A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A construção de uma narrativa visual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A construção de uma narrativa visual."— Transcrição da apresentação:

1 A construção de uma narrativa visual.
Definição de Planos A construção de uma narrativa visual.

2 A DECUPAGEM Decupar: é dividir o filme ou vídeo em planos.

3 A DECUPAGEM Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. É aqui que se decide, baseado no custo e na opção estética, qual será o meio usado para o projeto. .

4 A DECUPAGEM Decupagem do material filmado: Depois de terminada a filmagem, usando a ficha de filmagem como guia, são escolhidos os takes que serão utilizados na edição. E nada mais é que uma lista dos takes utilizáveis, escritas no formato plano/cena/take.

5 A DECUPAGEM Um conjunto de planos chama-se CENA, e um conjunto de cenas chama-se SEQÜÊNCIA. .

6 A DECUPAGEM Chama-se de Plano cada tomada de cena,
o registro repetido do mesmo plano chamamos TAKE A CENA é a reunião dos planos que estão diretamente relacionados com a mesma ação principal e/ou com a mesma locação. Normalmente, a cena está ligada ao cenário, pois é comum uma determinada ação começar e terminar na mesma locação. De qualquer forma, é aconselhável relacionar a cena com uma ação importante da seqüência.

7 Os planos cinematográficos e para cinema e televisão são classificados da seguinte maneira:
Super plano geral – SPG ou Extreme Long Shot - E.L.S Plano que permite o maior ângulo de visão do estúdio. Para criar uma sensação maior de espaço, a cabeça do personagem deve estar próximo à parte superior da tela. Super plano geral – SPG Tem com principal função descrever o cenário. Plano geral - PG É um plano descritivo e serve, principalmente para mostrar a posição dos personagens em cena. Plano geral – PG OU Long shot –L.S Mostra o personagem de corpo inteiro.

8 Os planos cinematográficos e para cinema e televisão são classificados da seguinte maneira:
Plano conjunto - PC Apresenta o personagem, ou grupo de pessoas no cenário, e permite reconhecer a movimentação em cena. Plano conjunto – PC ou Medium Long shot – M.L.S Corta o personagem na altura dos joelhos ou um pouco abaixo. Plano médio – PM É aquele que enquadra o ator em toda sua altura, a ação tem maior impacto na totalidade da imagem. Plano médio – PM ou Medium shot – M.S Mostra o ator da cintura para cima.

9 Os planos cinematográficos e para cinema e televisão são classificados da seguinte maneira:
Primeiro plano – PP ou Medium Close-Up M.C.U Corta o ator no busto. Muito utilizado durante diálogos ou entrevistas. Plano Americano – PA O plano americano é aquele que enquadra o personagem acima dos joelhos ou acima da cintura. Primeiro plano – PP O PP tem um caráter mais psicológico do que narrativo. É mais fácil para o espectador perceber o estado emocional dos atores e a direção dos olhares. Primeiríssimo Plano – PPP ou Close-Up C.U Mostra apenas a cabeça do ator. Por ser um plano de bastente impacto visual, não deve ser utilizado com freqüência.

10 Os planos cinematográficos e para cinema e televisão são classificados da seguinte maneira:
Primeiríssimo Plano – PPP A ação não é percebida e, desta forma, a atenção do espectador é canalizada para o lado emocional, transmitindo pela expressão facial do ator. Plano detalhe – PD ou Extreme Close-Up – E.C.U. Mostra apenas uma parte do rosto. Bastete explorado em vídeos publicitários. Plano detalhe – PD O plano detalhe destaca um pormenor do rosto ou do corpo do ator o que resulta em uma imagem de grande impacto visual e emocional.

11

12

13

14

15

16

17


Carregar ppt "A construção de uma narrativa visual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google