A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Congá Os fundamentos do Congá são: atrator, condensador, escoador, dispersor, expansor, transformador e alimentador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Congá Os fundamentos do Congá são: atrator, condensador, escoador, dispersor, expansor, transformador e alimentador."— Transcrição da apresentação:

1 Congá Os fundamentos do Congá são: atrator, condensador, escoador, dispersor, expansor, transformador e alimentador.

2

3 O congá é o mais potente aglutinador de forças dentro do terreiro

4 Existe um processo de constante renovação de fluído cósmico universal que emana do conga, como núcleo centralizador de todo o trabalho na umbanda.

5

6 Cada vez que um consulente chega à sua frente e vibra em fé, amor, gratidão e confiança, renovam-se naturalmente os planos espiritual e físico, numa junção que sustenta toda a consagração dos orixás na Terra, na área física do templo.

7

8 Vamos descrever as funções do congá:

9 Atrator Atrai os pensamentos que estão à sua volta num amplo magnetismo de recepção de ondas mentais emitidas. Quanto mais as imagens e elementos dispostos no altar forem harmoniosos com o orixá regente do terreiro, mais é intensa essa atração. Conga com excessos de objetos dispersa suas forças.

10

11 Condensador Condensa as ondas mentais que se ‘ amontoam’ ao seu redor, decorrentes de emanação psíquica dos presentes: palestras, adoração, consultas, etc.

12

13 Escoador Se o consulente ainda tiver formas-pensamentos negativas, ao chegar na frente do congá, elas serão descarregadas para a terra, passando por ele (o congá) em potente influxo, como se fosse um pára-raios.

14

15 Expansor Expande as ondas mentais positivas dos presentes; associadas aos pensamentos dos guias que as potencializam, são devolvidas para toda a assistência num processo de fluxo e refluxo constante.

16

17 Transformador É o sustentador vibratório de todo o trabalho mediúnico, pois junto dele fixam-se no Astral os mentores dos trabalhos que não incorporam.

18

19 Todo o trabalho na umbanda gira em torno do congá
Todo o trabalho na umbanda gira em torno do congá. A manutenção da disciplina, do silêncio, do respeito, da hierarquia, do combate a fofoca e aos melindres, deve ser uma constante dos dirigentes.

20 Nada adianta um conga todo enfeitado, com excelentes materiais, se a harmonia do corpo mediúnico estiver destroçada; é como tocar um violão com as cordas arrebentadas.

21 Caridade sem disciplina é perda de tempo
Caridade sem disciplina é perda de tempo. Por isso, para a manutenção da força e do axé de um congá, devemos sempre ter em mente que ninguém é tão forte como todos juntos.

22 SANT’ANA – NANÃ BURUQUE SÃO LÁZARO – OMULU YEMANJÁ – YEMANJÁ
IMAGENS – SINCRETISMO JESUS – OXALÁ SANT’ANA – NANÃ BURUQUE SÃO LÁZARO – OMULU YEMANJÁ – YEMANJÁ SÃO SEBASTIÃO – OXOSSI SÃO JORGE – OGUM SÃO GERÔNIMO – XANGÔ SANTA BÁRBARA – IANSÃ N.SRA. DA CONCEIÇÃO – OXUM COSME E DAMIÃO - IBEJADA

23

24 Sincretismo O sincretismo das imagens caracteriza, de alguma forma, similaridades com a história dos santos católicos, para que a associação do santo ao orixá seja mais facilitada, quando na verdade o mais importante é o Otá.

25 Otá O Otá é a pedra consagrada que trás o axé do orixá, que deve ser assentada dentro do terreiro, não necessariamente no congá.

26

27 Se no congá houvesse só as pedras, dificultaria a concentração de forças emanadas pelos filhos de fé, que, pela nossa cultura ocidental, não vivenciamos no dia-a-dia os orixás, diferente da cultura africana que tem a religiosidade como parte integrante do cotidiano.

28

29 TRUNQUEIRO O trunqueiro é outro assentamento imprescindível no terreiro, não que haja apenas o congá e o trunqueiro, mas são itens indispensáveis para a harmonia e segurança da casa.

30

31 Quando chegamos em uma casa de umbanda, encontramos sempre antes da entrada, a ‘casinha’, a qual chamamos de trunqueiro, onde todos que tem conhecimento, o saúda em respeito a Exu e Pomba Gira

32

33 Deus é puríssima essência
Deus é puríssima essência. Para os que têm fé nele, Deus simplesmente é, e é tudo que precisa ser. Mahatma Gandhi


Carregar ppt "Congá Os fundamentos do Congá são: atrator, condensador, escoador, dispersor, expansor, transformador e alimentador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google