por haver convenções internacionais em contrário e o exemplo da Holanda ter sido catastrófico, a descriminação do uso de drogas é desaconselhável.

10 Assinale a alternativa em que há quebra do paralelismo semântico:
a) Em Recife e Vitória, por exemplo, o problema da droga é muito menos grave do que no Rio de Janeiro e em São Paulo. b) O problema da droga é muito mais grave no Rio de Janeiro e em São Paulo do que, por exemplo, em Belo Horizonte e Brasília. c) É muito mais grave o problema da droga no Rio de Janeiro e em São Paulo do que, por exemplo, em Brasília e Salvador. d) No Rio de Janeiro e em São Paulo, o problema da droga é muito mais grave do que, por exemplo, em Salvador e Recife. e) O problema da droga é muito mais grave no Rio de Janeiro e em São Paulo do que, por exemplo, em Belo Horizonte e Santa Catarina.


Carregar ppt "P A R A L E L I S M O O paralelismo se distingue pelas relações de similaridade/correspondência entre termos e declarações, concretizadas por meio do campo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google