A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de um termômetro a partir de um diodo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de um termômetro a partir de um diodo"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de um termômetro a partir de um diodo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia – CT Departamento de Engenharia de Elétrica Instrumentação Eletrônica Prof.: Luciano Fontes Projeto de um termômetro a partir de um diodo Alunos: José Inácio de Lima Roni Teteo Professor: Luciano Fontes

2 OBJETIVO Construção de um termômetro digital a partir de um diodo como sensor e tendo como interface homem-máquina um multímetro.

3 SENSOR Circuito básico do sensor
O diodo empregado é o LN4004, por sua disponibilidade no laboratório; A característica mais importante para este projeto é a variação da tensão de polarização direta do diodo em função da temperatura.

4 SENSOR I = I0 (eqV/kT − 1) Onde: I: corrente no diodo em ampères (A). I0: corrente de saturação (A). q: carga do elétron (≈ 1,6 10−19 C). V: tensão aplicada em volts (V). k: constante de Boltzmann (≈ 1,38 10−23 J /K). T: temperatura da junção em kelvin (K).

5 PROCEDIMENTOS Vd=[-1,43xTc+730] mV 0ºC -----------------730mV
100ºC 587mV, tomando a variação como linear, obtém-se a equação da reta: Vd=[-1,43xTc+730] mV Vd - tensão de polarização direta do diodo(V) Tc – Temperatura(ºC)

6 GRÁFICOS

7 PROCEDIMENTOS

8 PROCEDIMENTOS

9 DESENVOLVIMENTO DOS CIRCUITOS
Fonte de alimentação simétrica: Para tornar o projeto mais compacto, optou-se por utilizar apenas uma bateria 9V, devido a isso foi elaborado o arranjo com o diodo Zener de modo a simular uma fonte simétrica. A tensão sobre o Zener é da ordem de 4,5V, como a bateria é de 9V, a queda de tensão no resistor também é de 4,5V. Fazendo o referencial de terra no catodo do Zener, obtém-se uma fonte simétrica.

10 DESENVOLVIMENTO DOS CIRCUITOS
Vd=-1,43xTc+730 mV Fazendo: Vd’=[-1,43xTc+730mV]/-1,43 Vd’=Tc-0,51 V Para obter a equivalência direta entre a temperatura e a tensão mostrada no multímetro é necessário implementar um circuito com Amp Op na configuração amplificador inversor, como segue:Ganho(A) = 1/1,43=0,51

11 DESENVOLVIMENTO DOS CIRCUITOS
Para ajustar o segundo termo da equação da reta, utiliza-se de um circuito subtrator: Com isso, obtém-se: V0=Tc

12 DESENVOLVIMENTO DOS CIRCUITOS
Estas duas operações resultam no circuito abaixo:

13 CALIBRAÇÃO DO TERMÔMETRO
1. Desligar pino 6 do 2º amp op e aterrar R8 que estava ligado neste pino. 2. Ligar um multímetro na escala de 2Vdc no pino 6 do 2º amp op. 3. Ajustar o potenciômetro R10 para obter 0,510 V no multímetro. 4. Religar pino 6 do 2º amp op e desfazer aterramento em R8. 5. Ajustar o potenciômetro R4 para obter 0,00 mV no multímetro (escala de 200 mV ). 6. Com o auxílio de um termômetro em temperatura ambiente, reajustar P2 para que a temperatura lida no multímetro seja igual à do termômetro.

14 RESULTADOS OBTIDOS A tabela a seguir mostra os resultados obtidos:
MULTÍMETRO (mV) TERMÔMETRO (ºC) ERRO 25,00 0,00% 26,70 27,00 -0,30% 38,80 39,00 -0,20% Os erros de medida da temperatura com o circuito devem-se principalmente a não linearidade da tensão do diodo versus temperatura e a variações de tensão no circuito devido ao offset dos amp op e imprecisão nos ajustes

15 CONCLUSÃO Comparando os resultados do projeto com o termômetro, estes foram satisfatórios. O circuito pode ser utilizado como termômetro eletrônico portátil e de baixo custo, sendo de fácil construção. Com o conhecimento adquirido é possível projetar desde termômetros até termostatos eletrônicos utilizando o diodo como sensor de temperatura. A escala do multímetro é de 0 a 100ºC.

16 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] Millman, Jacob. Eletrônica: dispositivos eletrônicos, 2ª Edição Vol 2,McGraw-Hill do Brasil, [2] Sedra, Adrel S.; Smith, Kenneth C. Microeletrônica, Quarta Edição ,MAKRON Books, [3] Boylestad, Robert Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos, 3ª edição – Rio de Janeiro : Prentice-Hall do Brasil, [4] Anotações da disciplina Circuitos Eletrônicos II. [5] [6] Notas de Aulas da disciplina de Instrumentação Eletrônica


Carregar ppt "Projeto de um termômetro a partir de um diodo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google