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PublicouAnthony Guedes Alterado mais de 10 anos atrás
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Conselho Federal de Enfermagem 5º Seminário Nacional de Fiscalização 25 a 29 de junho de 2012 A Importância da Atuação do Fiscal para a Qualidade do Ensino de Enfermagem no Brasil Conselheira Maria Therezinha Nóbrega da Silva
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O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você. Mário Quintana O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você. Mário Quintana
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Marcos históricos 1944/1954 - ABEN -PRIMEIRA FASE DE REFLEXÃO SOBRE A CRIAÇÃO DE UM Conselho de Enfermagem Necessidade sentida pelas enfermeiras de que a profissão precisava ser regulamentada. Essa preocupação cresce à medida que as profissionais tomavam consciência de que outros grupos, de diferente ou nenhum preparo, também desenvolviam atividades de enfermagem.
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Em julho de 1945 – o anteprojeto de criação do Conselho Nacional de Enfermagem foi protocolado junto ao Ministério da Educação e Saúde (MÊS), sendo a proposta a de que o novo órgão deveria ficar diretamente subordinado a esse ministério, ao qual prestaria assessoramento nos assuntos referentes à Enfermagem e em questões de inspeção e fiscalização de escolas. Esse anteprojeto não se referia à fiscalização do exercício.
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Desde esta época, as enfermeiras consideram que os Conselhos deveriam também fiscalizar as escolas. A ausência de preparo, o mau ensino e sua repercussão na assistência prestada à população sempre estiveram presentes entre as preocupações das enfermeiras.
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Mazelas dos Serviços de Saúde e Educação Ao longo dos anos, mesmo antes da instituição dos Conselhos de Enfermagem nos Estados (segunda metade da década de 70), a Fiscalização do Exercício Profissional voltado para a saúde e a educação ligada aos órgãos governamentais já se deparava com as mazelas dos serviços de saúde e da educação. Elas se refletiam no descompromisso dos empresários da saúde, no populismo dos gestores de Estado e Municipais nas áreas de Saúde e Educação, Nas más condições de trabalho, Nas atitudes e comportamentos indevidos dos profissionais decorrentes da precária e improvisada formação recebida.
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Preocupações Atuais A preocupação com ensino e a saúde oferecidas à população é presente entre todos os profissionais de saúde. Em 2012, a diferença está no fato de que o número de estabelecimentos comerciais de ensino de enfermagem, nos seus diferentes níveis de formação,tem um crescimento exponencial muito acima de todos eles
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O Planeta, o Mundo, o Brasil e a Enfermagem
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Cursos de Graduação em Enfermagem
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Cursos Técnicos de Enfermagem ESTADO DO RIO DE JANEIRO Agosto 2011 LEGENDA: Cursos Técnicos de Enfermagem FONTE: Assessoria Técnica – ASTEC/COREN-RJ, Nov. 2011
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Formação e/ou Lucro? Há que se reconhecer que o lucro comercial prepondera sobre qualquer compromisso com a formação de profissionais que assumam a construção de sua história com ética, compromisso social e participação cidadã, na luta pelos direitos sociais para bem realizar o seu trabalho e bem assistir à população que estará sob seus cuidados.
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Situação Atual Teorias Práticas Estágios Certificados – tempo de entrega, vendas e adulterações Docentes – preparo e compromisso Repercussões
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Interdependências
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Número de Pessoal de Enfermagem 2011
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Repercussões e dificuldades atuais Imagem da profissão Riscos para as pessoas cuidadas pela enfermagem Baixos salários Exploração da força de trabalho Privatização dos RH
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Ações para serem discutidas Indagações Exercício de Perguntas
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Ações Efetivas da Fiscalização O que já se faz?
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Considerações finais Nesse processo não há soluções mágicas, é necessário diálogo contínuo e é preciso aprender aquilo que se ensina, a fim de que se trabalhe apaixonada e infatigavelmente para construir uma ponte entre o nosso progresso científico e tecnológico e o nosso progresso ético, como diria Martin Luther King.
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